domingo, 30 de novembro de 2014

Mago: Aprendiz - Saga do Mago - Livro 1

Um click não basta. É preciso um bang!


Na fronteira do Reino das Ilhas existe uma vila tranquila chamada Crydee. É lá que vive Pug, um órfão franzino que sonha ser um guerreiro destemido a serviço do rei. Mas a vida dá voltas e Pug acaba se tornando aprendiz do misterioso mago Kulgan. Nesse dia, o destino de dois mundos se altera para sempre.
Com sua coragem, Pug conquista um lugar na corte e no coração de uma princesa, mas subitamente a paz do reino é desfeita por misteriosos inimigos que devastam cidade após cidade. Ele, então, é arrastado para o conflito e, sem saber, inicia uma odisseia pelo desconhecido: terá de dominar os poderes inimagináveis de uma nova e estranha forma de magia... ou morrer.

Mago: Aprendiz - Saga do Mago - Livro 1, Raymond E. Feist, 2013, 432 páginas, Saída de Emergência Brasil



Imprescindível e até um tanto retórico comparar a obra com O Senhor dos Anéis de Tolkien. Pleonasmo até, ainda mais com as diversas semelhanças que aparecem em Mago: Aprendiz, tais como os elfos, anões guerreiros, além de toda uma geografia semelhante à Terra Média. Raymond E. Feist pegou a essência e deu um toque pessoal na obra, transformando a Saga do Mago no que ela é considerada hoje: "uma obra-prima da fantasia épica", de acordo com a própria Saída de Emergência.

A história de Mago: Aprendiz mostra como Pug, um simples garoto torna-se aprendiz de um mago, querendo ele ser um guerreiro. Logo depois torna-se escudeiro e ainda se apaixona pela filha do duque de Crydee. Além disso, há as ameaças de outro mundo, que vem perturbar a paz do reino. Diferente dos livros do gênero, neste há a inserção de romance - que eu me lembro, não costuma aparecer muito nesse tipo de história.

- A minha maneira, eu te amo, Carline - O rosto dela ficou vermelho, e impedindo uma calamidade, ele apressou-se: - Mas acho que eu deveria tentar saber mais sobre mim mesmo ates de tentar decidir sobre o resto -." p.158

A história não fica totalmente centrado em Pug - por razões do destino -, mostrando fatos e abordando outros personagens, conferindo a nós toda a grandiosidade que Midkemia apresenta, que nos é revelado durante sua narrativa, apresentando suas lendas e mitos, que nos faz mergulhar de cabeça na história.

Outras capas de Mago: Aprendiz

Sua narrativa acontece em terceira pessoa e apresenta bastante descrições e diálogos. Não é uma leitura rápida, onde somos martelados com diversas informações sem conseguirmos digeri-las. É algo que precisa ser saboreado com calma e que para alguns pode ser até entediante. Raymond E. Feist consegui juntar tudo o que uma narrativa épica possui, tanto pelo cenário, que lembra bastante a Idade Média, com seu rei, duque e ducados.... sem contar a presença de criaturas próprias do gênero tais como elfos, magos, anões, cavaleiros e os seres "alienígenas" tsunari, que fazem parte exclusivamente da Saga do Mago. Além de ter todo esse foco na literatura fantástica, Mago: Aprendiz ainda traz um pouco de questões políticas presente na história, não sendo este o tema principal da história. Aliás, nem a magia é tão abordada por aqui.

- Pode estar aí a preocupação do Rei, pois os Exércitos do Oeste há muito pertencem mais ao Príncipe do que ao Rei. Se o seu pai os convocasse, a maioria acudiria, pois o veneram quase tanto quanto veneram Erland. E se o Rei negasse... - Deixou a frase se perder." p.261

Um ponto negativo a destacar da obra é a ausência de certos personagens durante boa parte da narrativa, justamente por ordem de seus destinos, só vindo a aparecer no final do livro, ou deixando uma brecha aberta para que nos seja apresentado em outra oportunidade, o que deixa a sua conclusão vazia até o momento onde a história se encontra, nos deixando um tanto desapontados e ao mesmo tempo curiosos. A ausência da magia também é notada, visto que acompanhamos um aprendiz de mago, em certo momento, tornando-se obsoleta na história, dando vazão para a guerra contra um povo desconhecido.

Não que a história não valha. Muito pelo contrário. Raymond E. Feist conseguiu criar não somente um mundo, mas dois - levando em consideração os tsunari -, que num primeiro momento é pouco abordado. Somente em seu final é que começamos a ver o outro lado da história, que de acordo com o trecho do segundo livro, terá mais importância para o destino de Pug e quem sabe de toda Midkemia.

Pug pensou em tudo o que acontecera nos últimos meses e percebeu que os seus sonhos, nos quais via o Rei responder ao chamado de Crydee com estandartes ao vento, eram mais uma fantasia de garoto estilhaçada na dura rocha da realidade." p.272

Mago: Aprendiz é o primeiro livro da Coleção Bang! da editora Saída de Emergência, que traz uma obra desconhecida do grande público até então, levando em consideração a sua publicação original, que aconteceu em 1982, tendo uma nova edição atualizada e revisada em 1992, enriquecendo o nosso mercado de literatura fantástica. A própria editora é nova por aqui, mas traz uma vasta experiência nesse mercado, visto que ela é originalmente uma editora portuguesa centrada nesse tipo de publicação. Aliás, a Saída de Emergência é a mesma que lançou ano passado a Revista Bang!

Junto com o livro, vem um pequeno pôster que traz o mapa de Midkemia, bastante útil durante a leitura e para nos situarmos na história. Sua diagramação não traz grandes diferenças dos livros atuais, e não foi encontrado nenhum erro grave de português. 



Enfim, assim como o slogan da editora é 'livros para fugir da rotina", Mago: Aprendiz - Saga do Mago - Livro 01 se encaixa perfeitamente nesse perfil.

Continua em Mago: Mestre - Saga do Mago - Livro 02

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Estou querendo este livro praticamente desde seu lançamento. Apesar de não ter tido um bom começo com a literatura fantástica (O 1º livro que li desse gênero não me cativou), estou muuuuuito curiosa para ler O Mago: Aprendiz.
    Você ressaltou pontos interessantes e agora fiquei ainda mais curiosa! =)
    Um abraço
    Samantha Artes e Books

    ResponderExcluir
  2. Achei bem interessante esse livro. Gosto bastante de épicos e livros de fantasia. Só fiquei curiosa para saber qual é o tema da história, já que magia e política estão em segundo plano. Um beijo!
    Alê.

    ResponderExcluir
  3. Também quero esse livro desde o lançamento.

    Seu post me deixou com mais vontade ainda!

    Haha!

    gotasdexp.blogspot.com

    (Aliás, que capa maravilhosa *--* )

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...