quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Por que Indiana, João?

Por que Indiana, João? - Danilo Leonardi - 208 páginas - 2014 - Giz Editorial

Você pode pensar que, aos quinze anos, João já deveria estar acostumado com provocações, apelidos e humilhações. Alvo perfeito para a ira dos valentões e para o desprezo das garotas. Mas sua vida vida completamente quando reage a um ataque de seu maior alfoz. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado e vira hit na internet. João se vê finalmente admirado, respeitado e seguro.
Mas tudo tem seu preço e João vai aprender qual o peso que suas escolhas podem ter não só sobre sua vida, mas sobre as vidas de todos ao seu redor. "Por que Indiana, João?" é o livro de estreia de Danilo Leonardi, editor do canal "Cabine Literária" e parte de uma história quase comum para falar sobre algo que não deveria ser tão comum assim e que faz parte da vida de muitos adolescentes jovens e até de adultos: o bullying.

Indiana Quem?


O editor do canal Cabine Literária, Danilo Leonardi, que antes só se limitava a resenhar sobre os livros decidiu se aventurar no mundo dos escritores e lançou, em 2014 seu primeiro livro: Por que Indiana, João?, que aborda "sobre algo que não deveria ser tão comum assim: o bullying".

Na história, acompanhamos João, um típico nerd: é um adolescente deslocado e tímido, que acaba sendo alvo perfeito para gozações dos valentões. Um dia, quando revida contra seu agressor (com um chute aonde lhe dói mais), acaba virando um hit da internet. Claro, tudo tem seu preço e João acaba descobrindo que suas ações acabam não se limitando somente a ele, mas sobre todas as pessoas ao redor e especialmente sobre aqueles que ele acabou por influenciar, adolescentes como ele que são alvo de bullying.

O livro é daqueles que prende o leitor do início ao fim, pois sua narrativa, apesar de ser extremamente simples e clara, não dá sinais de qual rumo a história pode seguir, surpreendendo o leitor ao fugir dos clichês básicos para livros dessa temática, aonde sequer imaginamos o que poderá acontecer na próxima página.

Danilo nos dá uma amostra do que acontece quando toda ação existe uma reação, ou para toda causa um efeito ao retratar de maneira cotidiana um assunto ainda polêmico como o bullying, enquanto trabalha de maneira diferente o assunto, que pode e até acontece na vida de uma pessoa, não se limitando somente aos adolescentes (mesmo que seja centrado em um). Ele trabalha o bullying causado por alguém superior na hierarquia da sociedade - como em uma parte que João sofre bullying do próprio professor -, e sobre as diferentes escolhas sociais - não sendo exatamente no próprio protagonista -, que podem, inclusive, acontecer com adultos também.

Não sei se foi intencional (ou talvez tenha sido, já que nada num livro é intencional), mas Danilo introduz uma certa experiência pessoal quando relata o sucesso que um vídeo pode fazer na vida de uma pessoa e/ou um grupo, e quais as suas consequências negativas, quando não trabalhado corretamente, onde qualquer ato ou palavra pode influenciar uma legião de fãs. É bem aquela coisa de ajeitar um lado enquanto o outro se desarruma. É legal ser aclamado como herói quando o mundo conspira contra à você, mas não é tão legal assim quando isso traz consequências negativas - seja à você ou aquela pessoa/grupo que você influenciou.

Com diversas referências à cultura pop - que fica fácil sacar da onde saiu o título do livro -, Danilo soube como tratar um tema tão polêmico e por algumas vezes desagradáveis de uma forma fácil e descontraída (embora traga seu teor de seriedade), numa leitura rápida (eu devo ter demorado uns dois dias para ler o livro inteiro), sendo sua leitura apropriada aos jovens leitores e também à todos sobre algo que não deveria ser tão comum assim, mas que infelizmente é.

Esse post faz parte do I Dare You - Desafio Literário 2015, que possui 12 temas literários para os 12 meses do ano, baseados em datas comemorativas. No mês de agosto é comemorado diversos dias com temas polêmicos como o dia combate ao fumo e o dia do orgulho lésbico. Por isso um tema que fale sobre preconceito, bullying e coisas do tipo. Ótimo para abrir a mente!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Olá, Natália.
    Já li a obra e gostei bastante. Apesar de não ser a obra da minha vida, achei interessante por tratar de um tema pesado de maneira simples. É um livro bem legal, principalmente para quem é mais jovem.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  2. Lendo a resenha eu me lembrei de um vídeo que ocorreu a mesma coisa. Poder nerd ftw <3

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...