quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Se Eu Ficar

"Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha."



Se Eu Ficar, Gayle Forman, 2014, 224 páginas, Novo Conceito

Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais - mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente - e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.




Se Eu Ficar foi lançado por aqui em agosto de 2014, um mês antes do filme, estrelado pela atriz Chlöe Grace Moretz (a Hit Gil de Kick Ass e Kick Ass 2) estrear nos cinemas. O livro narra a história de Mia Hall, que após sofrer um grave acidente entra em coma. Enquanto acompanha tudo (de fora de seu corpo), cabe a ela a difícil decisão se fica ou morre. Com a ajuda de Adam, seu namorado e única pessoa que ama que restou - já que seus pais e irmão morreram no acidente -, Mia consegue se decidir numa história bastante emotiva, romântica e com toques musicais.

A narrativa do livro se alterna entre o tempo presente e flashbacks. O primeiro é o fio condutor da história e que nos traz os acontecimentos de Mia após o acidente e na sua difícil tarefa de escolha enquanto revive acontecimentos que estão de alguma forma relacionados com a situação momentânea, enquanto vamos conhecendo um pouco mais da personagem principal e da sua família. Tudo isso acontece em primeira pessoa e sempre através da perspectiva de Mia.


Seu tema central é a escolha, trazendo uma outra forma de ver o coma, da pessoa que está na estado, não nos familiares. É o que chamam de experiência pós-morte, em que a pessoa tem a ciência de que deixou o corpo e está assistindo tudo do lado de fora. O jeito que isso foi mostrado no livro é tão real que eu mesma cheguei a cogitar se foi uma experiência vivida pela autora. Porém, além disso a história também mostra sobre as relações familiares, abordando também como os pais se transformam sua vidas em nome dos filhos.

Para aqueles que estão a procura de uma boa história de romance, bingo! E para aqueles que gostam de música, terão uma surpresinha a mais. As referências a música e ao rock clássico são grandes, mas o foco aqui fica para as suites de Bach a Shostantovich, com direito à participação de Yo-Yo Ma - que em uma pesquisa rápida pela internet é o responsável pelas trilhas sonora de filmes como O Tigre e o Dragão e Memórias de Uma Gueixa. Aliás, vi como uma boa baixar as músicas de Yo-Yo Ma para ler, já que Mia é uma violoncelista. "Andante con poco e moto" precisa ser ouvido no momento em que é citada, que nos faz sentir igualmente a Mia na parte em questão. É como se fosse um complemento para a história.

Além de Se Eu Ficar, Gayle Forman escreveu outros livros, eles são: Para Onde Ela Foi, que é a continuação de Se Eu Ficar, contado através de Adam; Apenas um Dia e Apenas um Ano. Os títulos são editados e publicados por aqui pela Novo Conceito e esteve por diversas vezes na lista dos mais vendidos presente em revistas como Época e Veja.

Não se esqueça da caixa de lenços e prepare a playlist, de preferência com Yo-Yo Ma (procure pelo CD duplo "Six Suites For Unaccompanied Cello) e boa leitura.

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Estou louca para ler esse livro faz tempo, mas me falta verba. Acho bastante legal o tema abordado por ele. Eu sempre fico imaginando o que acontece com a pessoa quando ela tá em coma e a autora arrumou uma explicação pra essa minha dúvida hehe.
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. UAU, fiquei interessado em ler, realmente deve ser uma situação tensa essa

    ResponderExcluir
  3. Eu fiquei pensando... se eu perdesse minha família não sei se ia querer continuar... se eu tivesse escolha eu não ficaria... Viver é cansativo... e pela primeira eu li uma resenha que me fez ter vontade de ler esse livro, tenho ele no kobo, mas tenho a impressão que na intensão de não da spoiler ou coisa do gênero as resenhas sobre ele que li até aqui não me fizeram ter vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  4. Posso ser bem sincera? Eu não usei lenços para nada nessa obra, muito menos para as músicas haha.
    Eu simplesmente não senti emoção alguma lendo essa obra, não gostei de nada.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente tenho que concordar em partes com o comentário de "Desbravadores de Livros", não sei se foi por ter visto o trailer do filme antes de ler o livro, mas não consegui me emocionar com história quanto imaginava. Teve alguns momentos mais emotivos, e até gostei de como a autora estruturou a história, mas não chegou a "tocar meu coração".
    Agora que assistir ao filme, que esse sim tenho quase certeza que farão muitas lágrimas rolarem.

    Um abraço.
    Samantha Artes e Books

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...