quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Loveless - aquele que não é amado

Para aqueles que procuram pelo novo e diferente



NewPOP arriscando no BL (again)

Anunciado em abril para ser lançado em junho, fato que ocorreu somente em julho (devido a um erro da gráfica), Loveless pegou muita gente de surpresa. E talvez tenha deixado alguns contentes.

Scan retirado do site Loveless BR

Um raro distúrbio psicológico fez com que Ritsuka Ayagi perdesse todas as suas memórias até os dez anos de idade e também sofresse uma drástica mudança de personalidade. Como resultado, Ritsuka tornou-se um garoto solitário, com dificuldades em se encaixar na sociedade. Não bastasse todo esse passado traumático, o irmão mais velho de Ritsuka, Seimei, é brutalmente assassinado. Agora, disposto a encontrar respostas, Ritsuka vai atrás do amigo de Seimei, mas encontra muito mais do que poderia imaginar.

É com essa sinopse que somos apresentados ao mangá, que visa agradar fãs de Boys Love (o tão conhecido Yaoi). Não é, contudo, o primeiro título do gênero que a editora lança. Gravitation RED e Gravitation BLUE, ambos light novels foram a primeira empreitada (que me lembro) da NewPOP em águas tão turbulentas. 

Num primeiro momento, a história se mostra simples, até o momento que começamos (mesmo em seu primeiro volume) a entendê-la melhor. O mangá começa com Ritsuka indo para uma nova escola, e fazendo amizade com Yuiko (justamente por ela e suas "amigas" o acharem bonitinho, enquanto ele a acha uma idiota). Yuiko trata a si própria sempre em primeira pessoa, o que é um tanto irritante de ler. 

Scan retirado do site Loveless BR

Logo no início, Soubi, amigo de Seimei aparece misteriosamente a procura de Ritsuka e é aí que a história parece dar um pequeno tranco. Soubi na verdade é um combatente e fatos sobre a morte de Seimei começar a aparecer, despertando em Ritsuka a vontade de saber quem foi o responsável pela morte de seu irmão, enquanto tenta recuperar sua memória, o seu eu verdadeiro.

Além da busca pelos assassinos de seu irmão, Ristuka também fica sabendo que ele foi aceito (sem nenhum consentimento) como sacrifício, afim de participar de batalhas junto de um combatente, que neste caso é o Soubi. "Em uma batalha, o sacrifício é quem recebe todos os danos do combatente", dando-nos uma ideia de como Seimei pode ter sido morto, mesmo que detalhes do motivo ainda não tenham sido revelados.

Deixando o preconceito de lado, o mangá pode vir a ser sim um bom investimento. Os momentos 'BL" da coisa toda, acontecem justamente pelo relacionamento que existe entre um combatente e o sacrifício, simples como um servo (combatente) e seu mestre (sacrifício).

Scan retirado do site Loveless BR

O mangá possui um traço limpo e simples, porém detalhado. Num primeiro momento a temática pode assustar, sendo que ela é essencial para seu desenvolvimento, sendo que nada de explícito tenha sido mostrado nesse primeiro momento (visto que sua faixa etária é para os maiores de 18 anos). Percebe-se que houve um certo cuidado da autora para com as personagens e o uso das orelhas não é mero capricho, há um motivo para estar lá: elas fazem o papel de pureza, da inocência humana, aquela sem pudor, enquanto aqueles que não há possuem são os adultos da coisa toda, alguns como o Soubi, são vistos com surpresas pelos com orelhas. 

Nota-se também que a trama ainda terá mais aprofundamento e presumo que não deverá deixar a desejar no quesito romance, mistério e fantasia. Não é à toa que o mangá tenha conquistado tantos fãs quanto a editora NewPOP afirma. Além do manga, Loveless ganhou uma adaptação para anime com 12 episódios pelo estúdio J.C. Staff, o que ajudou a tornar a obra tão famosa aqui no ocidente. Contudo, o mangá encontra-se em andamento no Japão, com 12 volumes já compilados.

É interessante ver a preocupação que as editoras vem tendo atualmente com seu público, e a NewPOP já mostrou que nenhum deles ficará sem considerado, visto que seu catálogo está aumentando cada vez mais, assim como ela tenta melhorar sua logística. 


Loveless é um lançamento da editora NewPOP, com 194 páginas (incluindo páginas coloridas), impresso em papel off-set, com capa cartonada por R$12,90, com periodicidade bimestral.

Vai encarar?

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Primeiramente, obrigada por lembrar do pedido!

    Achei o começo do mangá meio morno e o protagonista meio chatinho, mas a medida que os mistérios foram aparecendo a coisa foi melhorando. Por enquanto achei curiosa a forma que o romance foi colocado na história e acho que o yaoi não deve incomodar nem os mais desgostosos do gênero. Aliás nem deveria de qualquer forma... Não entendi o +18, mas veremos no decorrer da série...
    Só senti falta de comentário sobre as batalhas esquisitas. Não entendia direito o que acontecia nelas :P

    No mais,

    ResponderExcluir
  2. Me admira estarem investindo em títulos do gênero, num país onde ainda há muito preconceito sobre o tema. Talvez pelo tipo de publico que compre mangás já pensar diferente que permita isso - e talvez o +18 seja mais pq tem homossexualidade.
    Me lembro que gostei muito do anime de Loveless... mas odiei o final. Talvez pq o mangá ainda está em produção fizeram aquele final nheca.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Parece bom, mas ainda não sei se leria.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...