terça-feira, 13 de outubro de 2015

Star Wars Legends: Ascensão da Força Sombria

Star Wars: Ascensão da Força Sombria - Timothy Zahn - 505 páginas - Aleph

A luta de Luke, Han e Leia em defesa da Nova República continua. Mais uma vez, eles enfrentarão as tropas imperiais dissidentes comandadas pelo poderoso grão-almirante Thrawn.
Quando Talon Karrde é capturado por forças inimigas, Mara Jade relutantemente recorre à ajuda de Luka Skywalker, que é forçado a interromper seu treinamento com um curioso mestre para ampliar o domínio da força.
Enquanto isso, Han Solo e Lando Calrissian seguem com suas investigações, a fim de dscobrirem um possível traidor na Nova República. E, cumprindo a promessa feita a Khabarakh, Leia Organa viaja a Honoghr em busca de novos aliados contra a tirania de Thrawn.


Trilogia Thrawn 2/3


Ascensão da Força Sombria é a continuação de Herdeiro do Império (clique para ler a resenha), sendo este o segundo livro da tão aclamada (pelo menos pelos fãs) Trilogia Thrawn, que antes de se tornar Legends foi considerada por muitos fãs "como a verdadeira e oficial" continuação de Star Wars após o Episódio VI - O Retorno de Jedi.

Após os acontecimentos do livro Herdeiro do Império, o trio Han, Leia e Luke se veem numa trama mais envolvente que a primeira. Aqui, Leia vai cumprir uma promessa feita com Krabarakh, um dos alíenigenas que trabalha como sequestradores para o Império. Luke vai ao encontro do misterioso (e porque não louco) Mestre C'aboth, que pretende corrompê-lo para o lado negro, enquanto Han e Lando partem em uma investigação atrás de uma pista que leve a um traidor, que vem passando informações secretamente ao Império.

Enquanto no primeiro livro temos "uma pitada de política", neste a política se torna o tempero principal. De um lado temos o Império correndo atrás de naves de guerra. Do outro, um incrível jogo político que acontece dentro do ainda frágil governo da Nova República, onde uns querem ganhar às custas de outros enquanto o grão-almirante se utiliza da situação para se fortificar cada vez mais. Por mais que haja todas as características pelo qual o universo de Star Wars se tornou famoso, aqui a bola da vez é a política.

Apesar da sugestão de seu título, Ascensão da Força Sombria não tem nada haver com o lado sombrio da Força, mas se refere a uma antiga frota de naves de guerra da Era das Guerras Clônicas, que também atendem pelo nome de Frota Katana, e que pode ser o "detalhe" que vai definir o destino dessa guerra.

Com uma narrativa que beira na base da água morna a maior parte do livro - onde já se viu ação na política? -, Timothy Zanh ainda consegue fazer melhor que no livro anterior, mostrando estar totalmente à vontade com as personagens que tanto amamos, além de introduzir novos rostos sem esquecer da essência de Star Wars, com lutas de sabres, combates espaciais e porquê não tiroteios?

Ascensão da Força Sombria funciona muito bem como uma ponte para o terceiro livro da trilogia, O Último Comando - que está em pré-venda com lançamento previsto para o dia 16 de outubro. O problema (e como eu gostei da definição que me deram), é que seu final ficou como se Timothy Zahn "tirasse o pino de uma granada e jogasse nas nossas mãos dizendo, se vira!", deixando-nos ansiosos pela sua continuação enquanto sofremos de uma verdadeira ressaca literária, onde o ideal seria ler sua continuação logo após seu término.

Este livro foi o quarto lançamento que a Editora Aleph fez relacionado à saga de Star Wars, e mais uma vez, ela não decepciona e faz valer cada centavo gasto no livro, nos entregando um trabalho editorial sensacional com uma ótima diagramação, uma revisão quase impecável (a não ser por alguns erros, que não comprometem a leitura, mas que infelizmente estão se tornando recorrentes) e com uma capa exclusiva à edição brasileira, que assim como as outras, daria um pôster simplesmente maravilhoso, além de remeter alguma passagem da narrativa.

Só no aguardo para O Despertar da Força

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...