quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Dexter: A Mão Esquerda de Deus, o livro que deu origem a cultuada série

Do livro para a série


Dexter Morgan é um educado lobo vestido em pele de ovelha. Ele é atraente e charmoso, mas algo em seu passado fez com que se transformasse numa pessoa diferente. Dexter é um serial killer. Na verdade, é um assassino incomum, que extermina apenas outros assassinos. Ao mesmo tempo, trabalha como perito da polícia de Miami...
Em Dexter, A Mão Esquerda de Deus, o livro que deu origem à aclamada série de TV, o adorável matador depara-se com um concorrente de estilo semelhante ao seu, encanta-se e incomoda-se com ele, prevê seus passos... A escrita requintada de Jeff Lindsay nos faz mergulhar na mente de um dos personagens mais ambíguos da história da literatura de suspense. Nunca o macabro foi tratado com tanto refinamento e leveza. Dexter Morgan é uma obra prima. 

Dexter, a mão esquerda de Deus, Jeff Lindsay, 259 páginas - Editora Planeta do Brasil

Dexter, a mão esquerda de Deus poderia ser simplesmente uma história sobre como um serial killer que mata suas vítimas ou sobre um perito da polícia de Miami, e ele consegue ser os dois ao mesmo tempo. Dexter Morgan, o protagonista e nosso narrador poderia ser o rapaz que qualquer pai escolheria para casar-se com sua filha, se no fundo ele não fingisse ser um humano e fosse menos serial killer. As aparências enganam.

[..] a voz feia do Passageiro das Trevas se calou e eu podia voltar a ser eu de novo. Esperto, engraçado, despreocupado, Dexter morto-por-dentro. Não era mais o Dexter com faca, Dexter, o Vingador. Pelo menos até a próxima vez." p.20

Enquanto Dexter vive sua vida dupla, aparece um assassino de prostitutas que o encanta pelo seus métodos ao mesmo tempo o incomoda, e intrigado em conhecer o artista por detrás de cada "obra de arte", Dexter decide dar uma mãozinha ajudando sua irmã no caso.

A trama é muito bem desenvolvida e sua narrativa em primeira pessoa faz com que tenhamos uma visão privilegiada de uma pessoa com duas personalidades, que ora é Dexter Morgan, ora é o Passageiro das Trevas. Sua narrativa pode ser um tanto incômoda de início, mas a medida que vamos nos acostumamos com Dexter e sua genial mente, a coisa toda se torna extremamente prazerosa e divertida.

Ele ia crescendo dentro de mim, surgindo dos cantos escuros de Dexter, no meu cérebro de lagarto, um subir e aumentar que só podia acabar de um jeito e, sendo assim, tinha de ser esse o cara." p.131


O Passageiro das Trevas é o protagonista assim como Dexter Morgan. Jeff Lindsay nos dá a entender que ele existe nas mentes dos psicopatas e é o responsável pelas atrocidades por eles causadas, quando uma limpeza se torna necessária. O fato curioso é que Dexter é diferente. Apesar de matar, ele só assassina a escória da sociedade, aqueles casos que a polícia ao menos se dá o trabalho de pesquisar, quanto menos prender, mostrando que até macabros crimes podem se tornar verdadeiras obras de arte. E Dexter executa "sua limpeza" através do Código de Harry, que lhe foi ensinado por seu pai adotivo.

Incrível é que enquanto a história avança e Dexter se deixa levar cada vez mais pela curiosidade à cerca do assassino, nos vemos entrelaçados na história, com a mesma ou até maior curiosidade que o protagonista, sendo daqueles livros que devem ser devorados o mais rápido possível.

Os pedaços de corpo pareciam cantar para mim uma rapsódia de maravilha exangue que alegrava meu coração e enchia minhas veias de uma embriagadora admiração." p. 117

O humor negro está presente no livro como letras estão presente em palavras, sendo por vezes o ponto alto da história. O mais engraçado é quando o protagonista Dexter cita a si mesmo em terceira pessoa, com se debochasse de quem lê.

A capa, bem como seu título em português dá um novo significado para o ambíguo Dexter, que consegue nos cativar certeiramente com seu enredo criativo. Contudo, o livro possui algumas falhas de revisão, como letras que formam uma palavra espaçadas, visto que o exemplar lido faz parte da 12ª reimpressão. 

Senti que as rodinhas do meu antes orgulhoso cérebro saíam dos trilhos e batiam no chão com estrépito. Clang-clang. Uau. Dexter descarrilhou." p.207

Dexter, a mão esquerda de Deus é altamente indicado para aqueles que estão procurando um thrilller psicológico com grande carga de humor negro. Além é claro, da primeira temporada do seriado Dexter ter sido largamente baseado nesta obra. O livro me surpreendeu muito, mais do que os romances policiais que existem ao monte por aí, justamente porque Dexter é diferente e ousado. 

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Não acredito que ele seja um lobo vestido em pele de cordeiro, até porque, gosto das coisas que ele faz. Ele é uma pessoa que faz com que o mal seja evitado rsrsrs.
    Eu adoro essa série e adoro o Dexter.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores

    ResponderExcluir
  2. Eu não curto thrilller psicológico, apesar de ter assistindo um pouco da série Dexter. Pela resenha eu percebi que deve ser aquele tipo de livro que a pessoa fica mega curiosa pra saber o que acontece em cada capítulo. Sem contar a questão da justiça com as próprias mãos e um protagonista um tanto complexo. Se um dia aparecer a coragem eu leio kkkkkk

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Esse subtítulo instiga mesmo. Curioso pra saber se ele matar só "vilões" é um traço bem trabalhado ou uma desculpa para o aceitarmos como heroi.

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...