segunda-feira, 23 de maio de 2016

A Página Perdida de Camões: O enigma d'Os Lusíadas


A Página Perdida de Camões: o enigma d'Os Lusíadas - Luciano Milici - 2013 - 372 páginas - Generale
Compre aqui

O jovem pesquisador Santiago Porto, mestre em enigmas e fã de literatura. recebe uma misteriosa e bela mulher a missão de desvendar a história real do poeta Luis Vaz de Camões e enfrentar seu maior segredo: a página perdida - um fragmento inédito de Os Lusíadas, procurado por seitas e homens perigosos desde a publicação da epopéia, ehá 440 anos. Oculta por enigmas e anagramas, a descoberta dessa página perdida pode revelar a localização da lendária Máquina do Mundo.
Enquanto um terrível serial killer aparentemente relacionado aos poemas de Camões tortura e mata suas vítimas, deixando recados ameaçadores à polícia e à imprensa, Santiago - com a ajuda de seus estranhos amigos e do acaso - infiltra-se em reuniões secretas, desvenda segredos seculares e aproxima-se, a cada cia, do maior tesouro da língua portuguesa e, ao mesmo tempo, tenta salvar a próxima vida.


Tão bom quanto um Dan Brown da vida



Quando um livro é recomendado à você, procure ler. A Página Perdida de Camões pode parecer, a primeira vista, um livro biográfico sobre o autor de Os Lusíadas, mas não é. É algo superior a isto, pois o autor, além de trazer a história do autor caolho (e outros fatos interessantíssimos) também nos traz uma eletrizante aventura aos moldes de Dan Brown.

Antes de mais nada, não é necessário a leitura nem o conhecimento prévio do poema Os Lusíadas, escrito por Luis Vaz de Camões. Já que a narrativa do livro gira em torno do poema - mas especificamente na página perdida (que é procurada por seitas e que diz trazer a localização da lendária Máquina do Mundo, que é citado no poema e que trará consequências se cair em mãos erradas) -, o autor nos apresenta informações durante a narrativa, o que faz com que o leitor tenha vontade de ler o poema original, por pura espontânea curiosidade.

Na obra, Santiago Porto é incumbido da missão de achar a tal página perdida (que até então não se passava de uma lenda) por uma misteriosa mulher. O problema é que ele não é o único interessado no tal artefato, já que uma seita está atrás dela e não medirá esforços para conseguir. Paralelo a isso, há um serial killer que coincidentemente, se utiliza de alguns trechos de Os Lusíadas enquanto mata e tortura suas vítimas (arrancando-lhes suas línguas).

Claro que Santigo não está sozinho nessa procura, contando com a ajuda de seus estranhos (mas fiéis amigos), tal como Aldo, que sempre aparece com camisetas com frases criadas por ele próprio, a policial Selene e o português Valente que junto com Santiago funciona como a personificação da rivalidade existente entre Brasil e Portugal (com direito a citação sobre isso no livro, na pág.297).

O ponto alto do livro em si (além de seu suspense enigmático) são as aulas de história gratuitas que a narrativa traz, onde o leitor acaba aprendendo várias coisas bacanas (bastante sobre Luis Vaz de Camões e outras coisas), fruto de uma pesquisa de 15 anos feito pelo autor Luciano Milici. Ou seja, o cara sabe sobre o quê está escrevendo e se essa não fosse uma obra de ficção, seria um relato biográfico sobre uma das maiores lendas envolvendo o poema mais famoso de Camões.

Além disso, a narrativa é cheio de mistérios, deixando quem lê bastante interessado, fazendo inclusive com que participemos da resolução dos enigmas, enquanto as peças do quebra-cabeça vão aparecendo e dando forma a uma boa história para ninguém botar defeito.

Imprescindível não fazer marcações no livro durante a sua leitura devido às tantas referências histórias apresentadas, com direito á inserção de um pouco de esoterismo como o I Ching que abre cada um dos capítulos presentes no livro, cada um contendo também referências aos próprio poema e também à cultura pop no geral. O livro também nos traz algumas ilustrações, feitas por Valdivan Milici, o quê, na minha percepção não acrescenta tanta coisa na obra em si.

A Página Perdida de Camões é o que podemos chamar de um bom livro, não só pela sua narrativa tão bem trabalhada, mas também por nos fazer questionar sobre os fatos históricos apresentados, que contrastam com a ficção. 

Não mais, é por essas e outras que vale a pena investir na literatura nacional, onde eu não me canso de afirmar: é tão boa quanto muito best seller internacional que existem por aí.

Não deixe de visitar o site APAGINAPERDIDADECAMOES.com.br para conhecer mais a obra, nele você encontrará conteúdos especiais e até um book trailer.


O livro A Página Perdida de Camões: o enigma d'Os Lusíadas foi cedido em parceria com a editora Generale para resenha

Esse post faz parte do I Dare You 2.0 - Desafio Literário 2016, que possui três temas por mês, aonde só será preciso a leitura de um. O tema 2 de junho foi 'recomendado'. Como eu recebi a recomendação de leitura do título (para outro tema) pela própria editora Generale, acabou sendo a minha escolha para o mês.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Nossa, estou BABANDO!!! Como leitora estou babando, porque quem não gosta de uma trama interessante?, e como professora de história também e talvez mais ainda, afinal esse parece ser um livro com o qual além de curtir a gente aprender e aprender é uma necessidade para quem vive do que sabe, como é o caso do professor!

    Simplesmente AMEI e estou louca para ter! #Consumista

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Natyy!!


    Gosto de solucionar enigmas e adoro Luis Vaz de Camões! Achei sensacional, quero muito ter na minha estante!


    Bjs, Mi

    Pop Notas

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...