domingo, 1 de fevereiro de 2015

A Fúria dos Reis: As Crônicas de Gelo e Fogo - livro dois

Quando os reis estão em guerra, a terra toda treme


A Fúria dos Reis: As Crônicas de Gelo e Fogo, livro dois - George R.R. Martin - 656 páginas - 2011 - LeYa

Quando um cometa vermelho cruza os céus de Westeros, os Sete Reinos estão em plena guerra civil. Os exércitos dos Starks e dos Lannister estão se preparando para o confronto final, e Staniss - irmão do falecido Rei Robert -, desejoso de possui um exército que luta pela sua reivindicação ao trono, alia-se a uma misteriosa religião oriental. Porém, seu irmão mais novo também se proclama rei. E, enquanto isso, os Greyjoy planejam vingança contra todos que os humilharam dez anos atrás.
Ainda, no distante Leste, poderosos dragões estão prestes a chegar aos Sete Reinos, trazendo fogo e morte... Um perigo de proporções gigantescas, muito maior do que as grandes guerras!

Se a Guerra dos Tronos foi a introdução, A Fúria dos Reis é o desenvolvimento do que seria as Crônicas de Gelo e Fogo, visando que será uma grande história - não somente na quantidade, mas na qualidade e magnitude que a história já mostrou possuir.

Continuando o impasse entre os Lannister e os Starks, dessa vez temos outros jogando o Jogo dos Tronos: Stannis e Renly, engrossando os conflitos pelo cobiçado Trono de Ferro. E achando que um Rei é pouco, tio Martin colocou mais três, colocando mais lenha na fogueira. Enquanto iso, Daenerys, a Mãe dos Dragões tenta incansavelmente uma maneira de retornar aos Sete Reinos afim de requerer o que é seu por direito.


Como já dito anteriormente, As Crônicas de Gelo e Fogo é diferente de O Senhor dos Anéis. Não somente na política aqui existente, mas na presença da religião e da crendice que as personagens tem para deuses, antigos (que são cultuados principalmente entre os nortenhos, os Starks) como os novos 7: O Pai, A Mãe, O Guerreiro, o Ferreiro, a Donzela, a Velha e o Estranho (estes cultuados pela maioria), indo para O Senhor da Luz, proveniente do Leste (e cultuado por Stannis e seus seguidores). Percebe-se que neste livro, esse tenha sido o tema central da história - enquanto o primeiro se concentra na parte política da coisa, muito embora este englobe bastante, transformando A Fúria dos Reis misto nesses dois quesitos.

A parte fantasiosa, antes engatinhando no livro um, agora dá sinais de começar a dar seus primeiros passos - com a presença dos "bebês" dragões de Daenerys e a participação do culto ao Senhor da Luz -, com o mesmo ou talvez maior ar sombrio, presente em cada capítulo.

Deus é uno, ensinara-lhe Septão Osmynd quando era nova, como sete aspectos, tal como o septo é um único edifício com sete paredes. Os septos ricos das cidades possuíam estátuas dos Sete e um altar a cada um." p.321

Tio Martin consegue manter o mesmo ritmo imposto em seu primeiro livro. A imprevisibilidade está presente a cada parágrafo, a falta de distinção também está neste e naquele personagem e cada ação parece ser feita com base em suas próprias ambições. Afim de mudar de ares, tio Martin introduz outros dois pontos de vistas, além dos já conhecidos no A Guerra dos Tronos, enriquecendo ainda mais a história.

O grande problema deste livro (e talvez de todos da série) seja sua conclusão. Tio Martin tem o péssimo hábito de acabar a história na parte "clímax", deixando-nos curiosos com o que vai acontecer a este ou aquele personagem. E assim como presente no primeiro livro, A Fúria dos Reis também traz apêndices, que serve bastante para conhecermos as personagens que tecem a teia do jogo dos tronos, com seus Reis e suas cortes, porque não satisfeito em colocar um Rei, Martin nos deu 4 e 1 Rainha.

George R.R. Martin trabalhou como escritor e produtor de diversas séries e filmes de grande sucesso. Em meados dos anos 1990, deu início a sua grandiosa obra: As crônicas de gelo e fogo, que possui também uma produção da HBO com a estreia da sua quinta temporada prevista para abril, na qual Martin participa como produtor.

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Ainda estou lendo esse livro. George Martin é um gênio por isso seus livros precisam ser lidos com calma. Agora outra coisa, você gosta da série "Como treinar seu dragão"? vi aí na foto e não resisti, tive que perguntar. Adoro a série da Cressida Cowell.
    Um beijo da Alê!

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Tenho muita vontade de ler essa série, mas confesso que desanimo toda vez que vejo o tamanho de cada volume e seu preço. Quero muito um e-reeader. Além de ser bem mais leve, será um alívio não ficar vendo quanto que ainda falta pra ler hehe. A história parece ser muito emocionante.
    Grande beijo

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  3. George R.R. Martin é um gênio da fantasia. Ele conseguiu criar um universo enorme com essa série de livros, mas como não consigo ler livros muito grandes, fico acompanhando a série de tv mesmo! Só espero que eu não perca muito da magia que é beber direto da fonte!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. oi nath, tesouro para quem ama a trilogia, infelismente so consigo ler um livro inteiro se for de romance amiga kk tbm o tempo nao ajuda :/
    nath me visite tambem:
    gilvaniaevans.com

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro esse livro. Aliás, adoro a série. Para mim, George é um dos melhores escritores vivos.
    Excelente postagem!

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  6. Esse foi o livro da série que mais demorei a ler! Deuso como essa história da voltas e mais voltas e as vezes parece não sair do lugar! Um reino divido, uma guerra civil, no Norte surge uma ameaça mistica e a magia começa a mostrar sua face! Claro que eu gosto do tio Martim, mas as vezes os finais dele também me dão nos nervos kkk

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...