sexta-feira, 21 de junho de 2013

Como fazer: Enviando livros pelo Correio

Para quem acompanha esse humilde blog, deve se lembrar que ano passado eu informei vocês à respeito do Skoob, a rede social para quem gosta de ler. Também ano passado, eu vos informei como funciona o sistema de troca pelo Skoob Plus.


Foi pensando nisso que resolvi mostrar as pessoas, especialmente as que nunca enviaram livros, sobre como embalar e enviá-lo via correio sem gastar demais.

Como calhou de eu estar enviando um livro, a coisa ficou mais fácil.



Após você ter se tornado Plus, será necessário colocar um livro para troca. check. Quando alguém solicitar o livro, você poderá ou não aceita enviá-lo. check. E após enviar o livro, você ganhará 1 crédito para solicitar o que quiser. Não check.

Ok, a parte mais difícil, principalmente se você não tem tanto contato com correios é enviar o tal livro. Por isso resolvi montar esse "tutorial".

Para isso, será necessário alguns materiais necessários: 
  • Livro 
  • Envelope para carta (recomendo papel pardo do tamanho do seu livro)
  • Durex
  • Plástico Bolha (comprando um metro, ainda vai sobrar para futuros envios)

- Corte um pedaço do plástico bolha que tenha tamanho suficiente para envolver todo o livro. Enrole o livro e cole com durex. Eu recomendo enrolar o livro em duas camadas. Isso evita que o livre chegue amassado ao seu destino. Lembre-se que a maioria dos carteiros não são carinhosos com nossas correspondências. Uma coisa: as "bolhas" do plástico devem estar viradas para fora, enquanto a parte lisa fica 'grudada' no livro. 


Algumas "bolhas" podem estourar no processo. Não se preocupe. Só não se anime demais e tenha auto-controle para não estourar todas você mesmo.

Depois das duas camadas
seu livro deverá ficar nesse estado

- Depois de embalado no plástico bolha, coloque seu livro dentro do envelope. Pensei que o envelope que comprei para o livro poderia ficar pequeno. Contudo não ficou. Force um pouco e tome cuidado para não rasgar o envelope.


- Após ter colocado o livro dentro do envelope utilize cole, ou o próprio durex para lacrá-lo. Utilizar fita taper é uma boa opção.

[edit 02/12/2013] 
- Há também a opção de se comprar um envelope na própria agência dos Correios. Dependendo de estilo que você escolhe, já vem forrado com plástico bolha. Falta informações sobre preço e como funciona. Assim que descobrir, eu irei editar o texto.

É hora de ir nos Correios

O livro precisa ser enviado para seu destino certo? Anote, em seu lugar correto: remetente (quem envia a carta) na parte da frente do envelope; destinatário (quem recebe) na parte de trás. Para ficar mais fácil a identificação por parte da atendente dos Correios, escreva destinatário e remetente nos lugares corretos. Lembre-se de escrever corretamente os endereços. Não queremos que o livro seja enviado para o lugar errado né?

Essa é a parte da frente do pacote. Escreva o remetente aí.
O destinatário deverá ser escrito na parte de trás.
Logo embaixo do endereço do destinatário escreva CONTÉM IMPRESSO em letras garrafais.
[edit 04/02/2015] Como descobri na última vez que fui aos Correios enviar um livro, o endereço (tanto do remetente, como do destinatário) deve ser impresso. Mas calma, o site dos Correios tem a solução. É só ir no site dos Correios http://www.correios.com.br/ -» (no menu esquerdo) Envio -» Endereçamento -» Endereçador para encomendas (menu esquerdo) -» versão para encomendas -» Seleciona o formato da impressão (2 rótulos por vez, distribuídos numa folha ou  4 rótulos por vez, distribuídos numa folha - eu recomendo 2 rótulos por vez) -» Seleciona o tipo de papel (no meu caso foi Impressão em papel -» Preencher a etiqueta nº1 com os dados do remetente e destinatário -» Gerar etiquetas (se quiser gerar mais de uma etiqueta é opcional). Sua etiqueta vai ficar igual na imagem abaixo. Depois é só colar (eu recomendo durex) e pronto.



Na hora de enviar, solicite a atendente dos Correios que seja por via "Registro Módico". Nem PAC, nem SEDEX. O Registro Módico é um método criado exclusivamente para envio de impressos, seja eles livros, revistas, dicionários etc. Por ser de acordo com o peso do objeto e por já vir com o número de rastreio, o valor não fica muito caro. Por exemplo, um livro que pesa 575 g + o nº de rastreio não sai por mais de R$10,00, e você ainda tem direito a troco. Pode acontecer da atendente perguntar o que é. Seja sincero e responda que se trata de um livro.

Se você fosse enviar o pacote por PAC ou SEDEX, creio que o número de rastreio seria cobrado a parte. Algo como R$5,00 a mais.

Não jogue o cupom fiscal fora. Nele, vem todas as informações como: o dia do envio, hora, caixa, modalidade de pagamento, quantidade, preço total, peso, cep de destino e número de rastreio.

Com esse cupom em mãos, acesse seu skoob, na aba trocas e clique no item "ENVIADO". Nele, aparecerá um campo para que você possa inserir o tal número de rastreio. Caso não o encontre no cupom (ele não vem com esse nome, é só procurar por 'objeto' que constitui de onze números e as letras BR).

Agora, é só esperar que o livro chegue ao seu destino. O tal número de rastreio é para que você saiba aonde o livro está e quando foi entregue. Se não me engano, demora de 5 à 7 dias úteis. É obrigatório ele para trocas via Skoob Plus, além de garantir mais segurança.


Boa troca!!

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Muito legal!
    Quando começei a fazer promoções no meu blog literário, surgiu essa questão, como enviar?
    Acabei achando em um blog literário tudo explicadinho, e isso acaba ajudando muita gente!
    Nat, se eu não me engano, no Pac já vem o Registro, só que mesmo assim ele fica o dobro do valor.
    Eu troquei um livro, mas foi troca Livro x Livro, no módico custou quase 6 reais, fiz uma simulação no site dos correios usando o Pac, deu mais de 11 reais! Quase o dobro!
    Parabéns pelo post!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Bastante útil a postagem!
    E o que mais encanta é a riqueza de detalhes, do jeito que você explicou não tem erro, além de que, quando vou no correios dificilmente pego uma atendente que é atenciosa, isso já me poupa o trabalho de perguntar se um dia for enviar livros. ^^

    ResponderExcluir
  3. Já fui um frequentador do correio, na época que internet era discado e eu trocava correspondência com estrangeiros.

    ResponderExcluir
  4. Sobre o rótulo que são dois contendo o endereço do remetente, um é na frente e outro atrás?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hm.. aparece dois na hora de digitar né? Então, só é necessário preencher um destinatário e um remetente, e vai ficar igual no exemplo.

      Espero ter ajudado

      Excluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...