sábado, 14 de setembro de 2013

Quando ninguém chamava Anime de Anime #1



E houve uma época primitiva e selvagem em que não havia TV paga, internet ou downloads. Um tempo estranho em que se ouvia música em enigmáticos discos negros. Se você quisesse ver seu desenho japonês favorito teria que sentar comportado em determinada hora, com seu copo de Toddynho na mão, e esperar começar.
Uma época em que se você chamasse alguém de "otaku" provavelmente responderiam: "vai você pra este lugar". Chamamos a estas eras primitivas de A ÉPOCA EM QUE NINGUÉM CHAMAVA ANIME DE ANIME.


FANTOMAS (黄金バット)

O heróico Morcego Dourado

Este anime fez a alegria dos proto-otakus nos anos 70 e 80 com sua exibição na TV Record. Claro que para os padrões de hoje a animação parece extremamente primitiva, mas as aventuras do guerreiro criado pela civilização atlante para socorrer a humanidade em momentos de perigo marcou a memória afetiva de toda uma geração.

Eis a sinopse (sim, vou ter a cara de pau de apelar para a Wikipédia, mas não façam isto na escola):

Dr. Still, um famoso arqueólogo deseja encontrar o continente perdido de Atlântida, mas o robô do Dr. Zero afunda seu navio. Somente ele sua filha, Marie, sobrevivem ao naufrágio, fugindo no supercarro. Durante a viagem necessitando de água potável para seus motores, Sill e Marie pousam em uma ilha que descobrem se tratar da lendária Atlântida, agora de volta à superfície devido a uma explosão vulcânica.

Ao desembarcarem são atacados pelo robô gigante do vilão. Em sua fuga, encontram acidentalmente a tumba do imperador Ogon Bat. Após decifrarem os hieróglifos, que dizem que a cada 10 mil anos, um grande mal ameaçará a Terra e somente o guerreiro que está no esquife pode vencê-lo, Marie derrama água sobre o esqueleto do sarcófago trazendo, Fantomas de volta a vida. O herói recém desperto destrói o robô gigante e salva Still e Marie.

Marie e o Dr. Sill tornam-se protegidos de Fantomas e, quando necessário, Marie invoca o morceguinho dourado que se torna uma tatuagem no braço de Fantomas.

Entre seus superpoderes, Fantomas é constituído de um metal indestrutível, possui supervelocidade e superforça. Além disso, pode controlar tempestades, criar terremotos, voar e até viajar por outras
dimensões.

O vilão Zeroooooo

A série adapta o tradicional personagem  Ōgon Batto ("Morcego Dourado") criado pelo escritor Ichigo Suziki  e o ilustrador Takeo Nagamatsu em 1931 para um gênero de teatro itinerante que usava ilustrações e era então popular no Japão.

A celebre série animada que fez sucesso por aqui foi produzida  pela  Tele-Cartoon Japan e animada pelo estúdio Daichi Doga entre 1967 e 1968 e teve 52 episódios realizados.






Honey, Honey (ハニーハニーのすてきな冒険)



No final dos anos 80 meninas sonhadoras grudadas na tela do SBT podiam divertir-se com um legitimo shoujo, embora não tivessem a menor ideia de que fosse tal coisa.

Sinopse (sim, sim, Wikipédia de novo):

Viena, 1907. A cidade oferece um banquete em comemoração ao aniversário da Princesa Flora. Vários líderes e pessoas lhe propõe casamento. O belo ladrão Fênix, disfarçado, está entre os presentes e interessado em roubar o anel da princesa, uma joia dada a ela por um milionário brasileiro chamada "O Sorriso do Amazonas". Ele arma uma cilada ao ferir o orgulho da princesa alegando que sua beleza é reflexo do brilho do seu anel. Ultrajada, a princesa esconde sua joia em um peixe e o atira pela janela, chocando a todos os presentes. Fênix revela seu disfarce e sai atrás do anel. A princesa Flora, então, promete casamento àquele que lhe restituir a jóia.

Enquanto isso, a jovem órfã Honey Honey (no Brasil adaptada como "Favo de Mel") trabalha como garçonete no banquete oferecido à princesa. Sem que ela saiba, sua gatinha, Lily, acaba comendo o tal peixe jogado pela princesa (e consequentemente, a jóia), o que a torna alvo de todos os pretendentes da princesa e do ladrão Fênix.

"Favo de Mel" consegue fugir com a gata num balão. A série gira em torno da fuga da garota pelos quatro cantos do mundo (incluindo Paris, Nova York, Oslo, Londres, Monte Carlo e Gibraltar), sendo perseguida pela Princesa Flora, os quatro pretendentes da princesa: um índio americano (Jerônimo), o rei da Bélgica(ou Rei Picareta), um militar alemão(Fritz Gestapo) e um milionário do petróleo(Paulo Petro). Além deles é claro, pelo atraente e galante ladrão de jóias  e seu gatinho Raul. Apesar de alegar perseguir a garota para obter o anel, volta e meia Fênix ajuda a órfãzinha e acaba se apaixonando por ela.

Um dos pontos fortes do anime é que os personagens sabem que estão num anime. Em um episódio, perseguindo Favo de Mel, o Rei Picareta diz:
-Espere Favo de Mel. Lembre-se que posso torná-la rainha por um dia, e ela:
-Isso foi noutro episódio, Picareta.

Entre as aventuras de nossa heroína, ela conheceu Romeu e Julieta.

Passando pelo Oriente Médio, Favo de Mel ganha um tapete voador, e passa a viajar com ele. No Japão, recebe o apelido de "O demônio do nariz comprido", e chega até a se apresentar como tal para um grupo.

Ao final do seriado, um médico consegue fazer com que Lily regurgite o anel, que vai parar nas mãos de Fênix.

A série conclui com a descoberta de que Favo de Mel é irmã caçula de Flora ao ser submetida pelo vikings ao seu hábito(?!) de fazer moças caminharem sobre carvão em brasa. Favo passa pelo carvão e em seu pé se vê a tatuagem da rosa, a mesma que a Princesa Flora tinha. O rei dos vikings reconhece a tatuagem e deduz que a menina é sua filha. A atitude de Flora perante Favo muda radicalmente: antes uma inimiga que não media insultos perante a órfã, agora era amistosa, referindo-se a ela como "irmãzinha".

Depois de tudo resolvido, Fênix devolve o anel à princesa, mas esta volta a jogar o anel fora, sendo acidentalmente engolido por um cachorro, reiniciando a perseguição do anel pelos pretendentes. Favo de Mel casa-se então com Fênix.


O anime é uma adaptação do mangá Honey Honey no Suteki na Bōken (ハニーハニーのすてきな冒険),de Hideko Mizuno, publicado pela Shueisha em 1968.




Hideko Mizuno foi assistente de Ozamu Tezuka
Os 29 episódios da série exibidos no Japão em 1981 e 1982 foram produzidos pelo estúdio Kokusai Eigasha e Toei Animation. No SBT a animação foi ao ar entre 1987 e 1989 (nada de Internet, lembram-se?).



Sim, houve uma época estranha e misteriosa em que animes passavam na TV aberta brasileira. Hoje soa como uma lenda urbana, mas sem dúvida esta presença na sala das pessoas ajudou a fixar a Cultura POP japonesa no imaginário de nosso país.

Atualmente temos uma acesso aparentemente infinito aos nossos produtos da Cultura POP favoritos, mas será que realmente valorizamos este privilégio?

Rogério Prado

Rogério Prado trabalha em um porão do FBI investigando casos inexplicáveis que ninguém mais leva a sério. Não, espere. Este é o Fox Mulder. Rogério Prado é só um cara que adora Cinema, Animação, Histórias em Quadrinhos e outras saborosas nérdices. Vou adorar receber sua visita: PALAVRARIUM

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Que saudade! Mas não trocava o acesso ilimitado às séries por nada. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha. Pode ser Nícia, mas às vezes é bom ter consciência da "preciosidade" das coisas e hoje perdemos esta noção em muitos aspectos.

      Excluir
    2. Sim, mas pelos vistos há quem tenha.

      Excluir
    3. Somos nostálgicos Nícia. Não é questão de achar o mais antigo melhor, é de ter consciência mais profunda do valor das coisas.

      Excluir
  2. Saudações


    Viagem no tempo...
    Nostalgia à porta com Don Drácula, Heidi, O Pequeno Príncipe, e muito mais...

    Sim, uma infância na qual eu via anime sem ter noção que era anime propriamente dito. E sem o menor arrependimento...^^


    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. sem duvida os anos 70,80 e 90 foram épocas importantes para muita gente,tudo era diferente,era mais gostoso de se viver,criei um Blog só de musicas dos anos 70,80 e 90 e é um verdadeiro sucesso,graças a Deus!lá os muitos comentários são em relação a isso,JÁ NÃO SE FAZ MUSICAS COMO ANTIGAMENTE,ERAMOS FELIZES E NÃO SABÍAMOS,parabéns pela matéria.há,caso queira conhecer o Blog esse é o link - http://flash-hits.blogspot.com.br todos serão sempre bem vindos obg!

    ResponderExcluir
  4. Cara, lembrou da minha infância Honey Honey... Era muito fã!! Engraçado é que sempre achei estranho essa história da gatinha que engoliu o anel... Ora, ela não cagava nunca!? Passou a série toda na barriga do bichana...

    Quanto ao termo anime, realmente eu sou do tempo que se falava desenhos japoneses e não tinha esse papo de "otaku". Pra dizer a verdade até detesto esse termo... Teve até uma dubladora cinquentona que me bloqueou depois que respondi estupidamente quando chamei assim. Fiz isso de propósito porque semanas antes ele fez o mesmo comigo só por chamado de tia.

    Quanto ao termo otaku, eu escrevi aqui nesse link o motivo de não gostar desse termo: Big Lui: Eu nunca serei Otaku!

    Tem um pouco a ver com essa postagem daqui, eu acho. Bem, é isso... Bom trabalho e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixe! O texto tá cheio palavras faltando... Mas acho que dar para entender, ha, ha, ha... Pronto, chega de comentar aqui... Abraços!!

      Excluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...