quinta-feira, 27 de setembro de 2012

[Evento] Fantasticon: VI Simpósio de Literatura Fantástica

Olá!!


No último sábado, dia 22 de setembro, está blogueira que vos escreve esteve presente no Fantasticon, VI Simpósio de Literatura Fantástica, que aconteceu em São Paulo.

Como foi meu primeiro Fantasticon, não sabia o que esperar do evento. Então fui sem grande expectativas...


"O Fantasticon é considerado hoje um dos eventos mais importantes da literatura fantástica nacional. Ele surgiu em 2007, para reunir leitores, escritores, editores e pessoas interessadas em Literatura Fantástica com o intuito de incentivar e enriquecer o estudo e o debate sobre o Fantástico no Brasil em suas três manifestações literárias principais: a ficção científica, a fantasia e o horror.[..]"

[...] "O Fantasticon é organizado pelo editor Silvio Alexandre, em uma realização da Biblioteca Pública Viriato Corrêa, do Sistema Municipal de Bibliotecas e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Integra o Circuito Nacional de Feiras de Livros, da Fundação Biblioteca Nacional – Ministério da Cultura e da Câmara Brasileira do Livro (CBL)."

Resumindo em poucas palavras, é uma reunião com vários leitores, editoras, autores da literatura fantástica  que vem crescendo cada vez mais no Brasil.

Além de poder encontrar vários autores e ser encontrada por eles, é possível participar de palestras, mesas-redonda, sessões de autógrafos, oficinas e muitas outras coisas... 

Como fui após o almoço, acabei chegando mais ou menos às 15h e pouco na Biblioteca. Como havia lido em um outro blog haveria o lançamento de diversos livros e a sinopse de um deles me chamou muito a atenção: O Andarilho das Sombras, de Eduardo Kasse.

Vendo pelo twitter, que ele estaria presente no evento e autografando o livro fiquei com mais vontade de ir. Cheguei até a perguntar qual o horário que ele estaria autografando e se conseguiria o autógrafo chegando no horário que cheguei. 



O mais legal foi que após comprar o livro, eis que o próprio Eduardo Kasse me encontra. Ele disse ter me reconhecido (por causa da foto do twitter) e percebeu que eu tinha seu livro. Imaginem como me senti. Simplesmente fantástico!!


Além de ter encontrado com Eduardo Kasse também tive a oportunidade de me encontrar com a autora Martha Argel, que além de bióloga, também lançou alguns livros de ficção, fazendo parte da antologia Amor Vampiro.


Conversei com ela a respeito do BookCrossing, da qual ela era uma das curadoras e ainda consegui "capturar" um livro através dessa iniciativa. Em breve pretendo falar sobre isso, então, por enquanto, clique no link acima e conheça mais essa ideia.


Após isso me encontrei com a autora Giulia Moon, e ela como sempre foi muito simpática. Conversamos pouco, pois logo iria começar uma das duas palestras da tarde. Infelizmente acabei esquecendo de registrar o momento e me arrependo muito disso.

A palestra, que na verdade foi uma mesa-redonda teve como tema "Lugar de mulher é na cozinha" com Martha Argel, Rosana Rios e Finísia Fidele

O nome da mesa-redonda vem da antologia do mesmo nome lançada no Fantasticon por essas três autoras, e foi discutido a participação da mulher na Literatura Fantástica Brasileira, bem como o livro e como era a mulher antigamente e como ela é hoje.


A outra palestra foi um bate-papo sobre "Autores congelados pela crítica e adorado pelos leitores" com Felipe Pena e André Vianco.

Como puderam ver, os dois autores falam justamente do que a crítica faz e Felipe Pena disse que "resenhistas de blogs deveriam receber pelas resenhas que fazem". Outro tema discutido também foi do porque só utilizarem livros com linguagem difíceis para estudo. Como disse André Vianco "escrever fácil é muito difícil"

Não sei se é porque estava bom, mais achei ambas, a mesa-redonda e o bate-papo curto.


Além das palestras, havia também exposições e pessoas vestidas de Steampunk, inclusive o organizador Silvio Alexandre. Steampunk é um subgênero do retrofuturismo, ou seja, tem como premissa junção de um contexto histórico e estético passado com tecnologias e ideologias cronologicamente mais recentes.


Houve também o Sarau Fantástico, que foi uma homenagem à André Carneiro, que foi escritor, poeta, cineasta e decano da Ficção Científica Brasileira e em comemoração aos seus 90 anos houve a leitura de poemas do autor, sempre antes de uma palestra/bate-papo/mesa-redonda. 

Os poemas eram lidos por membros do A.S. Rosa Negra.
Houve também, a apresentação de Cristiana Gimenes e Júlio Cesar Pompeo, onde eles estavam lendo a "sorte literária" do público. Fui prestigiada com uma mensagem do autor Edgar Allan Poe, o mesmo de Histórias Extraordinárias e fiquei feliz, ainda mais quando ela disse que havia somente 3 ou 4 mensagens do autor.

http://leiasuasorte.blogspot.com.br

"A verdadeira desgraça, na verdade, o derradeiro infortúnio, é
particular e não difuso. Demos graças a um Deus misericordioso pelo fato
de serem os espantosos extremos da agonia suportados pelo homem-unidade
e não pelo homem-massa!" (Edgar Allan Poe no conto Sepultamento Prematuro)

O Fantasticon foi algo de qual gostei muito. Achei uma maneira incrível o contato com autores brasileiros, além, é claro, as palestras. Infelizmente o evento acontece uma vez por ano. Terei que esperar até ano que vem para participar. E dessa vez quero poder ir em mais de um dia. 

Algumas informações e fotos retiradas através do site: Fantasticon :: Simpósio de Literatura Fantástica

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. aff queria muito ter ido ç3ç vou ter que me contentar com a Bienal de Fortaleza mesmo

    http://himi-tsu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu diria que é uma pena que o evento só ocorra em SP, rs!
    A blogagem ficou bem legal, mostrou o quanto gostou e participou do Fantasticon.
    E, sim, muito boa as surpresas... ;)
    Bjxxx!

    ResponderExcluir
  3. Oi Naty!
    Eu escolhi seu blog para responder a um meme. Confere aqui:
    http://palavrainvertida.blogspot.com.br/2012/09/perguntas-literarias.html

    Se você já respondeu a essa tag, ignore!
    Até mais...

    ResponderExcluir
  4. Que sorte você teve com o autor, hehe! Aiai, que inveja, a Eddie van Feu estava nessa feira =~

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...