terça-feira, 26 de maio de 2015

Golfinhos e Tubarões: O outro mundo

Uma história mágica e inesquecível


Golfinhos e Tubarões: O outro mundo - Tais Cortez - 419 páginas - 2013 - Chiado Editora

os cinco anos, Victoria foi adotada por Ana, presidente de uma indústria de cosméticos, e Greg, um bem-sucedido advogado. Ela não entende por que não se lembra dos verdadeiros pais e não acredita na suposta causa da morte deles.
Ao completar quinze anos, estranhas mudanças começam a acontecer. Seus cabelos ruivos escurecem, ela se torna cada vez mais forte e rápida, seus sentidos ficam aguçados e alguns dos seus sonhos passam a ser premonições.
Após a visita de um casal peculiar, ela é levada para um mundo desconhecido e único, onde terá que aprender a controlar suas habilidades, freqüentando aulas diferentes de tudo o que já viu.
Lá ela conhece Alex. A atração entre os dois é imediata, mas ele se recusa a se aproximar de Victoria e de qualquer outro aluno. Ainda assim, o destino se encarrega de uni-los e Alex passa a protegê-la e ajudá-la.
O que Victoria não sabe é que ele esconde um segredo que mudará sua vida, e que o passado pode estar mais perto do que eles imaginam...

Qualquer semelhança com X-Men ou até mesmo com Harry Potter, é mera coincidência.

Primeiro, temos a garota que descobre que tem habilidades especiais e que vai para um lugar que a ajudará a aprender a controlá-los. Lá ela descobre ser famosa (por algo que seus pais fizeram no passado do qual infelizmente ela não consegue se lembrar e que ninguém parece querer contar a verdade a ele). Victoria se apaixona a primeira vista por aquele gato (Alex, um meio vampiro). Notou alguma semelhança com as duas obras citadas acima? Pois bem, foi difícil não me lembrar de Harry Potter quando comecei a ler, e as referências são várias. Victoria vai para um castelo onde suas aulas consistem em ensinar o controle sobre suas habilidades, que foram herdadas de sua mãe e seu pai, dos quais ela sequer se lembra. Temos outros estudantes que estão no castelo pelo mesmo motivos, e que possuem cada qual uma habilidade diferente. Lembrou X-Men? Uma mistura dos dois então!

Além disso, temos o romance, pois Vic se apaixona a primeira vista por Alex, o garoto meio vampiro que não fala com ninguém e que para espanto de todos a salva em seu primeiro dia de aula. Um típico amor impossível, pois logo descobrimos que sua condição de meio vampiro o torna extremamente perigoso, principalmente para Vic, que não quer nem saber disso.

O curioso é que a história não se resume somente a isso (como aconteceu em Crepúsculo). A autora, Tais soube exatamente como introduzir um clima que foi se desenvolvendo aos poucos durante a trama, enquanto nos proporciona uma agradável narrativa, sem atropelos e com diversos acontecimentos, ligando os fatos da história. Temos o autoconhecimento, temos o romance, temos o clímax da obra, temos um vilão (que se apresenta quase no final), temos as descobertas, temos aceitação, temos ação, logo temos uma boa história.

Nós não sabemos por que existem tubarões e golfinhos, se já existem peixes. Não é uma questão de entender por que existimos, mas de saber é uma questão de entender por que existimos, mas de saber existir sendo o que somos - [...]" p.31

Para os leitores que não curtem um romance, fica um aviso. Você pode acabar achando o relacionamento de ambos um pouco chato e até lento demais, mas que possui uma certa química, e que funciona de acordo com o autoconhecimento da protagonista (seja com o aprimoramento de suas habilidades ou com a relação interpessoal de Vic com seus amigos e Alex), criando uma atmosfera que funciona direitinho para a narrativa em si, uma vez que não possui triângulo amoroso.

Por mais que tenha várias referências a outras histórias e universos já criados, Tais dá um toque extremamente pessoal e transforma Golfinhos e Tubarões numa história única, cheia de seres fantásticos como Unicórnios, vampiros, com ação na medida certa, romance, unido o útil ao agradável, sem cair na mesmice do clichê que tantas outras obras abordam por aí. Sabe aquele negócio de ir ao infinito e além? Pois bem, Tais faz isso.

Até o momento que recebi o convite para participar do 15º Book Tour, eu sequer imaginava que poderia existir uma história tão boa como essa. E é realmente uma pena que o título seja um tanto desconhecido pelo público em geral. Espero que essa iniciativa ajude a autora a divulgar ainda mais o seu trabalho, pois o que é bom merece ser lido, e por ser brasileiro merece ser lido duas vezes.

Além de Golfinhos e Tubarões: O outro mundo, Tais Cortez também escreveu O Último Homem do Mundo, que eu espero poder ler em breve. O livro pode ser encontrado à venda através do site da Livraria Martins Fontes.


O livro Golfinhos e Tubarões: O outro mundo foi cedido pela própria autora exclusivamente através do 15º Book Tour Golfinhos e Tubarões.

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Oiii, Naty
    Muito obrigada pela resenha!
    Gostei muito!
    Fico feliz q, apesar de remeter a outras obras, vc conseguiu ver o livro como uma história única ;)
    Adorei ter "ao infinito e além" rsss
    Bjsss
    e sucesso ao blog!

    ResponderExcluir
  2. Esse título me faz pensar em sereias. Não em vampiros. xD
    E que lindo o livro com a dedicatória ç-ç~ Acho mto chique.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Já li a obra e gostei bastante. Realmente é um livro que merece ser lido.
    A autora soube conduzir de uma forma muito interessante a obra.
    Excelente resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...