quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Momoiro Clover Z vs KISS: uma parceria inusitada

I wanna rock and roll all night desu!



Sabe aquelas coisas que você não bota fé e no final acaba te surpreendendo? Pois bem, esta é uma delas

Foi anunciado em 17 de novembro de 2014 que o grupo idol japonês Momoiro Clover Z e a banda americana Kiss iriam lançar um single juntos. Até aí tudo bem... não pera! Como assim um grupo idol e uma banda de rock lançando um single? O que iria sair desta inusitada parceria? A resposta é uma só: "Yume no Ukiyo ni Saitemina".


O 13th single do Momoiro Clover Z foi lançado "oficialmente" dia 28 de janeiro. O grupo idol, que é responsável pela abertura e encerramento do anime Sailor Moon Crystal, é alvo de um projeto de colaboração entre os dois grupos que faz parte de um esforço da King Records em lançar as garotas mundialmente aos poucos. Além das versões físicas do single (uma do grupo e outra da banda), também está disponível digitalmente através do iTunes em 128 países, inclusive o Brasil.

O single conta com seis faixas, sendo que três delas são instrumentais. A música que dá o nome ao single, e consequentemente é a música do PV (promotional video) ficou a cargo de Paul Stanley (vocalista e guitarrista base do KISS) e Greg Collins, com letras de Yuuho Iwasato (que já trabalhou anteriormente com a cantora/dubladora Maaya Sakamoto). As garotas do Momoclo cantam a música tenho acompanhamento back-vocal e instrumental do Kiss. Contudo, a banda Kiss não sobra no projeto tendo a sua versão de "Yume no Ukiyo ni Saitemina", intitulada "Samurai Son". Curiosamente, "Samurai Son" será a canção de abertura da versão japonesa do "Best of Kiss 40", uma compilação afim de comemorar os 40 anos da banda. As duas versões do single, mesmo tendo capas diferentes, são iguais em seu conteúdo. 

Versão Kiss
Versão Momoiro Clover Z
O PV de "Yume no Ukiyo ni Saitemina" foi lançado uma semana antes, no dia 19 de janeiro e até o momento que este texto estava sendo escrito, já alcançou mais de um milhão de visualizações. Nele, há uma mistura de animação e live action. O clipe foi dirigido por Masatsugu Nagazoe e a animação ficou por conta de Sushio, do estúdio Trigger, que é o mesmo estúdio responsável pela animação KILL LA KILL. Ele traz as características das garotas do Momoclo, que são sempre energéticas e a incorporação do balé, ginástica e filmes de ação, demarcando as personalidades de cada uma, com alguns aspectos delas: care rice para Shiorin, um sapo para Momoka, um coração para Aarin, trovões para a Reni e o portão principal para líder Kanako. Suas cores características também foram mantidas, parodiando as séries super sentais. Já o Kiss conseguiu mostrar suas características, que são conhecidas mundialmente, como suas maquiagens e toda a agitação do rock da própria banda. Tudo isso, combinado com elementos da cultura japonesa só serviu para deixar o clipe mais interessante.




"Yume no Ukiyo ni Saitemina" pode ser traduzido como Tente Florescer em um Mundo Efêmero de Sonhos, traduzido pelo blog DREAM HUNTER. Para ver a tradução completa clique AQUI. A letra, de acordo com Iwasato, traz a mensagem "viver uma vida sem medo". Para isso, ela incluiu palavras com sensações dramáticas para descrever os singulares movimentos acrobáticos do Kabuki. Tanto a canção como o vídeo trazem a arte tradicional japonesa Ukiyo-e (um estilo de pintura similar a xilogravura desenvolvida no Japão ao longo do período Edo). O vídeo em si retrata Momoiro Clover Z vs Kiss, onde as idols enfrentam os roqueiros.




E convenhamos, o resultado final ficou muito bom! E se você, assim como eu não botava fé no projeto, saiba que a música ficou algo gostoso de ouvir. Os pré-conceitos devem ficar de lado, pois o Kiss soube criar uma melodia que contrastou incrivelmente com as idol do Momoclo, provando que culturas diferentes (bem como ritmos) pode sim coexistir juntos em um único single.

Assista ao clipe e se surpreenda também: 夢の浮世に咲いてみな/ももいろクローバーZ vs KISS(YUMENO UKIYONI SAITEMINA/MOMOIRO CLOVER Z vs KISS)


Espero que o projeto dê resultado... para ambos os lados.

fonte de informação para este post: Momoiro Clover Z WikiAnime XMithrilDREAM HUNTERS

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Isso que eu chamo de uma ótima novidade.
    Eu adoro Kiss.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha visto o clipe antes e achei fantástico! Espero que essa parceria quebre o preconceito que muitos ocidentais tem sobre cultura japonesa. Além do contraste de ocidente x oriente temos o contraste de idades! Hehe. lindo demais de se ver :3

    ResponderExcluir
  3. Adoro quando essas combinações diferentes dão um resultado bacana. Kiss é muito legal, gosto do Rock deles. Não conhecia as meninas do momoiro, mas gostei do single.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...