quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Temos nosso próprio tempo


Para assistir ao filme é preciso estar preparado para não apenas uma viagem temporal, mais três.




"João/Zero (Wagner Moura) é um cientista genial, mas infeliz porque há 20 anos atrás foi humilhado publicamente durante uma festa e perdeu Helena (Alinne Moraes), uma antiga e eterna paixão. Certo dia, uma experiência com um de seus inventos permite que ele faça uma viagem no tempo, retornando para aquela época e podendo interferir no seu destino. Mas quando ele retorna, descobre que sua vida mudou totalmente e agora precisa encontrar um jeito de mudar essa história, nem que para isso tenha que voltar novamente ao passado. Será que ele conseguirá acertar as coisas?"

Sinopse via AdoroCinema

Esse filme tem um quê daqueles contos de fábulas (que de acordo com o mini-dicionário Houaiss 2º edição - revisada e aumentada "é uma curta narrativa que contém uma lição moral"), onde nos ensina de uma maneira divertida e bastante nostálgica - aliás, voltar no tempo sempre será algo nostálgico - que faz parte da vida enfrentar os problemas que surgem e que o rumo deles é consequência de nossos atos.


Além disso o protagonista, após mudar o passado percebe que isso alterou em muito seu futuro. E por mais que ele desejasse que essa mudança fosse para melhor, foi o oposto que aconteceu. Foi nisso que o fez perceber que por mais humilhante que tenha sido a festa, era necessário que as coisas acontecessem daquele jeito. Talvez algo como 'coisa do destino'.

Foi necessário a visão do futuro por ele mesmo para que percebesse que não havia o que ser mudado e que as consequências disso foram catastróficas. Aliás, é algo para se pensar. Se pudéssemos mudar o passado, realmente seria o certo?


Na época em que o filme foi lançado - setembro de 2011 - eu ouvi/li várias críticas a cerca da atuação do ator Wagner Moura, principalmente com relação a parte que ele canta a música 'Tempo Perdido' da banda Legião Urbana. Até agora estou pensando em relação a isso e não vi nada demais em ele cantar, ainda mais interpretando um universitário gago. O que esperavam? Um Roberto Carlos da vida ou o próprio Renato Russo? Sua atuação aliás, foi deveras divertida, principalmente na cena em que ele contracena com ele mesmo.

Uma coisa que é bom eu ressaltar aqui é que o brasileiro (como um todo) precisa acabar com o preconceito que "filme nacional não presta". Há aqueles que merecem nossa atenção e O Homem do Futuro está incluso na lista. Que fique claro, não é em todos os casos que isso se aplica, assim como para os filmes estrangeiros. Convenhamos que tem uns filmes que não vale o preço do ingresso.


O Homem do Futuro vale, tanto pelo elenco escalado como pela sua a história. Sem contar que o diretor é o mesmo do filme "A Mulher Invisível" - que infelizmente eu não pude assistir -. Aliás, ouvir Legião Urbana é sempre bom. Ainda mais quando suas músicas, escritas a mais de uma década descrevem o atual cenário do país.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Esse filme é muito legal mesmo! Eu adorei A Mulher Invisível também o-o Ri bastante nos dois filmes!

    E Legião Urbana, as músicas deles são sempre bem-vindas xD

    Meu preconceito contra alguns filmes brasileiros se deve ao fato de que alguns realmente não prestam...'-' existem raridades que eu tenho orgulho em dizer que gostei e que era filme Brasileiro.

    n-n/ Como sempre, gostei muito do post!

    ahn, posso pedir um favor? Poderia votar em mim na enquete desse blog > http://mundodosotaku20.blogspot.com.br/

    T-T Estou com zero votos, coisa que mexe um pouco com meu ego...pensei até em desistir do meu blog kkk

    Mas irei melhorá-lo aos poucos, não dá pra ser super em apenas um pulo, sou humana u-u'

    Obrigada pela parceria de sempre n-n/
    Té logo!

    http://www.lovenista.blogger.com.br/index.html

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...