domingo, 19 de fevereiro de 2012

Lei Anti-Games no Brasil. Eu sou contra e você?

Kombawa!!
Yatta!! Depois de quase 10 dias cá estou eu para atualizar essa bagaça novamente. E dessa vez venho com algo polêmico. 

clique para ampliar

A Lei Anti-Games no Brasil.

Acho que muitos de vocês (gamers ou não) já devem ter ouvido falar nisso, principalmente nesses últimos dias, já que a votação foi descongelada depois de 6 anos. Isso mesmo, em 2006, o Senador Vlaudir Raupp criou a lei anti-games que em suma proibi todos os jogos aqui no Brasil.
A proposta seria a seguinte:

"Altera o art. 20 da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, para incluir, entre os crimes nele previstos, o ato de fabricar, importar, distribuir, manter em depósito ou comercializar jogos de videogames ofensivos aos costumes, às tradições dos povos, aos seus cultos, credos, religiões e símbolos." 

Que coisa não? Voltar essa votação justamente quando o mercado de games aqui no Brasil está em alta. Plataformas como o X-Box e Nintendo Wii sendo produzidos em solo brasileiro, uma alta para o mercado de games, sem contar os inúmeros títulos que sofrem remakes e outras coisas a mais e querendo ou não, são comercializados aqui.
O pior é que parece que essa lei tem grandes chances de passar. Por isso voltou agora em votação. E em votação imediata. Percebeu que quase tudo que se vota são ofensivos aos costumes, às tradições, cultos e blá, blá, blá...?
Já imaginou se ela entra em vigor. Pode dar adeus a todos aos seus jogos preferidos.

Incrível como todos os políticos tem que decidir por nós o que devemos ver, ler e ouvir, como tentaram fazer com o SOPA e o PIPA.
Agora, eu pergunto: Cadê a democracia aí? Não dizem que o Brasil é um país democrático? Enquanto os políticos votam essa lei, - porque nós cidadãos não temos esse direito - , já imaginaram quantas coisas poderiam ser feitas para a melhora do país? Porque eles não investem mais na saúde e na educação? Ou até mesmo na segurança pública.
Uma coisa é certa. Eu sou contra essa lei e vou fazer de tudo que estiver ao meu alcance para protestar contra isso, seja no facebook ou no twitter.

A ACIGames fez uma carta aberta ao senador. Se você é contra esse projeto de lei, leia, compartilhe e faça valer seus direitos.


A ACIGAMES, Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games, vem manifestar-se publicamente a respeito da tramitação e votação do projeto de Lei 170/06, de autoria do senador Valdir Raupp.

A proposta do ilustre senador, que vem tramitando no Senado Federal há vários anos, pretende tipificar como crime os atos de “fabricar, importar, distribuir, manter em depósito ou comercializar jogos de videogames ofensivos aos costumes, às tradições, cultos, credos, religiões e símbolos”, com base no artigo 20 da lei 7.716/89, que classifica como crimes passíveis de punição atitudes relacionadas a preconceito de raça ou cor.

Ainda que a proposta tenha a intenção louvável de proteger grupos étnicos, religiosos e outros, da qual trata a referida Lei, a ACIGAMES entende que o projeto acabe por se realizar de forma falsamente moralizadora sem atingir os educativos pretensamente desejados.

A ausência de conceitos fundamentados que possam embasar a ideia, a falta de definições claras para terminologias intangíveis como “ofensivo”, “tradições” ou “cultos” e a não realização de um amplo debate com a sociedade civil, demonstram a incongruência da premissa e a falta de intimidade do referido projeto com as novas formas de interação e entretenimento digital.

A ACIGAMES não é complacente com delitos e, especialmente, com preconceitos de qualquer espécie.

No entanto, cumpre afirmar que não é possível admitir um precedente penal onde praticamente quaisquer formas de expressões presentes em um jogo eletrônico podem se encaixar em princípios abstratos como “costumes” e “símbolos”, entre outros, violando o elementar princípio da taxatividade, consagrado em nosso Direito Penal.

Ainda, impõe o modelo de projeto verdadeira censura aos jogos eletrônicos, um produto de cunho cultural reconhecido pelo Estado Brasileiro. Como produto cultural, não cabe à lei restringir a forma como este recurso é expresso, mas orientar o adequado consumo da referida produção, para obtenção de uma experiência salutar e prazerosa. Tal orientação, sob a forma de Lei, constitui verdadeira violação à liberdade de expressão Constitucionalmente protegida.

Para estabelecer os parâmetros necessários ao consumo apropriado dos bens culturais, a população já se serve da Classificação Indicativa do Ministério da Justiça, que cumpre com eficácia este papel educativo.

Paralelamente, os representantes do Senado parecem não considerar o impacto econômico fatalmente decorrente desta iniciativa e o crescimento exponencial incalculável do mercado negro, hoje já expressivo no meio, em virtude da facilidade de distribuição informal e do anseio popular pelo acesso a conteúdos que serão considerados “proibidos” a partir da vigência da lei como se propõe.

A ACIGAMES posiciona-se contrária às intenções do projeto de lei sobretudo por entender que a proposta sobrepõe-se inadequadamente à liberdade de expressão, constitucionalmente estabelecida, ao livre comércio e à já observada Classificação Indicativa, recurso aplicável à comercialização formal dentro dos parâmetros legais ora vigentes, mas certamente incapaz de atuar com eficácia contra o mercado paralelo e as novas formas de distribuição digital.

A Diretoria

Esta entrada foi publicada em AciGames, Cultura Gamer, Educação, Imprensa, Jogo Justo, Jogos Digitais, Mercado de Games, Notícias. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Via ACIGAMES

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. E precisa perguntar, todo mundo é contra essa lei.
    Já vi falar dessa lei recentemente e até assinei um abaixo assinado contra ela, e confeso que quase nem li o post XD

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar de acordo com nossa constituição "é livre a manifestação do pensamento..." se sou livre para pensar o que eu quiser porque não posso nem ao menos jogar um jogo e ter a minha opinião sobre ele! Só um idiota concorda com essa lei, cada pessoa é influenciada de um modo perante os jogos, não é so porque uma pessoa joga um jogo violento que ela vai virar um bandido da vida! -desanimei, mas li o post todinho...ou quase :d
    --*--
    mente-maluca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela visita!
    Beijão!
    http://meuchiclete-azul.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. olá linda amei o blog e ja sou seguidora passa no meu blog tbm se puder segue adoraria ter vc por la bjkas
    http://makesecurvas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Não sou gamer, mas acho esse projeto de lei muito sem fundamento. Vão prejudicar a própria economia.

    ResponderExcluir
  6. Olá Naty! adorei o blog! Obrigada pela sua visita. Realmente esse tema é uma briga espero que eles vetem essa bobagem que só vai dar prejuízo para as empresas de games XD ahhh você conheceu só um dos meus bloguxos acho que esse aqui vai te interessar também! http://lustvampire.blogspot.com/ e se você quiser de uma espiadinha nos meus outros trampos
    http://flavors.me/titaniaastarte

    Bjokas!!! Mykka love do Luh

    ResponderExcluir
  7. esse povo não tem mais oque fazer serio '-'
    po vão trabalhar e parem de inventar leis inuteis tem tanta coisa pra ser melhorada nesse pais e eles querendo mecher com os games u_u

    http://himi-tsu.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...