terça-feira, 22 de junho de 2010

Jabulani

Olá!!
Eu sei que eu havia dito "Beijos e até a próxima!! (Quem sabe com uma resenha de livro)", mais como estamos em um clima de Copa do Mundo - eu comprei até uma cartola -, vou falar do que é mais falado, - sem ser a seleção Brasileira, o xingamento do Dunga na Coletiva de Impressa depois do jogo do Brasil contra Costa do Marfim (uma coisa que eu achei horrível) e das vuvuzelas. Nunca, em Mundial algum uma bola foi tão comentada como está acontecendo agora: Jabulani.


Sim, a bola oficial da Copa do Mundo FIFA 2010, que finge que obedece, mais ela vai para onde quer, e é também a culpada por não termos muitos gols na primeira fase do Mundial. (Só a goleada de Portugal contra Coreia do Norte).

Ela contou até com um gravação feita pelo vozeirão do Cid Momeira, na qual ele chama pelo nome: "Jabulani!", que vai ao ar sempre em algum replay de alguma jogada, como aconteceu no último jogo da Alemanha, onde ao mostrar o replay do penalty perdido, entra a voz de Cid Momeira, ou no próprio Fantástico, onde tem os prêmios semanais: Jabulani Cheia (onde mostra algum jogador que conseguiu doma-la, e Jabulani Murcha (onde mostra algum jogador que foi "traido" pela bola).

E acredtem, a Jabulani é mais conhecida que o próprio mascote. Alguém ai sabe pelo menos o nome do Mascote? (Não vale olhar no post sobre a South Africa 2010).
De Acordo com a Wikipédia, e outros sites, a bola foi produzida pela Adidas e foi apresentada dia 04 de dezembro de 2009, no sorteio dos grupos do torneio.
A bola tem uma história bem interessante. Seu nome significa "Celebrar", em IsiZulu, e possui 11 cores diferentes, cada uma representado os dialetos e etnias diferentes da África do Sul, que se não me engano são 11. A bola da Copa 2010 tem apenas oito gomos em formato 3D. Seu design possui traços africanos, misturados numa diversidficação de 11 cores, onde o branco predomina.

As cores, de acordo com a Adidas, foram escolhidas para representar os 11 jogadores de cada seleção, os 11 idiomas oficiais da África do Sul e as 11 tribos que formam a população sul-africana.
A bola, por ser feita diferente das outras usadas pela FIFA, recebeu muitas críticas, e foi qualificada por Júlio Cesar, Robinho, Julio Baptista, Felipe Melo, Robinho e Luís Fabiano da Seleção Brasileira como "muito ruim".
E não foi apenas jogadores da seleção brasileira que criticou não, o goleiro da seleção do Chile a classificou como uma bola de vôlei de praia. Enquanto o técnico da Seleção Inglesa afirmou que a bola era a pior que ele ja viu em toda a sua vida.
A Adidas, porém, rebateu as críticas alegando que a bola foi feita após muitos anos de estudo e aprimoramentos tecnológicos. Está descartada a criação de uma nova bola para o torneio. Muitos analistas também classificaram as críticas sem fundamento, e desconfiam que estas podems ter surgido da rivalidade econômica entre empresas de material esportivo, já que muitos dos jogadores que criticaram a bola são patrocinados pela maior rival da Adidas, a estadunidense Nike.

Bem, acredito que não seja por isso que ela foi críticada, mais sim porque ela é diferente. Sim, os jagadores tem que doma-la para poder conseguir fazer um passo bom, e assim fazer um gol, ou uma grande defesa sem zebra - sem bem que ela está a solta lá na África -, já que a bola faz uma curva, dependendo de como o jogador chuta. Mais ja vimos que pelo menos Luís Fabiano conseguiu isso. Espero que continue assim.

Bom, em breve o blog terá um novo layout. Aquele Design é muito útil. Só falta um tema para um layout. E eu estou decidindo isso.

Beijos, até a próxima.

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, você entrou mesmo no clima da Copa.
    Riu muito quando o Cid Moreira fala "Jabulanniiii!!!" na Globo rsrsrsrsrsrsrs

    Seu pedido é uma ordem, acabei de postar a surpresa, postei da universidade claro, não sei como estou conseguindo comentar, vou aproveitar e comentar em todos os blogs que eu gosto hehehehe

    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  3. Essa Jabulani é estranha. Mudaram toda a física da coisa e sinceramente não sei se vai ser usada futuramente. Se não foi usada, vai ser apenas uma coisa inútil. Vamos ver né...

    E sobre o xingamente do Dunga, ele pediu desculpas ao torcedor e só ele merece, pq os repórteres da Globo são um porre e se acham. Sinceramente, ele estava era de saco cheio de um bando de zé mané pertubando a seleção e criticando de qqer jeito. Uma hora cansa e o que vimos foi um simples descontrole dele perante gente que se acha...

    Enfim, agora é Brasil contra Chile e vamos ver no que dá. Espero final Brasil x Argentina *-*

    ResponderExcluir
  4. tao realmente dizendo q essa eh a pior bola jah usada em copa (tem q mete pau msm q pra 2014 num te ela \o/) tem msm eh traze aqelas bolas de coro antigona q parecia bola de volei XD

    toh sumido mas nao esquecido
    te amoo s2
    bjss

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...