sábado, 23 de maio de 2015

Batman: Pequena Gotham

Provando que Batman também pode ser fofinho!



Uma pequena grande aventura!
A luta contra o crime e a risada andam juntas em Gotham com Batman, Robin, Asa Noturna, Mulher-Gato, Senhor Frio, Pinguim, Coriga, Arlequina, Hera-Venenosa e mais! 

Batman: Pequena Gotham são 132 páginas de pura fofura. Sim, o título tem tudo a ver com o Homem Morcego e Cia estilizados em chibi/sd (super deforming), em histórias simples e extremamente divertidas. Não é porque estamos falando no Batman que a arte precisa ser 100% sombria, como vem acontecendo com muitos títulos atuais do Cavaleiro das Trevas, e Pequena Gotham talvez exista só para confirmar isso.


As histórias publicadas aqui é uma coletânea das 6 publicações feitas por Dustin Nguyen (arte e roteiro) e Ferek Fridolfs (roteiro) e trazem histórias curtas que se passam em algum feriado americano. Abrindo o encadernado, temos uma história de Halloween, onde até os vilões (graça as fantasias da garotada) podem aproveitar uma noite para festejar e o curioso é que Batman e o pequeno Robin parecem aproveitar da situação. Até a polícia se torna mais maleável, esperando que todos os vilões acabem com o jantar antes de prendê-los....

Seguindo o calendário, vamos para o Dia de Ação de Graças, que lá no Estados Unidos parece ter mais importância que o próprio Natal (vide filmes que abordam a data em seus filmes), com uma história do Pinguim recheada de Perus. O Natal, por ser no inverno, traz o destaque da história para o Senhor Frio, e Batman e Asa Noturna como os defensores da lei do momento. É incrível que até a frieza depressiva do Senhor Frio ficou fofa aqui. Logo depois temos A Véspera de Ano Novo, onde as garotas Arlequina, Hera Venenosa convencem uma indisposta Mulher-Gato a agirem por uma boa causa... a moda das vilãs, claro. O Dia de São Valentim (Dia dos Namorados) nos traz um Coringa enrascado após derrubar uma poção do amor por acidente sobre seu corpo, deixando as mulheres da cidade louca por ele....

Além dessas festividades, outras também são mostradas, como o Dia de São Patrício, uma procura por ovos explosivos na Páscoa, e um Dia dos Pais e das Mães com direito à todos os Robins que possam caber numa única cena; Há, contudo, feriados que eu não consegui identificar de imediato (e uma rápida pesquisa diz se tratar do *Cinco de Mayo, como uma celebração ao orgulho e herança mexicanos) e da-lhes taco, mas que fazem parte dessa coletânea e que trazem o mesmo ritmo "fofístico" da coisa toda, que não precisa de nenhum conhecimento prévio para entender a história.

Batman: Pequena Gotham é um encadernado (capa dura) que traz os heróis e vilões em histórias surpreendentes e fora do senso comum, mas sem deixar as tiradas impagáveis de lado (Batcaverna, Batpai, Batgordo...), boas cenas de lutas, texto leve porém nada bobos, com diálogos ácidos entre ambos os lados, inclusive os conflitos da batfamília (porque toda família tem um), além da aparição rápida de um ou outro personagem, que servem apenas para quebrar o ritmo do roteiro, mas que servem bastante como divertidos easter eggs... e mostra que várias versões podem coexistir juntos numa mesma cena.


Além das histórias principais, Pequena Gotham traz duas histórias extras intituladas Um Pequeno Conto de Gotham: Questão e Respostas (Detective Comics Anual 11 - II), uma ótima brincadeira com o Charada fazendo perguntas e irritando todo mundo num cenário que parece ser o mais movimentado de todos no Asilo Arkham e O Rally dos Vilões (Batman Annual 27 II), que acaba sendo uma crônica moral e patética.

Batman: Pequena Gotham é um encadernado tanto para adulto quando para crianças, pois brinca com os universos já bastante conhecido de suas publicações. A arte infantilizada de Nguyen que toma como características traços leves e finalização aquarelada não deixam de fazer piadas com o universo cânone do Cavaleiro das Trevas e farão com que qualquer leitor ria e se divirta, sem deixar de apreciar uma ótima história.

Vi que em diversos sites que o título está como Batman: Pequena Gotham vol.1, ou seja, ainda há esperança de ver os pequeninos em outras situações.

Altamente recomendado aqueles que curtem uma boa história, que gosta de coisas fofas, que é fã de Batman e principalmente, que é fã de quadrinhos.... Porque é necessário um pouco de fofura na vida!


Batman: Pequena Gotham (volume único - história completa) Dustin Nguyen, Derek Fridolfs
132 páginas - Papel Couché – Capa Dura
2014 - Panini Books

O encadernado ainda pode ser encontrado em bancas, ou Comics Shops e livrarias.

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. EU QUEROOOOOOOOO!!!! Foi o que pensei no primeiro paragrafo, no segundo, no terceirooooo e no ultimo: "EU PRECISOOOOOOOOOOOO!!!"

    Ai que fofuraaaa e em capa dura!!!! Aaaahhh excelente dica Naty <3

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. EU TENHO! EU TENHO! É muito amor esse livro!!! *3*~ As Gotham Sirens são as melhores~

    ResponderExcluir
  3. Eu geralmente prefiro as histórias mais sombrias do homem morcego, mas fiquei in love com esse HQ. haha
    Já preciso de um desses para mim.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  4. Faz tempo que não ficava com vontade de comprar Batman, mas essa arte ficou muito legal e parece bem escrito. Legal a dica.

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...