segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional das Mulheres: Nós merecemos!!

Olá!! 

Tudo bem com vocês? Eu estou ótima.. mentira, tô não. Odeio fazer faxina, daquelas pesadas, e minha mãe sempre briga comigo por isso. E pior, hoje estava todo mundo aqui em casa reclamando de mim. Eu mereço? Da um desçanso pelo menos no Dia Internacional da Mulher. ò.ó

Mudando de assunto, quem aí assistiu o Oscar (Academy Awards) ontem? Eu assisiti na TNT, e ele é bem demorado, começou umas 22:00 e terminou às 2:00 da matina. Mais eu me diverti muito assistindo, mesmo que eu não tenha assistido a nenhum filme que foi indicado. Só não vou falar sobre a premiação hoje, porque HOJE é uma data que poucas pessoas se lembram. Aqui em casa, nós (eu e minha mãe) é que lembramos meu avô. Puff.... Então, aguardem até o próximo post, que deverá ser antes do meu aniversário. 

ps: faço aniversário dia 11, quinta-feira =P

Senta que lá vem história...

Para quem não sabe, hoje, dia 08/03/2010 está sendo comemorado os 100 anos do Dia Internacional da Mulher, que foi conquistado depois de muitas lutas. Antigamente, as mulheres não podiam trabalhar e nem votar. Tudo isso foi proposta na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial, quando ocorreu a incorporação de mão-de-obra feminina em massa, nas indústrias. Infelizmente, elas viviam em más condições de trabalho e os baixos salários. As protagonistas de um desses protestos, foi das operárias em fábricas de vestuário e indústria têxtil, no dia 08 de março de 1857 em Nova York.

E houve, a partir desse protesto, vários outros, em que as mulheres exigindo a redução de horário, melhores salários e direito ao voto. Essas manifestações foram reprimidas com total violência. As mulhers foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morrem carbonizadas.
Porém, seomente no ano de 1910, durante um conferência, ficou decidiso que o dia 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. E apenas em 1975, que a data foi oficializada pela ONU.

Infelizmente, ainda há muito preconceito e desvalorização da mulher, e mesmo com todos os avanços, elas aindam sofrem em muitos locais, com salárias baixo, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.


Mais é claro que essa luta não deve parar. Existe sim um Movimento Feminista, e esse movimento conseguiu muitas conquistas para o bem das mulheres, como por exemplo, a Constituição Federeal de 1988, que defini que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações. E que infelizmente, esse movimento perdeu muita força, e as mulheres aindam sofrem sim descriminação no mercado de trabalho, elas trabalham o mesmo que os homens e ganham menos que eles. Para que a sociedade evolua, é preciso que toda a descriminação que exista acabe. Eu sei disso, porque ano passado eu fiz um trabalho de Sociologia sobre o Movimento Feminista.
Para ver a notícia sobre o centenário do Dia Internacional da Mulher, é só clicar aqui.


E as mulheres nos animes? Como elas são?
Pelo menos, nos animês não há tanta descriminação em relação as mulheres. Em animês/mangás elas são fortes, tem poderes mágicos, são super heroínas, usam espadas, sabem cozinha, além de não serem sempre vistas com o sexo fragil. Ou seja, são muitas vezes mais incríveis que os homens. Mais ver elas fazendo trabalhos manuais é algo que eu não me recordo de ter visto. Se alguém se recordar de Alguma mulher que faça trabalhos manuais pesados, ou que trabalhe em algum fábrica, se é que existe, pode falar aqui viu? Eu tenho quase certeza que não existe. A é, mesmo que soframos algumas descriminações, não podemos sair batendo na pessoa que faz isso né? O jeito é continuarmos lutando, mais é claro, cumprindo com as nossas obrigações.

Bye bye e até a próxima...

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Feliz dia, Naty-chan!!

    Adorei o post ^^

    Jayo X3

    ResponderExcluir
  2. ~ Pior que não vi o oscar. xD Acabei dormindo, mas eu vou procurar que nem loca na NET para baixar. o.ó/
    ~ Paranbéns para nós. :3 As vezes me irrita que em algum shonnens é dificil a menina ser mais forte. =3= Well.. mas é só detalhe. xD
    ~ Eu tb uso FireFox... estranho mesmo porque o seu button ta aparecendo. Tanto no blog como no fórum.

    ResponderExcluir
  3. feliz dia das mulheres atrasado!! xD bah, isso é mal de mãe, ficar brigando com as filhas.
    Mas eu gostei do encerramento do seu post, que pega bem a temática principal do seu blog: como são as mulheres em animes.
    muito bom X3

    ResponderExcluir
  4. eu lembro de ter assistido um filme sobre essa epoca. a atriz principal foi contratada por uma fabrica e tipo ela trabalhava tanto quanto os homens e talz mas ela era acediada todo dia, ai rolo uns problemas foram pra julgamento ela foi preza e de dentro da prizao ela começou a revoluçao do sexo feminino. eh um filme bem interesante d se ver (msm eu sendo muito ruim em tentar contar a historia aquiXD)

    bem bjjs s2

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...