quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Itadakimasu #1 Kare Rice

Olá minna-san!! (^-^*)/

Dando início a mais um sessão aqui no blog. Itadakimasu #. Quem leu o título e sabe o que significa já deve saber do que se trata. Comida!! (^^)

Essa sessão será somente de comidas japonesas que eu já comi. 

"Itadakimasu" é uma expressão japonesa utilizada antes de uma refeição. Ela demonstra gratidão pela comida. Porém, o verbo tem o real significado de "receber".

"Itadaku" originalmente significa "colocar algo em cima da cabeça". Há muito tempo atrás, as pessoas colocavam a comida acima da cabeça antes de comer, principalmente quando esta era fornecida por uma pessoa de maior nível social. Ao falar itadakimasu, junte as palmas das mãos e tenha uma boa refeição.

Para começar vou falar do Kare raisu, que mesmo que não seja uma comida originaria do japão, é muito apreciada e foi introduzida no cardápio com adaptações típicas japonesas.

Kare na verdade é o japonês de Curry, uma comida indiana onde se utiliza de vários temperos fortes, dando um  aspecto apimentado e uma cor meio amarelada.

De acordo com o site Made in Japan, o Japão teve influência da Índia por causa do budismo, que por sua vez, levou junto a técnica de arranjo de flores que originou o ikebana.

Combinado de Katsu Kare Rice (Kare com arroz e carne de porco)
O kare seria um cozido com o caldo de curry, batata, cenoura e carne bovina. No Japão é típico as pessoas comerem kare com uma porção de arroz, daí vem o nome kare rice. Foi isso que fez com que o prato se popularizasse por lá. Aliás, esse prato é comido usando uma colher ao invés do hashi.

Pelo que eu descobri, o kare tem vários níveis dependendo do quanto é apimentado. Vai desde o 1 (sem pimenta) até o 5 (bem apimentado). 

Não sei dizer qual seria o grau dos kare que eu já comi, pois cada um usa uma variação, o que vai depender de lugar para lugar. E também nunca perguntei qual o nível do kare que ia comer. ()

Já comi um que seria nível 1, pois não havia nada de apimentado e era muito ruim (não tinha gosto de nada), portanto, caso queiram experimentar desse nível eu não recomendo. No Festival do Japão, no entanto, comi um que era bastante apimentado (só não sei dizer qual era o nível, talvez o 4), porém, no restaurante que eu costumo comer no bairro da Liberdade, o gosto apimentado é suportável. Nem tão forte e nem tão fraco. Talvez seja do nível 3.

Meu irmão já me disse que tem, próxima a Estação São Joaquim um restaurante que só serve kare. Infelizmente eu ainda não tive oportunidade de ir lá. Caso queiram experimentar e sejam de São Paulo eu recomendo o restaurante que eu costumo ir. 

Karaokê Box e Lamen House Porque Sim, Rua Tomaz Gonzaga, 75 - Liberdade - São Paulo - SP. 

O preço lá não é tão alto. Por exemplo, o prato da foto é um combinado de Katsu Kare Rice, que além do Kare vem acompanhado de salada (alface, tomate e pepipo com maionese) e sopa de misshoshiru e custa R$ 22,00. 

É um prato muito gostoso, mesmo para quem não é fã de comidas apimentadas, que é o meu caso. Mais cuidado! Caso você vá a esse restaurante, tenha em mente que você vai comer muito, a porção é bem caprichada. ^___^
(^ _ ^)/

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Achei bem interessante no meu caso eu nunca comi comida japonesa mas sempre tive muita curiosidade, dava para colocar a receita??

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...