sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Happy New Year

Olá!!
Como vão? Como eu havia dito, esse post vai ser uma Retrospectiva do que aconteceu em 2010 aqui, assim como eu fiz ano passado. (Retrospectiva 2009).
Mais eu também vou falar de algo que havia prometido. Como é o Ano Novo no Japão.  ^_^v
Here I Go.
Vou fazer como eu fiz ano passado. Os posts mais populares de cada mês entram aqui. Os mais populares são aqueles que tiveram mais comentários. 

Parceria (15 de janeiro de 2010 - 11 comentários)
Anime Dreams 2010 (02 de fevereiro de 2010 - 7 comentários)
Happy Birthday to Me (11 de março de 2010 - 10 comentários)
The GazettE (13 de abril de 2010 - 5 comentários)
Dia das Mães (8 de maio de 2010 - 9 comentários)
Percy Jackson e os Olímpianos: O Ladrão de Raios (29 de junho de 2010 - 6 comentários)
Dia Mundial do Rock: O que você vai fazer para comemorar? (13 de julho de 2010 - 6 comentários)
O Último Mestre do Ar (30 de agosto de 2010 - 5 comentários)
Meme + Selo (21 de setembro de 2010 - 7 comentários)
Doces ou Travessuras (29 de outubro de 2010 - 4 comentários)
Quem é você em Os Cavaleiros do Zodíaco (2 de novembro de 2010 - 5 comentários)
Novo Layout (15 de dezembro de 2010 - 6 comentários).

Não achei esse ano muito bom. Em vez de fazer mais amizades acabei perdendo algumas como a Fer-chan ou a Nagareboshi no Haru, que simplismente, por nenhuma razão, deletaram seus blogs. Eu gostava tanto de visita-los. Também teve um pouco de distanciamento da Sam Girl, já que ela ficou completamente sem tempo. Sem contar que bem, mudei completamente a minha vida, comecei a trabalhar e bem, acabei ficando sem tempo de cuidar de mim mesma. Sem falar que fiquei muito emotiva. Será que tudo isso é fruto do distenciamente com minhas amigas de escola?
Acho que 2010 foi um ano muito corrido. Tanto para mim, que trabalhei feito uma condenada, como para os outros bloqueiros. Fico feliz por todos nesse final de ano, e espero que em 2011 a gente se encontre novamente. ^^
Espero fazer o blog crescer ainda mais, principalmente porque ja vou para meus 2 aninhos de blog. 


Oshougatsu: O Ano-novo japonês

Se você espera ver pessoas usando roupas brancas, bebendo champagnhe ou pulando sete ondas, esqueça tudo isso. Não estamos falando do Brasil, Estados Unidos ou México, mais sim do Japão.
Lá a passagem do ano velho para o ano novo é a comemoração mais importante para os japoneses. A festa pode durar de três dias até uma semana.
Bem, pensar que os japoneses não se divertam nessa época é meio exagerado. Já que há eventos em praias, onde grupos de j-pop se apresentam em palcos, com direito a queima de fogos no final. O Oshougatsu é considerado sagrado pelos japoneses, é uma data reservada para que a pessoa possa se purificar, fazer orações e dar boas-vindas ao ano que se inicia. 
Diferente de nós, os japoneses não saudam o futuro, mais sim agradecem pelos favores obtidos no ano que está termiando, dizendo "Akemashite omedetou gozaimasu!
Como vocês ja devem ter visto em alguns animes: pouco citado em Death Note, e bem frisado em Botle Fairy, é costume fazer, um mês antes, uma limpeza geral em casa. E não é só em casa que isso acontece não, nas empresas, funcionários se juntam para fazer essa faxina. Sinto que fiz isso essa semana. ¬¬
Lá, não se pode trabalhar nos dias do Oshougatsu, então a comida tem que ser feita alguns dias antes, com ingredientes que durem sem estragar. A tradição lá é comer toshikoshi soba (um tipo de marração) na última noite do ano e saquê doce, que começa a ser servido pela manhã.
A sim, já que os japoneses são Budistas e Xintoístas, não pode faltar o kagamimochi. Ele é feito de dois bolos de arroz (mochi) dispostos um sobre o outro e decorado com papel japonês. O kagamimochi é colocado sobre um altar como forma de agracedimento aos deuses, especialmente a Toshigami, o deus que, segundo a lenda, costuma visitar as residências no Ano-Novo.
Também há a visita aos templos. Ela começa a meia-noite do primeiro dia onde japoneses vão fazer orações por saúde e felicidade no ano novo. Acreditem, o templo que aparece no anime Lucky Star existe realmente de verdade. *_*
As crianças costumas brincar com brinquedos que, embora estejam presentes em outras épocas do ano, tem um significado especial para o período. Os garotos costuman jogar koma (peão) e empinar pipa (takoage), enquanto as meninas jogam petecas (hanetsuke) com raquetes (hagoitas), ricamentes decoradas.
Quem mais adora o Oshougastu são as crianças. Mais não é para menos. Elas recebem presentes em dinheiro dentro de um envelope, o Otoshidama.

Bom, vou ficando por aqui. Descupe pelo post grande. É que eu tenho que cumprir com minha palavra não é? O.<
Beijos, e até ano que vem.

Happy New Year.

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Ah, ultimamente um tanto de gente tem sumido dos blogs. D= Um tanto de blogs que eu amava não existem mais. ç_ç
    Super interessante o ano novo japonês. =o Eu sempre adoro a forma como eles comemoram as coisas e adoro os festivais também. *o* Super massa.
    :*

    ResponderExcluir
  2. Fofa, nós duas somos parceiras, mas meu banner não está aqui. Vc poderia, por favor, colocá-lo aqui? Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Feliz Ano Novo Naty *0*
    Meu primeiro comentário aqui no seu blog em 2011 XD
    Nossa, amei esta postagem *3*
    Muito boa!Adorei aquela plaquinha do Soul Eater XD EU peguei a?rs
    Ah pois éh, ano novo, da até vontade de chorar só de lembrar do Nihon >.<"
    Mas tudo bem~~
    Desculpe não comentar nas outras postagens!É que depois daquela que fiz de despedida de ano eu não entrei mais no blog xD
    Beijos mana e sucesso para o blog!<3

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...