quarta-feira, 29 de julho de 2015

Star Wars Legends: Herdeiro do Império

Star Wars: Herdeiro do Império - Timothy Zahn - 2014 - 472 páginas - Editora Aleph

O primeiro volume da consagrada trilogia Thrawn.
Luke, Han e Leia enfrentam uma nova ameaça.
Cinco anos após a destruição da Estrela da Morte, a ainda frágil República luta para restabelecer o controle político e curar as feridas deixadas pela guerra que assolou a galáxia.
O Império, porém, parece não ter morrido com Darth Vader e o Imperador. Habitando os confins da galáxia, o grão-almirante Thrawn, gênio militar por trás de diversas ações do imperiais, ainda luta para reconquistar o poder perdido.A bordo do destróier estelar Quimera, ele descobre segredos que lhe darão a chance de destruir definitivamente o que restou da Aliança Rebelde, para assim retornar o domínio da galáxia e controlar os últimos dos jedis.
Herdeiro do Império é considerado um dos mais imporatntes marcos do Universo Expandido de Star Wars. Desde seu lançamento, tem sido aceito pelos fãs da franquia como a verdadeira continuação da trilogia original. Além disso, a obra foi usada como base criativa para vários outros produtos da série, incluindo elementos de jogos, filmes e animações.

Do ex-Universo Expandido que agora é Legends


Herdeiro do Império, antes da reformulação da Disney com relação à validade do Universo Expandido, já foi (e pode ainda ser para alguns fãs) considerado como a continuação oficial de Star Wars, visto que a estória se passa cinco anos depois dos acontecimentos do Episódio VI: O Retorno de Jedi.

Nele temos a volta do trio Han, Leia e Luke, cada qual fazendo seu papel na construção da agora Nova República, mostrando que a estória não acabou com a destruição da segunda Estrela da Morte e a morte de Darth Vader e o Imperador. Leia, grávida de gêmeos, dedica-se inteiramente ao estabelecimento dos novos laços políticos. Han, casado com ela, faz o possível para viabilizar a infraestrutura necessária à nova ordem. Luke por sua vez, sente-se inseguro por ser o último jedi vivo e o peso das responsabilidades que isso acarreta, com seu treinamento ainda incompleto, ainda mais quando as aparições de Ben estão cada vez mais raras. Os três estão auxiliando na reconstrução da Nova República, contra a resistência das forças imperiais restantes, lideradas pelo grão-almirante Thrawn.

Antes da compra bilionária da Lucasfilm pela Disney, a trilogia Thrawn era considerada (pelos fãs) a continuação "oficial" de Star Wars. O autor Timothy Zahn soube desenvolver a estória com maestria, sem deixar os eventos anteriores de fora e dando continuidade no universo criado por George Lucas, independente de quem escreveu esta estória. Seguindo o padrão dos filmes, Zahn mostra várias perspectivas dela, de acordo com seus acontecimentos, onde ora somos cúmplices do Império, ora da Nova República, sem nunca entregar todos os panos, atiçando a curiosidade do leitor a cada página.

Outra coisa que o autor conseguiu foi transpor todas as características marcantes de cada personagem, que são conhecidos dos fãs, como também conseguiu introduzir novos personagens, dando-nos a impressão que eles estavam lá em algum lugar no universo o tempo todo, só esperando a sua vez para aparecem em cena, como o grão-almirante Thrawn e a misteriosa Mara Jade.

Com uma boa dose de aventura, lutas espaciais, cenários exóticos e sem esquecer uma boa pitada de política, Herdeiro do Império herda (literalmente) tudo de bom dos seis filmes e Timothy Zahn promete e nos traz uma verdadeira reunião com velhos amigos, onde nos tornamos quase capazes de ouvir a trilha sonora criada por John Williams.

Curioso é que esse livro já havia sido publicado por aqui anteriormente (em 1991 ainda sob o título Guerra nas Estrelas pela Editora Best Seller), mas que após o anúncio de O Despertar da Força, a Editora Aleph (especializada em livros de ficção científica) resolveu apostar alto relançando a trilogia por aqui junto com outros títulos que um dia fizeram parte do Universo Expandido, com uma edição de dar água na boca de qualquer fã, já que todos os livros de Star Wars vem acompanhado de um marcador no formato de sabre de luz, além é claro, da bela edição feita pela editora.

A estória de Herdeiro do Império também podem ser encontradas em quadrinhos através da Coleção Comics Star Wars, da Planeta Deagostini, composta por 70 encadernados de luxo. As edições referentes a adaptação são as 40-41, produzido pela Dark Horse.

Timothy Zahn deve ter a Força com ele, justamente por ser um dos principais autores do ex-Universo Expandido (o tal de Legends) de Star Wars.

Que a força esteja com vocês!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Olha Naty eu confesso, nunca me interessei por Star Wars, sou uma herege eu sei! XD Mas confesso que se for entrar na história prefiro bem mais ler do que ver os filmes! rs

    Como sempre ótimo post!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Gente, se quiserem encher um quarto com coisas de Star Wars, conseguem o_O~ São comics que não acabam mais!

    Eu só vi os filmes e um pouco dos curtas que passavam no cartoon mas nunca consegui ver na ordem, daí boiava legal no desenho. D:

    E vi um livro que era uma fofura, penso em comprar pro meu irmão que tem uma filha: "A Princesinha do Vader" :3
    Beijos!

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...