quinta-feira, 14 de julho de 2016

A Promessa do Tigre de Colleen Houck


A Promessa do Tigre - Colleen Houck - 2014 - 128 páginas - Arqueiro

Medo. Esperança. Dúvidas. Antes da maldição, uma promessa.
Mais de 300 anos antes de Kelsey Hayes surgir na vida de Ren e Kishan, uma jovem cruzou o caminho dos príncipes. Seu amor por um deles mudou o curso da história e do destino da família Rajaram.
Criada longe dos olhos da corte, isolada do convívio do castelo, Yesubai luta para suportar os maus-tratos do pai e manter em segredo seus habilidades mágicas. Lokesh é um poderoso e cruel feiticeiro que foi capaz de assassinar a própria esposa porque ela lhe deu uma filha em vez de um filho.
Ao completar 16 anos, Yesubai é surpreendida por um anúncio do rei. Procurando fortalecer suas relações diplomáticas, o nobre acredita que um casamento entre a filha de Lokesh, comandante de seu exército, e um pretendente de algum dos reinos vizinhos será uma boa estratégia para diminuir os conflitos na região.
A jovem recebe a notícia com alegria. Pela primeira vez ela enxerga um fio de esperança, a perspectiva de escapar do controle do pai e de levar uma vida fora do confinamento de seus aposentos.
Mas esses não são os planos do feiticeiro. Ele vê no iminente casamento de Yesubai uma oportunidade de conseguir ainda mais poder e não poupará para atingir seus objetivos sombrios.

A prequel da Saga do Tigre



A Promessa do Tigre é uma prequel (prequela) da conhecida Saga do Tigre, iniciada em A Maldição do Tigre, seguida pelo O Resgate do Tigre, A Viagem do Tigre e O Destino do Tigre. (ufa!)

Na saga somos apresentados à Kelsey Hayes, uma adolescente de 17 anos que, ao ir trabalhar em um circo acaba se deparando com um tigre branco e descobrindo posteriormente sobre uma maldição, que transformou os príncipes Diren e Kishan em tigres, na qual rendeu quatro bons livros (mesmo que o quarto não tenha sido a altura dos outros) que mesclam aventura, romance, uma relação de amor e ódio com a protagonista e mitologia hindu. Essa é a premissa da série como um todo e A Promessa do Tigre acaba integrando o time como o quinto livro.

Neste caso, a história se passa 300 anos antes de Kelsey e seu envolvimento com os irmãos príncipes, quando tudo aconteceu, na qual Yesubai, filha do feiticeiro Lokesh - que aprisionou os irmãos na maldição -, tem participação ativa, sendo a personagem principal da prequel. Aqui, ficamos sabendo que Yesubai sofre maus-tratos do próprio pai e por isso vive escondida em seus aposentos com um véu sob o rosto, com uma babá e seu único prazer, fazer arranjos florais - tanto que se compara a uma flor que fica trancada, longe do sol. Quando seu caminho cruza - mesmo que por influência de seu pai -, a ser noiva do filho mais velho da família Rajaram (e de seu amor por um deles) por motivos egoístas de poder mudou o curso da história e o destino da família Rajaram.

Por ser uma prequel, A Promessa do Tigre até poderia ser lido antes de A Maldição do Tigre. Contudo, todos e quaisquer mistérios que vem a aparecer no decorrer dos quatro livros seriam, de uma forma ou de outra revelados aqui, visto que o livro traz informações que fazem com que nós leitores tenhamos outro olhar sobre a história como um todo, além da personagem Yesubai, da qual a conhecemos na série através dos irmãos pelos olhos de Kelsey (já que a série é narrada em primeira pessoa). Ou seja, na minha percepção é melhor que seja feito a leitura dos livros na ordem de publicação, porque se fossem para serem lidos na ordem cronológica, Colleen Houck teria lançado ele antes e não depois. Ainda vou fazer (quem sabe algum dia) o teste sobre ler A Promessa do Tigre antes, mas até lá, continuo defendendo essa perspectiva.

O livro, por ter apenas 128 páginas é algo que pode ser lido em um dia, ou no meu caso, em quatro horas, tendo finalizado a leitura em apenas uma noite. A narrativa fluída de Colleen Houck funciona muito bem, num ritmo gostoso de ler e que traz a percepção do livro inteiro ser um grande clímax, mas sem trazer a urgência em seu contexto (tá, só nas últimas páginas), uma vez que a história serve para acrescentar mais coisas a história, de algo que já aconteceu, somente explicando-nos melhor tais circunstâncias. 

Para a edição brasileira (desconheço a edição americana), há no final do livro um Guia de Leitura de acordo com cada parte da narrativa com um total de 20 perguntas, que nos ajuda a refletir um pouco mais sobre sua história e ainda mais sobre a importância da personagem Yesubai na trama como um todo.

Enfim, fica meio difícil falar sobre a prequel sem entregar as pontas, por isso vou encerrando a resenha por aqui - talvez até deixando-a meia cru. Há boatos (e parece que foi confirmado pela própria autora em seu facebook) de que Colleen Houck estaria escrevendo outro livro, intitulado O Sonho do Tigre, no qual ela pretende contar algo que acontece diretamente com um dos tigres no Destino do Tigre - do qual eu não vou falar aqui por ser uma grande spoiler da história toda. Vão ter que ler para entender o que eu estou falando (risada maléfica).


Esse post faz parte do I Dare You 2.0 - Desafio Literário 2016, que possui três temas por mês, aonde só será preciso a leitura de um. O tema 3 de junho foi 'capa linda'. Assim como todos os outros quatro livros que fazem parte da série, A Promessa do Tigre traz uma capa que se assemelha muito com A Maldição do Tigre, que é um daqueles casos que fazem qualquer leitor comprar o livro pela capa.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Atualmente livros como a saga do tigre me oferecem a oportunidade de poderem ser colocados no Kobo, já que ainda não tenho o kindle, então não ocupam espaço e podem ser levados de forma discreta e segura para qualquer lugar hohoho Ainda não li a série, se chegar a ler vou fazer isso na ordem de publicação como você sugeriu!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hm... colocar no kobo é uma boa para quem deseja economizar espaço. Espero que curta quando for ler... depois quero saber qual a sua preferência... (quando você ler vai entender o que estou falando, hohoho). Até mais

      Excluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...