segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Vida de leitor # "Não tenho tempo para ler" é a maior desculpa que existe

Então você não tem tempo pra ler?



Ok, estamos no século XXI, no meio de tanta tecnologia (eu que o diga, com um celular nos últimos suspiros, já que uma hora ele vai descarregar mais rápido que o carregador consegue carregar), trabalho, das tretas diárias e o que mais ouço no dia a dia é a seguinte desculpa: "não tenho tempo para ler!". 

Vou me usar como exemplo: Eu trabalho e atualmente estou em um relacionamento sério, tenho preguiça (afinal, sou humana), um blog, vou ao cinema e sempre que consigo conciliar meu horário vou a algum evento/tarde de autógrafos/lançamento de livro, enfim tenho vida social e sim, ela cansa (talvez seja por isso que minha produtividade por aqui caiu). No meio de tudo isso (veja que incrível), ainda consigo ler - o que não significa que tenho equilíbrio literário e algumas leituras atrasadas por aí.

Não que eu seja uma alienígena, ou que eu use um vira-tempo, ou ainda que haja clones meus espalhados por aí, ou o mais plausível, que eu não seja brasileira (já que um brasileiro lê em média quatro livros por ano), mas é que realmente eu dou um jeitinho de ler sim, mesmo que eu mesma "não tenha tempo." Uma das desculpas que mais leio onde trabalho é justamente o xis da questão: "não leio porque não tenho tempo." É mais fácil admitir que você não quer ler, pronto. O mais curioso  que para ficar de olho na vida dos outros tem; de fazer aquela corrente/desafio/quiz que são um saco tem; de tirar a selfie perfeita - porque isso demanda tempo -, tem, para ler um livro, ou qualquer tipo de texto como artigo, uma notícia, a bula do remédio, não tem! É mais fácil admitir que você não quer ler, do que ficar dando desculpas por aí.

Isso na verdade tem muito haver com administração do tempo. Já parou para pensar em como você administra o seu tempo no dia a dia? Isso vale tanto para as horas de ócio como para as de trabalho. Provavelmente, durante suas "pausas", você provavelmente está num nível de dependência virtual do qual precisa a toda hora checar suas redes sociais ou até mesmo o whatsapp, ou no mundo moderno de hoje, sair por aí capturando Pokémon enquanto ostenta aquele Dragonite que capturou no facebook. Eu sei, a tentação é grande!

Mas já pensou em como você poderia utilizar essas pausas para ler? Seja aquele artigo, aquela notícia, ou aquele livro que está abandonado faz séculos no capítulo mais chato que você já começou. Não é difícil. Se você não paga as contas via internet banking e todo mês tem que enfrentar aquela fila quilométrica das lotéricas, saiba que ler pode ser um ótimo passatempo; esperando o ônibus é uma boa também (só tome cuidado para não ficar absorto na leitura e perder o ônibus); dentro dele também, mas tome cuidado: se você sente náuseas, simplesmente feche o livro e aproveite a viagem; esperando o elevador ou dentro dele (talvez até te ajude a evitar uma conversa com aquele chato do quinto andar); depois de almoçar enquanto descansa para ir pro segundo tempo; e no lugar que eu mais gosto: no troninho, o lugar ideal que ninguém vai querer te atrapalhar para conversar... Só não recomendo antes de dormir, vai que você se empolga e vara a noite acordado 

A desculpa pode ser contornada (se você quiser é claro, santo de casa não faz milagres). É assim que acabo lendo bastante coisa no dia a dia, porque às vezes, quando chego em casa, simplesmente não consigo pensar em ler depois de um dia daqueles no serviço, onde quero apenas descansar. É fácil e simples, basta você querer. A não ser que seja um livro de colorir, porque aí a desculpa é totalmente válida. E saiba que, de grão em grão a galinha enche o papo. Aliás, isso pode até ser bom se você é viciada em smartphone e não consegue desconectar de jeito nenhum. Dê um tempo e boa leitura. 

Engraçado que o recado do texto não se aplica aqueles que não tem tempo para ler, já que dificilmente eles o lerão.

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Mas e quando você tem tempo para ler e não consegue? Rs
    Eu sempre arranjava tempo para ler, mesmo que isso significasse sacrificar alguns compromissos urgentes (tipo, ler um texto para a faculdade), mas hoje eu até tenho um tempo sobrando para a leitura, mas não tenho ânimo.

    Já tem uns dois anos mais ou menos que a minha média de livros lidos diminuiu 98%. Ao menos livros de literatura. Livros técnicos e tal ainda sou meio que obrigado a ler, mas a diversão da leitura acaba ficando restrita apenas com os mangás mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hm... acho que você precisa de um tempo nas leituras técnicas... Já tentou em pegar algum livro para ler (vale light novel) nas férias, sem a preocupação de provas e tals?
      Experimente, vai que dá certo! ;)

      Excluir
  2. Saudações.

    Concordo que sempre existe um jeito para se conseguir tempo para ler. Dentro do transporte público é uma boa pedida para enfrentar engarrafamentos. Às vezes até me pego torcendo para ter um.

    Uma outra questão é achar o livro que tenha um assunto que interessa. Aí sim a pessoa lê até o fim. Ler apenas para cumprir cotas ou por obrigação não adianta. E pode dar o efeito contrário, como aconteceu com Flowers for Algernon, que eu adorei, mas recebeu avaliações baixas na Amazon por parte de estudantes que tiveram que ler apenas por ser um dever de casa. Felizmente foi uma minoria, mas esse ponto me chamou a atenção.

    No mais, um bom texto para se auto-motivar a ler. Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente. Ler por obrigação é meio que um saco (tem livros de parceria que isso acaba acontecendo)... e sim, ler um assunto que interessa até pode gerar um outro texto sobre o assunto. Qualquer pessoa é uma leitora em potencial, só precisa descobrir o livro preferido... rsrsrs
      Livros assim como o que você citou são vários (pegue os da nossa literatura e voilá), mas acontece. Daí fica a dúvida: o problema sou eu ou as outras pessoas? kkkkk
      Até

      Excluir
  3. Oi Nath
    Olha eu voltando pro blog *-*
    Eu sei que a gente encontra tempo sim porque eu, sendo mãe e dona de casa, duas coisas em que você não tem horário pra nada, sempre separo um tempo do meu dia pra ler, geralmente antes de dormir, depois que o filhote já dormiu. Pra quem quer, sempre tem tempo.
    Beijos


    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou e disse: "para quem quer, sempre tem tempo." Seja bem-vinda de volta!! =)

      Excluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...