segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Preciso falar sobre... histórias "extras" nas HQs (americanas)



Nem tudo são flores



Comecei a ler HQs recentemente e ainda me considero uma "noob" neste quesito, tanto que sinto que todas as histórias em quadrinhos que li até agora estão sendo um grande aprendizado, pois a cada leitura aprendo mais - sobre as histórias em si, cronologias, roteiristas, desenhistas, que uma mesma história pode ter mais de um desenhista, etc e tal... Enfim, descobrindo que histórias em quadrinhos é mais do que apenas mangás.

Mas uma coisa que me incomodou recentemente (durante a leitura da revista mensal Arlequina #4 "Ei, Pistoleiro! Aqui vai a Arlequina!") foi o título da questão: as histórias extras que surgem do nada nas revistas, sejam elas mensais, bimestrais, eventuais, arcos fechados, arcos abertos e o diabo a quatro.


Arlequina 4: Ei, Pistoleiro! Aqui vai a Arlequina! - julho de 2016 - Amanda Conner, Jimmy Palmiotti  - 68 páginas - lombada canoa (grampeada) - capa couché - em andamento/periodicidade mensal - Panini Comics - R$8,70

Arlequina conhece o lado negro de Hollywood durante sua viagem à Califórnia. E mais: a perigosa e insana namorada de Sy Borgman, Zena Bendemova, está de volta. E ela não está nada feliz por ter sido empalada por um rinoceronte.
Inclui as revistas Harley Quinn: Road Trip Special - 1 (novembro/2015) e Harley Quinn 21 (dezembro/2015)






* É mais ou menos o que aconteceu aqui

O bem da verdade é que essas histórias não "aparecem do nada", uma vez que aqui elas são publicadas respeitando-se a ordem de publicação "cronológica", de acordo com a data de publicação lá fora. Então, eu não deveria ter motivos para ficar de mimimi certo? Errado.

Antes de qualquer coisa vamos as evidências: 1. a história extra se trata de um anual (ainda tentando entender porquê todas as revistas mensais tem um extra chamado "título da revista annual"); 2. a história extra se trata ou não de uma história anual; 3. ela tem certa relevância para o acontecimento da história, ela não tem relevância para o contexto da história; e é aí que a coisa pega.

Poxa, se a história extra tem relevância para a história, beleza. Como por exemplo, a próxima Arlequina (mensal) a ir para as bancas é a Arlequina #7 Epopéia Intergalática (que deve estar chegando nas bancas lá pro dia 20), com o maior mistério da publicação revelado: o que Arlequina viveu durante o período em que esteve ao lado da Poderosa? Daquela história publicada logo no começo, no segundo encadernado (Arlequina 2: Lado a Lado com a Poderosa Os Novos 52). Até aí, ok. O problema é que essa história aconteceu bem lá no início. Só que aqui a coisa vai ser depois de um arco, então beleza.

Agora imagina a seguinte cena: você tá lá, de boas, lendo uma história, um arco fechado que tem começo, meio e fim, tá super empolgadão, tem até suspense no capítulo que fecha a revista (com direito a trilha sonora imaginária) e paah, aparece uma "Viagem de Férias (Harley Quinn: Road Trip Special - 1), que não tem nadica de nada haver com a história que você tá lendo. Quem quer ver Arlequina sendo sensível e indo realizar o último desejo de seu tio, que acabou de falecer? Tá, seria legal. Se a história não fosse no meio de outra.


Sabe o climão que a história toda criou lá trás? Já era. Brochou. E você ainda precisa, depois de ler a historinha extra se lembrar qual era o seu assento num bonde cheio de assentos iguais (é, eu que inventei isso agora). Pois é, se a história faz parte de um mix (só vou deixar registrado aqui que odeio revista com esse naipe) você só precisa pular a bendita ou não comprar (como fiz com Novíssimos Vingadores #6). O problema é quando a revista tem duas histórias na revista mensal, e a tal tá bem no começo. Eu sei, era só pular, mas meu "toc literário" não deixa. É, leitor que é leitor tem sua mania e cada um tem a sua.

Talvez esse post não tenha pé nem cabeça, mas só queria deixar registrado aqui a minha opinião sobre esse tipo de coisa. E como foi dito em Arlequina (mensal) #1: A origem secreta da palhaça do crime, a revista é maluca (assim como sua protagonista), contudo, este não é um problema isolado e aparece em várias outras revistas de super-heróis por aí - vide exemplo dos Novíssimos Vingadores -, e é algo que me incomoda muito. 


Agradeço à você que leu tudo isso!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oi
    Tenho bastante vontade de ler HQs, principalmente de super heróis, mas são sempre muitos e não sei se teria dedicação o suficiente pra acompanhar até o fim.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. J.. no seu caso, sugiro que você procure os encadernados de capa dura (apesar de estarem mais caros ultimamente), pois eles trazem sempre um arco completo. Eu sugiro Ms. Marvel: Nada Normal (que tem opção em capa dura e brochura)... inclusive, foi um quadrinho que saiu esse ano que comecei a ler e curti bastante, até escrevi sobre ele aqui:
      http://naty-land.blogspot.com.br/2016/04/ms-marvel-nada-normal.html
      Até

      Excluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...