quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

O que Aldous Huxley e George Orwell podem nos ensinar sobre a sociedade do "futuro"



Quem já leu algo distópico, sabe que em alguma obra sempre encontraremos críticas à sociedade atual: como a trilogia Jogos Vorazes (leia tudo sobre a série aqui), que crítica a sociedade atual como se nós fossemos a Capital (e somos mesmo) ou Battle Royalle (já resenhei ele aqui), que através de muita carnificina mostra sobre como cada um perde a razão diante da realidade imposta, isto é, aceitar ou não a participar do Programa, quando a verdadeira natureza do ser humano desperta diante das ameças, pressão e do medo, provando que sim, podemos ser cruel com nossos semelhantes... 

Outros, como Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley e 1984 de George Orwell, são obras escritas à mais de 50 anos e que assustam por mostrar como a nossa atual sociedade é (ou seria na concepção de cada um), sendo na minha opinião uma mistura de ambas. (as resenhas podem ser lidas respectivamente aqui e aqui)

O canal Cabine Literária compartilhou há um tempo atrás em sua página do facebook (do original Alkaisers) uma série de imagens que trazem alguns dos principais conceitos defendidos por cada obra. 

Post com imagens


~













E você, já leu Admirável Mundo Novo ou 1984? Acham que essa reflexão faz sentido?

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Sabe que esses dois textos são iconicos para minha formação no mundo! Somo a eles "A metamorfose" de Kafka e "O estrangeiro" de Camus e o medo de cair nas muitas armadilhas a nossa espreita no mundo construído no século XX me angustia. Existe um perigo eminente de perdemos nossa alteridade cultural, nossa identidade, viramos baratas ou criaturas perdidas em uma festa da insignificância...


    Jaci
    Uma Pandora e sua Caixa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizem que A metamorfose é realmente muito bom. Mas, cadê a coragem pra ler? Eu tenho certo medo de insetos e dizem que o protagonista vira uma barata. Com certeza eu não conseguirei ler. Realmente, são obras para a reflexão da humanidade.

      Excluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...