sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Suisei no Gargantia

Na Temporada de Primavera desse ano, selecionei dois animes para assistir: Suisei no Gargantia e Shingeki no Kyojin.


Com somente treze episódios, e completo, Suisei no Gargantia mostra que conseguiu cumprir seu objetivo proposto desde o primeiro episódio.


"A história começa em um futuro distante em um ponto distante da galáxia. A Aliança Galáctica Humana tem constantemente lutado pela sua sobrevivência contra seres chamados Hideauze. Durante uma batalha intensa, o jovem tenente Ledo e sua arma humanóide Chamber caem em uma distorção do tempo e espaço. Após acordar de sua hibernação induzida, Ledo percebe que está na Terra, um planeta completamente inundado pelos oceanos e sua população precisa viver em grandes navios. Sem conhecimento nenhum sobre a história ou cultura do lugar, Ledo precisa viver em Gargantia com uma mensageira de 15 aos e tentar se acostumar com dias de paz." 

Sinopse retirada do site Sakura Animes


Suisei no Gargantia tem como principal objetivo mostrar a adaptação de Ledo na vida na Terra. Esta, diferente da qual estamos habituados, pois terra não existe mais e a população vive em cidades a bordo de uma grande frota de navio, chamada de Gargantia em meio a um grande oceano. É falado no anime que há muito tempo havia terra, mais que esta desapareceu por causa do grande aumento das águas, após uma grande era glacial. Sua população, utilizando-se de Yunburos vai ao fundo do mar sempre procurando por tesouros, que são itens da civilização antiga, esquecida a muito tempo. É uma civilização moderna e antiga ao mesmo tempo.


Ledo, o personagem principal é um piloto que serve a Aliança Galáctica Humana junto de Chamber, um Sistema de Interface de Suporte e Esclarecimento ao Piloto, que foi treinado somente para lutar pela sua sobrevivência contra seres chamados Hideauze. Num primeiro momento, Ledo se vê perdido num mundo totalmente diferente, que possui seus próprios costumes, estes totalmente novos para o pequeno tenente. Com a ajuda de Amy, ele consegue se adaptar muito bem na vida terrestre e não é surpresa quando nasce um sentimento forte em ambos. 


Para nossa surpresa, e grande maior ainda para Ledo é que os Hideauze são na verdade Lulas-Gigantes, que coexistem com os humanos e que são o alvo-primário do piloto. Conhecer o passado desses seres foi algo totalmente assustador para Ledo e o faz questionar sobre sua missão e o seres que ele deve exterminar.

O anime não possui um ritmo rápido de desenvolvimento e em alguns momentos, as descobertas que Ledo faz através de Amy sobre o planeta Terra chegam a ser entediantes. Por mais que seja interessante ver as indagações que o personagem tem e nas suas descobertas, concluí que o anime teve seu caminhar lento e que soube exatamente quando chegar no clímax da estória, aquela parte que prende o espectador a trama e serve como gancho para o final, que aliás, não decepcionou.


Essa é a característica principal do anime, que ao longo de seus treze episódios de 24 minutos vai construindo um novo Ledo, aquele que teve que se adaptar a vida pacífica de Gargantia e conviver com isso. Ver a transformação de um piloto em um civil nesse tempo é realmente incrível.

Sempre há algum personagem com o qual nos identificamos. No caso de Gargantia, foi Chamber, o Sistema de Interface de Suporte e Esclarecimento ao Piloto. Sim, uma máquina construída por humanos e que auxilia seu usuário em tudo, sendo que ás vezes, é o próprio Chamber quem decidi algumas coisas. Com grande poder de fogo e uma infinita enciclopédia ele me lembrou muito o super-computador de 2001: Uma Odisséia no Espaço, Hall-9000, tendo inclusive até uma consciência humana por de trás de todo seus circuitos. Aliás, ele é uma peça-chave para a transformação/adaptação de Ledo em sua nova vida. Parece que Chamber, assim como Ledo, se adaptou a vida em Gargantia.


O anime, produzido pela Production I.G tem uma qualidade digna de um OVA e possui belas cenas de animação, inclusive nas cenas de lutas entre mechas. Produzido por Gen Urobochi (Puella Magi Madoka Magica) e dirigido por Kazuya Murata (Fullmetal Alchemist: The Sacred Star of Milos), Suisei no Gargantia estreou dia 07 de abril, as 22:00 no canal Tokyo MX. As músicas que compreendem as músicas de abertura e encerramento são ótimas e é difícil não gostar. O tema de abertura é cantado por Minori, com "Kono Sekai wa Bokura o Matte Ita", que mostra o clima que o anime irá ter. O tema de encerramento é a música "Sora to Kimi no Message", por ChouCho e possui um clima mais agradável, assim como as noites em Gargantia.  

O trailer foi meu primeiro contato com a série. Acho que essa foi a primeira vez que (tentei) acompanhar um anime novo semanalmente, mesmo que ele já tenha terminado a algum tempo atrás. E o tempo empregado para a série não foi nenhum desperdício. 
Veja o trailer: "Gargantia on the Verdurous Planet" Trailer 3 (English Subbed) 翠星の... e embarque também nessa grande/pequena aventura.

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Estava muito curioso para saber sua opinião sobre Gargantia, Natália.

    ResponderExcluir
  2. Saudações


    Suisei no Gargantia é algo que via como [normal] antes de seu início, mas que passou para [muito bom] depois de seu encerramento. De maneira interessante, a maior parte da blogosfera se chateou com o anime que, para mim, foi conciso e digno de aplauso em sua reta final.

    A parte entre os episódios #4 e #5 fez muitos droparem a obra, em razão do dito fanservice ali instaurado. Não me incomodei, porque para mim o dito fanservice parecia possuir algum propósito. Felizmente eu estava certo ao final pois, como você citou, tudo serviu para o Ledo evoluir como ser humano, emocionalmente falando...

    Post conciso o seu, Natália, e lhe felicito pelo mesmo.


    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um adendo ao comentário do amigo e irmão Carlírio: A "maior parte da blogosfera" atualmente não merece mérito algum em suas opiniões desde o momento em que deixaram de ter cada um a sua própria e sim a tentar entrar em um consenso comum. Por isso eles devem ser ignorados, já que perderam a individualidade e senso crítico, agora fazem mais mal do que bem pra comunidade como um todo.

      De resto, Gargantia está em meus planos pra uma maratona dia desses, mas ando com coisas demais pra assistir no momento. Por outro lado, ainda que eu demore pra assistir, isso VAI acontecer, pois graças aos envolvidos na produção me interessou muito. Tá na minha lista, só me falta é tempo mesmo.

      Excluir
  3. Ultimamente não tenho assistido quase nada de animes, ainda estou tentando terminar de ver 2 bem antigos (Falta de tempo é terrível ._.)
    Ao ler a sinopse, já não me despertou muito interesse, pelo que você falou até parece um anime legal, mas a temática dele não faz muito o meu tipo =/
    Até ;)

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...