quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Está aberta a septuagésima quarta edição dos Jogos Vorazes


Se eu fosse me deixar levar pela opinião alheia, tampouco eu teria aberto o livro, mostrando meu total desinteresse pela obra, assim como fiz com sua versão versão cinematográfica. 

E como diz o ditado: 'Nunca julgue um livro pela capa', Jogos Vorazes se mostrou acima das minhas expectativas com uma pitada de algo a mais.


"Só consigo pensar no quando todo o sistema desses Jogos Vorazes é injusto."



"Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!
Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vindo do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, uma garoto que ajudou sua família no passado também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição será preciso mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?"

Jogos Vorazes, Suzanne Collins - 397 páginas - Rocco - Jovens Leitores 

É quase impossível não comparar Jogos Vorazes com o mangá Battle Royale. Afinal, a ideia dos dois são exatamente a mesma: jovens que devem lutar entre si num jogo de sobrevivência, ambas é claro, controlados por um governo. No caso do livro, é um meio que o governo, ou a Capital tem para mostrar sua força perante a população, lembrando-os que rebeldes não tem chance, como se vivessem numa constante ditadura. 

O sistema que rege o lugar é simples. Quanto mais o Distrito possuir um número alto, mais pobre ele é. O Distrito 12 nesse caso, é o mais pobre de todos. Não é a toa que senti a autora fazendo uma alusão perante toda fome e pobreza que a protagonista passa.

Jogos Vorazes pode muito bem ser visto com uma grande crítica aberta aos reality shows existentes, onde os grandes investem para o entretenimento alheio enquanto outros passam por duras dificuldades. Afinal, os jogos são um grande show que não serve somente para mostrar a força da Capital, mais para entreter os moradores dos 12 distritos, em especial aos grandes que moram na Capital. 

Piada a parte, o título poderia muito bem ser The Hungry Games ao invés de The Hunger Games, tanto a sua referência com comida. Chega uma hora que cansa ver o sentimento de Katniss perante um alimento. Algumas passagens se tornam supérfluas em determinado momento. Não é preciso exagerar tanto. Dá para sacar que a personagem passa por grandes dificuldades, tendo ela mesma que caçar sua refeição logo nos primeiros capítulos.
"O cozido hoje foi feito com tenros pedaços de cerneiro e ameixas secas. Perfeito sobre o leito de arroz selvagem."
Posso até compreender o porque muitos chiaram em relação a literatura de Suzanne Collins. Além de ser uma narrativa em primeira pessoa não houve nenhum sinal do amadurecimento das personagens (dando ênfase a nossa narradora Katniss) para com a obra. Aliás, sua participação não é uma das melhores, ela prova que consegue ser falsa nos fazendo acreditar que ela seja outra pessoa, moldando-a de acordo com o que a Capital e os telespectadores querem ver e como consequência, tem audácia para desafiar os Idealizadores, quase como um tipo de protesto ao sistema como um todo.

Katniss é tenta ser algo e ao menos tempo não é. Faltou um pouco mais de desenvoltura nesse quesito. A mesma pessoa que vemos no começo do livro é exatamente a mesma do final. E isso soa falso nas circunstâncias apresentada... Afinal, ela só estava interpretando seu papel nos jogos.


Contudo, mesmo com todos esses contras, Jogos Vorazes é algo diferente do que eu achava ser. É como uma crítica a céu aberto contra o sistema existente em Panem, um futuro utópico criado pelo próprio ser humano. Com suas ações no jogos, Katniss mostra que pretende desafiar todo o sistema, sendo que suas ações poderão (ou não) mudar toda uma sociedade.

Jogos Vorazes é o primeiro livro de uma trilogia.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Eu mesmo não cheguei a ler o livro ainda, mas gostei do filme. Deve ter muuuitas diferenças (como sempre) mas até onde me falaram é bem parecido.

    Você chegou a assistir o filme também? É legal ver quando alguém lê o livro e vê o filme, assim temos uma opinião muito concreta sobre as diferenças....

    PS.: Fiquei com vontade de ler o livro

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...