Olá minna-san!! オカエリヽ(*^v^)人(^v^*)ノ
Na última sexta-feira terminei de ler o livro "O Morro dos Ventos Uivantes" de Emily Brontë. Fiquei curiosa com relação ao livro por ser "o livro preferido de Bella e Edward da série 'Crepúsculo", como aparece na inscrição na capa do selo Lua de Papel, da Editora Leya. Uma coisa que eu achei desnecessária. É óbvio que fãs de "Crepúsculo" sabem que este é o livro favorito do casalzinho, já que é citado na série... Mais creio eu que isso foi um golpe de marketing para fazer com que a venda aumentasse após a "moda Crepúsculo".
Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais belas de todos os tempos, O morro dos ventos uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas.
Sinopse via Skoob
Se você vai ler "O Morro dos Ventos Uivantes" achando que vai ler uma versão humana de "Crepúsculo", pode esquecer, pois o livro retrata uma história de amor e ódio entre duas pessoas que são separadas pelo destino, este que acaba superando até mesmo a morte.
Estando acostumado com a nossa literatura moderna, saiba que vai ter problemas em compreender muita coisa, pois o linguajar utilizado pelas personagens remete a época em que a história se passa, algo em torno de 1750. Nessa parte, tive um pouco de dificuldade, mais que aos poucos é questão de se acostumar, o que não é difícil de fazer num livro como esse. Ler o livro e sentir toda a infelicidade pela qual o casal passou não é por mero acaso.
Na história, temos as várias fases do romance entre Heathcliff e Catherine. Seu início com a amizade e posterior amor, sua mudança com o desaparecimento de Heathcliff e o casamento de Catherine com Edgar Linton, a reviravolta que a volta de Heathcliff trás não somente para Catherine como para outras personagens e o ódio de Heathcliff para com as outras pessoas, inclusive Catharine, que ele a ama e odeia ao mesmo tempo.
Difícil falar sobre esse livro, sinto que mesmo que fale tudo aqui talvez não consiga mostrar o quão grandioso ele pode ter sido - tanto na literatura, como em outras área das artes -, amado por alguns e detestado por outros.
Ele poderia ser definido como intenso. Tão intenso que fica difícil manter a sanidade. Os protagonistas não são pessoas belas, como acontece nas mais variadas obras, - desde já cito "Crepúsculo" -. Catherine é, devido a sua criação muito egoísta. Heathcliff, por ter tido uma infância difícil, e uma juventude pior ainda é cruel para com seus semelhantes. Pode ser que em determinado momento você ame e odeie a relação dos dois.
... É triste saber que esse é o único romance escrito por Emily Brontë, está que teve sua vida encurtada por causa de uma tuberculose. Fiquei imaginando após ler o livro, em como seria suas outras obras. Intensas ou isso seria somente no primeiro livro?
★★★★☆
Eu simplesmente amo esse livro, é um dos meus favoritos, engoli ele em apenas dois dias. Eu só odiei a introdução da história que ficou muito longa e chata...
ResponderExcluirEu não sabia que a Sara tinha namorado (romance platônico destruído).
Eu estou gostando de estudar japonês, e estou absorvendo bem a matéria.
Abç
Yaaaay *---*
ResponderExcluirConsegui comentar xD
Fiquei chateada porque fui comentar o post da Bienal e não consegui T.T
Eu queria ter ido, mas não tinha ninguém para me levar ._."
Acho que consegui entender mais ou menos como você quis passar o livro em si :3
Me pareceu interessante, mesmo não gostando muito de ler xD
Kissus bibi ♥
Eu amei o livro, no começo é dificil entender. Mas depois se torna perfeito, eu li duas vezes. E concordo com você, a autora devia ter publicado mais livros, mas fazer o que né? ヽ(*^v^)人(^v^*)ノ Que fofinho, rs. Eu juro que comecei a ler o livro só por causa de crepusculo, no fim que acabei amando o livro de Emily.
ResponderExcluirBeijos, Desleituras em série passa lá depois.