sábado, 16 de janeiro de 2016

Batman - Silêncio (parte 01 e 02)


Uma ótima opção de leitura para os novatos (e para os fãs de longa data também)


Batman - Silêncio é (respectivamente) a primeira e segunda edição da DC Comics Coleção de Graphic Novels, que começou a ser lançada aqui em São Paulo em outubro de 2015, e que, no total contará com 60 edições onde suas lombadas formarão um grande painel ilustrado por Alex Ross - seguindo a mesma ideia da Coleção de Graphic Novels da Marvel, que atualmente foi expandida para mais 120 edições (aja bolso). As histórias publicadas na coleção serão histórias fechadas, podendo ser no máximo duas edições para histórias mais longas.

A história ronda ao redor de uma figura misteriosa com bandagem no rosto atrás de vingança e que manipula os vilões e amigos do Batman, fazendo o herói revisitar seu passado e conseguinte, seus piores pesadelos. Nesse meio tempo, há a relação de amizade entre Bruce Wayne e um antigo amigo de infância Tomas Elliot (Tommy) - famoso cirurgião que salva o cavaleiro das trevas quando sua batcorda foi cortada pela Mulher Gato durante uma perseguição -, e de sua relação amorosa com a atual Mulher Gato, Selina Kyle.


O ponto alto do quadrinho é que ele funciona como uma espécie de antologia da vida do Batman, onde o herói enfrenta uma galeria de vilões, como o Coringa, Arlequina, Hera Venenosa, Espantalho Ra's Al Ghul (só para citar os mais conhecidos), com direito a uma luta com seu amigo/inimigo Superman e com a ex-ladra Mulher Gato etc. Não é só os vilões que passam por aqui, temos também Óraculo, Jim Gordon, Caçadora, Asa Nortuna, Robin etc. É aí que mora a parte cool. Se você conhece as histórias do herói por cima, vai ser legal ver algumas das personagens que fazem parte da vida dele, e se você não conhece, está aí uma boa oportunidade de ver um pouco do que cada um é capaz.



A obra se foca bastante na figura Batman, que antes de ser filantropo, playboy e milionário (além de mentalmente estável) e um herói, ele é na verdade um detetive. Só para frisar isso, há até uma citação a Edgar Allan Poe (tido como primeiro detetive da história literária), mais especificamente a obra "Carta Roubada", que aliás, acaba até ajudando o Batman a desvendar o mistérios sobre quem está por detrás de tudo.

Aliado ao roteiro de Jeph Loeb, a arte de Tim Lee tem muito a acrescentar na história, com seus belos traços, fazendo com que a história seja o mais realista possível.

A narrativa de Silêncio não aparece flutuando no meio da ordem cronológica da DC, se passando após alguns acontecimentos marcantes no que diz respeito ao Batman, que aliás, são citados durante a narrativa, tais como A Piada Mortal, Morte em Família (que virá nessa coleção) e O Longo Dia das Bruxas (DC Comics Coleção de Graphic Novels ed.06 e 07). Claro que isso não é nenhum empecilho para quem não as leu, pois há um recapitula no início do encadernado - mas é mais legal conhecer as outras. A história já foi publicada anteriormente por aqui em 2006 em capa dura e anteriormente na revista periódica.


Além da narrativa em si, os encadernados da Coleção de Graphic Novels vêm com um extra a cada volume, trazendo as primeiras aparições do herói das décadas de 1930 a 1940. Logo, Batman: Silêncio (respectivamente os volumes 1 e 2 da coleção) é uma ótima história de introdução aqueles que nunca antes haviam lido nada do Homem Morcego (como eu, que mesmo tendo A Piada Mortal e Batman Ano Um), como para aqueles que são leitores de longa data. 

#Fikdik

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Realmente aja bolso para essa coleção, aliás, não só bolso como espaço também! Preciso de uma nova estante, será a terceira! hahah Eu comprei o volume 1 de "Silêncio" e preciso do volume 2, espero consegui encontrar quando arrumar mais espaço. Adorei saber que a história não decepciona! Agora Naty você incentivou meu consumismo literário me fazendo adicionar a minha lista mais HQs! :'(

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Dei uma olhada nessa edição e confesso que ela está primorosa, mas ainda não a comprei porque a coleção é enorme e dá para falir levando tudo para casa. haha
    Porém, gostei bastante da resenha e isso me faz reconsiderar o inventimento. Talvez acabe comprando.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...