quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Star Wars, A Trilogia

Outra galáxia, outros tempos



Star Wars, A Trilogia - George Lucas, Donald F. Glut, James Kahn - 528 páginas - 2014 - DarkSide Books

Star Wars, A Trilogia compreende o período clássico da franquia que mudou os rumos da indústria indústria cinematográfica.
Um Nova Esperança - Episódio IV, lançado em dezembro de 1976, o livro foi o primeiro contato do público com Luke Skywalker, o jovem destinado a combater as forças mais poderosas de um Império do Mal, usando uma Força que ele não imaginava. Assinado por Lucas, o livro foi adaptado de seu roteiro original com participação de Alan Dean Foster, autor de ficção científica que três anos mais tarde ajudaria a desenvolver o primeiro longa-metragrem da série Jornada nas Estrelas.
O Império Contra-Ataca - Episódio V. Segundo ato da trilogia e título favorito de grande parte dos fãs, O Império Contra-Ataca desenvenda a origem do herói Luke Skywalker, e coloca frente à frente os dois lados opostos da Força. "Eu jamais poderia imaginar o nível dos laços emocionais que o público havia desenvolvido com Luka como símbolo de bondade e Vader como a personificação do mal", declarou George Lucas tempos depois.
O Retorno de Jedi - Episódio VI. Preparar este capítulo foi um grande desafio para George Lucas: "Eram tantas as tramas que precisavam de resolução... Han Solo precisava ser resgatado. Leia deveria escolher entre Luke e Han. Luke tinha que decidir se juntaria forças ou combateria seu pai. Yoda e Ben precisavam revelar quem seria a "outra" esperança dos Jedis."


Este livro traz a trilogia clássica das telas para os livros, ou quase isso, já que a primeira história ou o Episódio IV - Uma Nova Esperança foi lançado alguns meses antes do filme estrear nos cinemas, e mudar como o mundo vê ficção científica - além de ser um marco para a indústria cinematográfica, com seus bordões sendo lembrados até hoje.

As três histórias não trazem muita coisa de novo para quem já assistiu milhões de vezes a trilogia clássica, e traz uma outra perspectiva imperceptível inexistente nas telas, como geralmente acontece com toda história que possui livro e vice e versa.

Em suma, nos três livros você fã - e quem não é fã também pode vir a conhecer -, vai encontrar tudo aquilo que consagrou a franquia ao longo dos anos, e que romanceados ganha um impacto interessante e arrebatador, pois os autores, sendo fiéis aos longas, adicionam sentimentos e pontos de vistas que não dá para notar enquanto assistimos aos filmes. Por exemplo, a dualidade dos sentimentos de Luke enquanto ele confronta Darth Vader ao forte apelo do lado negro da força, que ganha grande importância aqui, enquanto vamos avançando a leitura. A percepção de Han Solo de não estar mais sozinho e ter amigos ao lado dele e que arriscaram suas vidas para salvá-lo, logo após ter sido resgatado das mãos de Jabba, the Hunt ou quando a Princesa Leia percebe o verdadeiro significado do quê a Aliança Rebelde deseja realmente proteger.

Um Nada do qual Luke e os outros o tinham salvado - colocado as próprias vidas em grande perigo por culpa dele, por nenhum outro motivo além de... ele ser um amigo. Aquilo era uma realidade nova para o arrogante Solo, terrível e maravilhosa ao mesmo tempo." p.411

Claro, esses são apenas alguns exemplos. Os três livros trazem diversos elementos que os enriquecem, e consequentemente o amor dos fãs para com a obra, vendo no íntimo de seus personagens mais famosos, como Luke Skywalker, a Princesa Leia Organa, Han Solo, Chewbacca, Darth Vader entre outros.

Há, contudo, certa diferenciação entre a narrativa de um livro para outro, sendo isto atribuído justamente por cada uma ter sido escrito por autores diferentes. Mesmo que eles conservem a essência, o recheio torna-se um pouco diferente, mas nada que atrapalhe a leitura. Cada livro possui aproximadamente 200 páginas cada e foi uma ótima ideia lança-los juntos. 


O mais curioso de tudo é que estes livros já haviam sido lançados anteriormente no Brasil, o último deles em 1983, individualmente. Agora, ou mais precisamente no dia 25 de maio de 2014 (a.k.a. Dia do Orgulho Nerd/Dia da Toalha) a Darkside Books trouxe as três histórias compiladas em um único volume numa edição para lá de luxuosa, com capa dura e a oportunidade para todos os fãs de reviver a trilogia clássica sob outra perspectiva (e igualmente divertida). E para aqueles que estão na espera pelo próximo filme, pela próxima trilogia, por que não começar um aquecimento revivendo toda a história da trilogia clássica?

George Lucas é produtor, roteirista e cineasta. Criou a Lucasfilm em 1971, responsável pelas franquias Star Wars e Indiana Jones, que agora pertencem a Disney. Donald F. Glut é autor de roteiros infantis para a TV, como Shazam!, Homem Aranha, Transformers e outros. James Kahn é escritor e já adaptou para os livros outros clássicos do cinema, como Os Goonies, Poltergeist...

Escrito por um droide protocolar há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante...

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oiiii
    Acredita que nunca assisti Star Wars? Está na minha lista a algum tempo, mas sempre acabo colocando outros filmes na frente (feio, eu sei). A primeira vez que vi esse livro (ao vivo) fiquei encantada com a edição maravilhosa. Mesmo sem nunca ter assistido, quis muito comprar o livro (até porque ia ficar lindo na minha estante), mas estava sem dinheirinhos :'( Achei bacana eles juntarem três livros, de autores diferentes, em uma única edição. Fica diferente.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  2. Sou fã de Star Wars e sou louco para ler esse livro. Eu o tenho e pretendo ler esse ano, o que tem faltado até agora foi tempo. Mas sua resenha me animou ainda mais. Lerei, com certeza!

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...