sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Saiu na Revista #05 Galileu/dezembro 2012

Olá!!

Mais um post da seção que eu tenho tanto para falar (ultimamente leio mais revistas do que livros ou mangás, ou talvez sempre lia só que nunca havia me interessado em publicar algo sobre o tema).


A revista Galileu chegou aqui em casa quase na mesma época que a Superinteressante de dezembro. Contudo, acabei enrolando para ler e acabou não dando tempo para publicar em 2012, por isso estou publicando agora.

A revista possui algumas seções fixas, que já foi falado anteriormente no post Saiu na Revista #03 Galileu/novembro 2012

A edição de dezembro é a edição 257. Irei destacar aqui somente as matérias que me chamaram mais a atenção e as opiniões expostas aqui são de minha autoria, podendo ou não agradar à você leitor.


Na seção Numeralha o assunto foi "Toda água será contabilizada", onde mostra que o consumo de água não é do jeito como conhecemos. Sempre falam do consumo de água onde são considerados o tempo que a pessoa fica no banho ou quantas vezes por semana lava-se a roupa. Nesse infográfico é contabilizado toda a água utilizada não apenas nas residências, mas em industrias e no consumo que tem durante o processo até que o produto que consumimos chegue em nossa casa, como por exemplo, na carne bovina. Esse tipo de conta, ou água é chamada de Água Virtual. Não sabia, ou talvez nunca tenha levado em conta que era gastado tanta água assim. Melhor fazermos nossa parte né? O.<


A matéria de capa - como de costume, não posso deixar de falar aqui, já que é o carro-chefe de cada edição - traz um assunto um tanto divergente, mais curioso. "A Ciência de Convencer". Infelizmente, mais uma vez outra matéria de capa da Galileu desapontou, não sei. Ou eu que espero demais da revista (esperando que seja igual a Superinteressante, o que acho difícil à essa altura do campeonato) ou ela que não é tudo o que acho, ainda mais para uma matéria de capa. As matérias da seção Dossiê, por exemplo, chamam mais atenção do que a matéria de capa e da para perceber que são mais bem trabalhadas. Contudo, espero me acostumar com a revista.


A matéria, explica tudo cientificante sobre a arte de persuadir, muito utilizada em diversas áreas, inclusive aqui na internet - talvez, inclusive à que eu tento, ou utilizo aqui no blog para que meus textos sejam lidos -. Além disso conta com uma pequena tabela mostrando os 15 truques para convencer melhor e consequentemente 15 alertas para quem ler não cair em nenhuma.          

A matéria mostrou, como as nossas brechas, ou as brechas de quem queremos convencer é a principal arma que são utilizadas contra nós, ou contra quem se quer convencer. 


Além do texto, havia imagens ilustrativas e com resumo das situações em que as técnicas eram utilizadas para convencer o indivíduo, como uma fórmula de persuadir. A matéria em si é ótima, e talvez o fato de eu não gostá-la se deva à algo pessoal mesmo, ou ao meu favoritismo à Superinteressante, já dita aqui à algum tempo. n_n''

Já que citei a matéria do dossiê, nada mais sensato do que comentar dela qui. O tema foi sobre "9 soluções para o lixo". Algo que estamos cansados de ver em ações em prol do meio ambiente, mais que ainda estão em fase de testes ou não tem viabilidade de se fazer devido ao seu alto custo. Algumas são até - ao meu ver - inviáveis em uma sociedade consumista que só produz lixo como a em que vivemos. Contudo, essas soluções viriam bem a calhar no momento. Espero que algumas das 9 soluções venham a se tornar realidade, com a extinção dos lixões no país até 2014.


Assim como todas as revistas do mês de dezembro, não podia ter faltado uma matéria sobre O Hobbit,  na seção cinema contando, o que muitos já estão ficando cansados de saber sobre a nova produção de Peter Jackson. Ótimo para quem é fã, pois cada revista aborda de maneira diferente a adaptação, contudo focado no mesmo assunto. Daqui a algum tempo terei overdose de tanto que leio sobre o filme.


Infelizmente, a revista não pode ser mais encontrada nas bancas - a não ser que alguma banca tenha as edições passadas ou que se compre pela internet, ou em algum sebo especializado -. Porém, a edição 258 já pode ser encontrada pelo preço de R$10,00 - estou em dúvida se ela vai chegar em casa ou se terei que comprá-la -.

Leu a Galileu? Comente sobre ela aqui e exponha sua opinião. 

Imagens da revista escaneadas/capturadas por mim, todos os direitos pertencem à Editora Globo.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Saudações

    Quando falamos em preferência por revistas, livros, mangás, qualquer que seja a publicação física ou leitura pela internet, sempre devemos destacar aquilo que nos impulsiona à continuar com a leitura e, de igual forma, citar aquilo que tanto vem a nos desagradar, propriamente dito.

    Naty, sua devoção pela Superinteressante ficou muito clara. Para que tenhas uma melhor ideia, em meu ponto de vista, ambas muito se equivalem. Para mim, a Galileu tem um público mais afoito pela "curiosidade comum", o que explica até o modo como as matérias são redigidas. Por outro lado, a Superinteressante consegue ser complexa demais em alguns textos, o que atrai alguns e acaba desgostando
    à outros.

    De toda a forma, foi apenas o meu ponto de vista sobre as publicações, ok?^^

    No seu post retrataste muito bem o que pensou sobre os tópicos que lhe chamaram a atenção. Acredito que sua sinceridade é uma força motriz de valor para os seus posts. Continue endossando este lado que, certamente, se sentirás cada vez mais melhor e notará isso posteriormente em comentários, por exemplo.

    Destaque pessoal: a matéria sobre o uso da água. Acredito que ela por si já mereceria um destaque bem mais amplo. Dica: em uma futura oportunidade, uma vez que o [Naty in Wonderland] é um blog multi temático, fale sobre a importância da água, coletando alguns dados em revistas, na internet ou até mesmo em visita à Sabesp (com a devida permissão deles, é claro). Poderás ir bem adiante com tal ideia (mas trata-se apenas de uma sugestão).

    Este é o caminho, Naty. Ótimo post.^^


    Até mais!

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...