segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Conhecendo o mercado nacional de mangás - Agosto de 2015

Está no ar o formulário de agosto do Projeto Conhecendo o Mercado Nacional de Mangás, com um total de 33 títulos no formulário, sendo 1 da Editora Nova Sampa, 1 da Editora NewPOP, 15 da Editora Panini e 16 da Editora JBC


No mês dos cachorros loucos, que não tem feriado temos poucas novidades, num mês não tão cheio de mangás nas bancas, embora alguns lançamentos de julho ainda não terem chegado. Antes de mostrar as novidades, trago o resultado parcial da pesquisa referente ao mês de julho de 2015, contabilizada pelo Anime Portfólio. Vamos lá?

De acordo com o resultado parcial, que pode variar em ou dois números (para mais ou para menos), em junho, houve 364 respostas com a maioria para os homens (aproximadamente 70% contra 30% das mulheres). A faixa de idade predominante foi de 16 a 24 anos e ninguém com menos de 10 anos respondeu o formulário (provando, talvez, que mangá seja de leitura dos adolescentes).

Os cinco mangás mais escolhidos em julho foram: Planetes #02, Aoharaido #03, The Seven Deadly Sins #05, Yu Yu Hakusho #10 e Ataque dos Titãs #11. Os cinco menos escolhidos foram: Triagle X #10. Drug-On 304, Alice no País das Maravilhas #01, Loveless #05 e Hetalia #05.

O fato de termos Aoharaido nesse topo significa que shoujos vendem sim aqui no Brasil. Ou seja, podemos aproveitar com certeza a fase que se instalará nas bancas nos próximos meses com as novidades divulgadas em julho. As imagens abaixo (retiradas do site Anime Portfólio) ilustram a contagem dos votos:


Em agosto, temos poucas novidades:

Com mais um YAOI no catálogo, a NewPOP mostra que não tem medo do gênero. Kamisama Onegai! é seu próximo lançamento. Anunciado no último Anime Friends 2015 (que eu fui e não escrevi nenhum post), o mangá, produzido por Mio Junta conta a história do estudante Aobane, que começa a namorar com seu colega de classe, Takahiro, e por causa de seu jeito tímido fica constantemente preocupado pensando até quando Takahiro se cansaria dele. Em sua visita ao tempo no Ano Novo, Aobane reza para um Deus para que possa ficar com Takahiro para sempre. No dia seguinte, ele descobre que te orelhas e rabo de gato.


Kamisama Onegai! é um one-shot, com pitadas de comédia e deve chegar em algum momento de agosto nas bancas. Até o momento de publicação deste post, não havia sido divulgado preço e formato do mangá.

Por parte da Panini temos outro spin-off de Ataque dos Titãs. Intitulado Ataque dos Titãs - Antes da Queda, narra os acontecimentos 70 anos da queda da Muralha. Depois de um ataque de Titã que deixou muitos mortos e feridos, surge um bebê das estranhas de um cadáver.


Ataque dos Titãs - Antes da Queda ainda está em publicação(?) no Japão com 6 edições já compiladas. A edição será no padrão bimestral da editora, com algumas páginas coloridas pelo preço de R$12,90. O mangá poderá estar chegando as bancas de 11/08 à 11/09.

E, como não poderia deixar de ser, a JBC (a Editora do Ano segundo o HQ Mix) também traz a sua novidade de agosto. Embora não esteja presente no formulário, Savana Games é a aposta da editora através do selo Ink, comandado pelo editor Marcelo Del Greco, que afirmou que a história se trata de um survivor bem diferente, estando ainda em publicação no Japão com 6 volumes até o momento.


Com relação aos lançamentos de Julho da Editora NewPOP como 5 Centímetros por Segundo, Alice Hearts e Kazumi Magica devem chegar ainda esta semana nas bancas de todo o Brasil, todos os títulos com periodicidade bimestral.


Por fim temos a pergunta extra de agosto: Você gostaria que as editoras brasileiras lançassem mais mangas que foram publicados antes dos anos 2000 no Japão?

E respondendo a pergunta: sim, eu gostaria. Especial o título Rosa de Versalhes, que mesmo sendo um mangá consegue ter um conteúdo literário ótimo. Uma pena que títulos shoujos são um tanto raros por aqui. Mas a esperança é a última que morre...

Antes de colocar o link do formulário e minhas apostas, segue alguns lembretes:

  • o formulário é feito através dos checklists que as respectivas editoras divulgam, podendo ou não haver mudanças sem aviso prévio, bem como atrasos e não lançamentos, e ainda estar na banca, mas não no formulário.
  • os títulos que saíram no mês de maio, e que não estão no formulário (porque muito provavelmente não estão nos checklists) estão assinalados com asterisco (*).
  • a pesquisa, idealizada pelo blog Anime Portfólio não possui vínculo com nenhuma editora. Logo, os resultados obtidos são de uso daqueles que participam do projeto.

O projeto é uma iniciativa do blog Anime Portfolio, em parceria com os blogs AnimeCoteOnly good animesMangatomNetoin!Otaku InsideEcchi Must DieLeitura OrientalBlog do GustaSuco de mangá e o Biblioteca Brasileira de Mangás que visa fornecer dados numéricos para que nós blogueiros e os demais fãs brasileiros de mangá possamos ter uma melhor noção de como anda o mercado nacional.

Não deixem de preencher o formulário. É rapidinho e você não demora nem 5 minutinhos. A ideia é simples e pode fazer uma grande diferença, além de ajudar você a selecionar "o que comprar esse mês". O formulário ficará no ar até o dia 15 de setembro e poderá ser acessado clicando AQUI ou no link ali em cima.

Fica aqui o convite para os demais blogueiros, podcasters, videocasters ou donos de sites especializados em mangá, a apoiar o projeto, para isso enviem um e-mail a conhecendoomercadodemangas@gmail.com informando seu interesse. E para quem não tem site, blog, podcast ou videocast, mas quer nos ajudar, peço que retwittem o formulário e que divulguem no facebook, ou no google+, ou em qualquer outra rede social.

E mais uma vez, eu não irei apostar em nenhum mangá. Como eu disse anteriormente, meu interesse por quadrinhos japoneses diminuíram, uma vez que meu interesse pelos quadrinhos americanos aumentaram, sem contar que estou fazendo uma coleção que me impede de gastar muito.

E você? Vai apostar em algum lançamento? 

Não esqueça de preencher o formulário e deixar sua opinião aqui

Post feito graças as mais variadas informações encontradas nos seguintes sites: NewPOP EditoraJovem NerdRedação Planet Mangá no Twitter

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Ma que coisa, parece que quanto mais economizo mais aparece! JBC prometeu sair Gangsta, agora outro Spin off de Ataque dos titãs ;-;!!!

    Maahh!

    ResponderExcluir
  2. Sobre a pergunta: SIM, mas AINDA NÃO dá, pois o mercado precisa ser trabalhado para que tenha-se uma aceitação do título e um retorno que justifique a publicação integral e investimento em mais séries clássicas.

    No caso específico de Rosa de Versalhes, que foi uma excelente citação (vem se falando disso faz bastante tempo), mesmo tendo sido um clássico e passado o anime no Brasil, ainda é uma obra bem desconhecida das gerações mais atuais, que é a parcela majoritária do público comprador. Poderia ser uma boa aposta, desde que o mercado para mangás shoujo se fortaleça aqui a ponto da base de leitores se interessar pelos clássicos do gênero, como Versalhes.

    Cabe lembrar que já tivemos um mangá de Chiho Saito publicado aqui; Girly Revolution Utena. Uma republicação de Utena nos moldes das atuais da JBC (Sakura, Love Hina, Chobits) poderia abrir as portas pra Versalhes mais facilmente. E pra um mangá subsequente da Saito-sensei, uma ótima escolha seria Walts wa Shiroi Dress de (Waltz in a White Dress de 1990) e suas sequências LILAC NOCTURNE e Magnolia Waltz. Esta é tida por muitos como sua melhor obra, mesmo que Versalhes e Utena sejam as mais famosas.

    Acho que no geral, desde que um interesse em obras mais antigas seja influenciado por meio de outros mangás mais recentes, é possivel quase qualquer mangá ser lançado aqui. Um exemplo seria o recém anunciado ULTRAMAN, que poderia puxar por exemplo, os manhuas de Ultraman Tiga.

    Possibilidades sempre existem, desde que a oportunidade para elas se desenvolverem seja criada de forma bem pensada.

    ResponderExcluir
  3. Que fofinho o traço desse yaoi gentem *3*~ E seria muito legal ter mangá da Rosa de Versalhes. E Wedidng Peach *3*~
    Aliás, algo estranho : " O formulário ficará no ar até o dia 15 de junho", isso foi a muito tempo dona Naty xD

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...