sábado, 7 de julho de 2012

Tanabata Matsuri

Olá!!


Acontece hoje e amanhã no bairro japonês da Liberdade, o tradicional Tanabata Matsuri ou Festival das Estrelas.

Esse festival é conhecido como a maior festividade tradicional do Japão no Brasil, onde retrata a Lenda de Orihime e Kengyu.

A lenda japonesa que deu origem ao Tanabata é a seguinte:

Há muito tempo, de acordo com uma antiga lenda, morava próximo da Via-Láctea uma linda princesa chama Orihime, a "Princesa Tecelã".

A Princesa Orihime confeccionava a mais perfeita seda de que se tinha conhecimento. Preocupado com a excessiva dedicação, o Rei ordenou que ela se distraísse, dando passeios diários pelo reino. Em um desses passeios, Orihime conheceu um belo jovem chamado Kengyu, o "Pastor do Gado", e eles se apaixonaram.

Por causa dessa paixão eles esqueceram-se de seu trabalho e por isso foram castigados, sendo transformados em estrelas e separados pela via-láctea.


Comovido com a tristeza do casal, o Senhor Celestial permite somente um único encontro anual entre o casal, no sétimo dia do sétimo mês. Agradecidos por esse graça, o casal Orihime e Kengyu atende a todos os pedidos feitos em papéis coloridos chamados de tanzakus que são pendurados em bambus.

Na mitologia japonesa, este casal é representado pelas estrelas Vega (Orihime) e Altair (Kengyu), que estão situados em lados opostos da galáxia, que realmente só são vistas juntas uma vez por ano.

O Tanata Matsuri acontece anualmente no Japão, visando comemorar o reencontro do casal Orihime e Kengyu e é costume as pessoas usarem yukatas nessa época do ano, escrevem seus pedidos nos tanzakus e amarram em bambus, para que tenham seus pedidos atendidos. 


Aqui no Brasil, o primeiro Tanabata Matsuri aconteceu em 1979 e até hoje no bairro da Liberdade, as ruas e praças são decoradas com grandes ramos de bambu ornamentados por enfeites de papel colorido que simbolizam as estrelas. 

O Tanabata Matsuri acontece na Praça da Liberdade, Rua Galvão Bueno e Rua dos Estudantes, no bairro da Liberdade em São Paulo.

Hoje houve a abertura oficial, além da cerimônia de abertura, desfile e dança e o concurso Miss Tanabata Yukata. Amanhã irá ter apresentação de shows. 

Eu iriei amanhã para conferir o segundo dia de festival. Informações a cerca de que como foi estarei postando aqui, assim como fotos, caso eu tenha tirado algumas. Espero que o tempo esteja bom.

Informações e fotos: Associação Miyagui Kenjikai do Brasil e Tanabata - Wikipédia, a enciclopédia livre

Façam seus pedidos as estrelas!!

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. uaaaaaa nessas horas queria ser de são paulo ;-;

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga foi no primeiro dia. Só fui em festas tradicionais japonesas em curitiba, nunca em sampa =/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a história, muito interessante ela. O festival é mesmo muito bonito e alegre (os japoneses tem um grande bom gosto para festivais).
    Abç

    Contos do Universo Paralelo

    ResponderExcluir
  4. Estou propondo parceria
    http://otaku2035.blogspot.com.br/
    caso aceite confirme na postagem mais recente
    ^^
    ao aceitar enviarei o banner do otaku2035
    e colocarei seu banner
    Parabéns pelo ótimo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  5. Acabo de ler sobre a lenda e o feriado noutro blog e achei tão bonito <33
    principalmente, por ser baseado num mito.

    @blogabs | Blog Abs

    ResponderExcluir
  6. Aaah, não acredito que perdi ;-; Deveria ter anotado no calendário >_>
    Ano que vem com certeza eu vou ^^
    Beijos

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...