terça-feira, 12 de abril de 2016

Batman vs Superman: a origem das opiniões divididas

Há aqueles que odiaram e há aqueles que amaram




Um filme que dividiu opiniões na "Era de Ouro" dos heróis no cinema

O filme mais aguardado pelos fãs da DC Comics? Talvez, uma vez que fãs da editora no meio cinematográfico estão meio órfãos, já que ultimamente em produções do tipo quem lidera é a Marvel Studios - lembrando que o último filme do estúdio estreou em 2013, com Homem de Aço. Mas esse ano ainda tem Esquadrão Suicida.

Batman vs Superman: A Origem da Justiça poderia facilmente ser uma continuação de Homem de Aço, se o próprio Superman fosse o protagonista ao invés de ser apenas mais um coadjuvante. Antes de tudo é preciso apagar (mesmo que momentaneamente) que este filme não faz parte do mesmo universo (terra) da trilogia Nolan, e sim de um outro universo, tão mais sombrio quanto - até porque Nolan deu um ponto final para a sua história -, e que traz o combate do século.


De um lado do ringue temos um Batman experiente (e consequentemente mais velho) com 20 anos pulando por prédios nas noites de Gotham e muito bem interpretado por Ben Affleck, que me arrisco a dizer ficou tão bem para o papel de Batman como Christian Bale ficou para o papel de Bruce Wayne. Aliás, Ben Affleck conseguiu protagonizar a cena que define o Homem Morcego direitinho.

Do outro lado, temos O Homem de Aço, que é ovocacionado como um Deus por aqui - difícil dizer se é da salvação ou destruição, pois o Supeman do diretor Zack Snyder é totalmente o oposto do que já conhecemos, que ao invés de se preocupar com a humanidade (apesar de ser um alienígena), ele acaba pouco de lixando para ela, se preocupando somente com Lois Lane, e isso inclui estar no hall dos destruidores de cidades, junto com outros heróis como Os Vigadores, tal qual já nos foi mostrado no antecessor Homem de Aço.

No centro do conflito temos um vilão - porque é super-heróis e não podia falta um -, que atende pelo nome de Lex Luthor (o que não chega a ser um spoiler, já que esse fato foi mostrado no segundo trailer), que poderia muito bem ter interpretado outro personagem, como o Charada. É difícil ver um Lex sorridente (que consegue disseminar o ódio) quando tivemos 10 temporadas para registrar e marcar um Luthor brilhante em Smallville e só mais um detalhe: careca. Aliás, além dele ser responsável pelo combate do século, ele também é responsável pela "criação" do Apocalypse, um daqueles vilões impossíveis de ser vencer.


O conflito entre os dois durante sua execução foi estupendo. Batman teve um motivo coerente para querer lutar contra uma pessoa que tem poder para destruir a humanidade, enquanto Superman é forçado por Lex a participar da briga. O motivo que os fazem parar, e consequentemente formarem uma aliança é forçado demais, há quem gostou, mas no fundo, forçou a amizade, ainda mais quando um nome tem tal poder sobre a ira entre dois super-heróis.

Além do combate principal, é bom relembrar que o filme mostra a origem da Justiça, e é nesse parte que muitos ficaram contentes por conta da participação mais que especial da Mulher Maravilha que, aliás, ganhará filme solo em breve. Infelizmente, pisam na bola com os telespectadores quando nos mostram um arquivo de Lex, roubado pelo Bruce com os logos de cada membro pertencente à o que vai vir a ser a Liga da Justiça. O vilão criando a Liga?

Existem filmes que são feitos para os dois públicos: aqueles que não conhecem os quadrinhos e aqueles que conhecem. Definitivamente, Batman vs Superman é para aqueles que conhecem os quadrinhos, e se você é como eu e é (meio) leigo no assunto Universo DC e suas 52 Terras, acredite, você vai boiar em diversas partes do filme. Ao não ser que você seja o Capitão America e entenda as referências. Além do fato do filme ter sido baseado no (todo-mundo-ja-sabe) quadrinho Cavaleiro das Trevas de Frank Miller, o B vs S traz referências à outros quadrinhos como A Morte do Superman e até Injustiça (que eu só descobri porque sentei do lado de alguém que manja do assunto).



Uma parte que peca bastante durante toda sua duração de 2h33 é que é muita informação para apenas um filme só: temos o Batman, o Superman, Lex Luthor, Diana Prince, o combate do século, as referências, Lex Luthor, o verdadeiro vilão (Apocalypse), a Mulher Maravilha, a luta dos três contra Apocalypse, ação, ação e mais ação e o gancho para um próximo filme (se é que ele vai existir mesmo). E sabe, isso cansa muito, ainda mais quando o diretor faz drama, drama, drama para depois colocar toda a ação interruptamente. Zac Snyder conseguiu criar um filme tão longo quanto o mês de agosto.

Não é um filme ruim e tampouco é o melhor filme da DC (não como o Cavaleiro das Trevas de Nolan, que não importa quantas vezes você assista, ele vai continuar sendo espetacular). Podia ter sido melhor? Podia. Mas Batman vs Superman: A Origem da Justiça trouxe lá seus resultado nas bilheterias e assim como os fãs ficaram divididos sobre o destino do combate do século, eles também ficaram em opiniões, teve uns que odiaram e outros que amaram.

Eu sai animada após o final da seção? Com certeza. A participação da Mulher Maravilha soube aplacar bastante os ânimos dos fãs - sejam eles femininos e/ou masculinos, as cenas de ação ficaram boas, Batman dando uns sopapos no Superman melhor ainda e os três lutando lado a lado foram então ó, ótimo. Mas os furos do filme foram tantos que fica difícil tecer um elogio sobre o mesmo. Não vou fazer comparações, mas a DC precisa entender que fazer filmes de super-heróis não é fazer filmes somente para os fãs dos quadrinhos, e sim para todos (não é legal ficar boiando nas cenas).


Ficou-se especulando se Batman vs Superman seria uma continuação direta para O Homem de Aço, mas a questão é que é um filme do Batman, e faltou o Superman ali, tanto destaque o Cavaleiro das Trevas teve e tão coadjuvante foi a atuação do outro. É exatamente o que se refere o filme: uma introdução para a Liga da Justiça, e dar a corda para o que podemos esperar futuramente (um futuro incerto pelo que vejo). E por favor DC, espere até os créditos para colocar o gancho pro próximo filme, não o faça no meio dele.

"Você sangra? Vai sangrar."

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Acabei de chegar da sessão do filme e dei de cara com sua resenha. Conheci a DC primeiro que Marvel mas ainda prefiro a segunda. Óbvio que eu fui por causa do Afflec :c Não consigo 'torcer' pra um ou pra outro.
    Tá certo que essa onda de filmes de HQ's os caras tão pecando um pouco nos roteiros por fugir das histórias da HQ mas eu entendo que é a forma de vender pra gregos e troianos.

    E uma obs: EU SOU DOENTE PELO EISENBERG AHSIUHAUISHUIAHUSH <3

    ResponderExcluir
  2. Como a grana tá curta eu devo esperar para ver quando sair na locadora/netflix 8D' Pq não é um filme que "OMG quero ver!!", mas devo dizer que tenho curiosidade em ver a atuação da Mulher maravilha, já que ela foi tão criticada quando escalada.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Naty.
    Sou do time que não gostou do filme. Muitas informações para pouco tempo, o que é irônico, já que o filme é enorme. Além disso, boa parte do filme é bem morno.
    Quanto ao motivo que uniu o Batman e o Superman... Tive vontade de desistir da vida naquela momento. Sério, esperava mais, muito mais.
    Também achei aquela derrota do Apocalipse meio fácil. Ok, ele tem uma fraqueza. Porém, para um ser poderoso daquele porte, foi tudo meio fácil.
    Enfim, não me agradou. Porém, ainda vejo futuro no universo da DC.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  4. Uau! Isso foi uma resenha criteriosa! Confesso que gostei do filme, achei interessante a ação, o drama, o romance e muito especialmente a Mulher Maravilha, já chega de histórias do menino branco, mulheres também querem se vê nos filmes.

    Mas, concordo com você no ponto, "ser o filme do Batman", no ponto, muitas referencias a coisas que uma pessoa comum não ligada ao universo dos quadrinhos perderia. Como você fiquei feliz com o filme e sinceramente espero que haja um futuro para esse universo, quero vê mais da DC nessa Era de Ouro dos filmes de heróis!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...