segunda-feira, 20 de abril de 2015

Quem é você, Alasca Young?

O grande talvez


Quem é você, Alasca? - John Green - 229 páginas - 2014 - WMF Martins Fontes

"Se as pessoas fossem chuva, eu seria a garoa e ela, um furação."
Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras - e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta Françóis Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual. Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".
Quem é você Alasca? é o primeiro romance de John Green, aquele autor de A Culpa é das Estrelas. O curioso é que o livro "vendeu" por aqui justamente por ser "autor de A Culpa é das Estrelas". Curiosamente ACEDE foi o primeiro livro do autor publicado por aqui, talvez o motivo de muitos não saberem que a primeira obra do autor foi outra.


Na narrativa, acompanhamos o dia-a-dia de Miles Halter em sua nova escola. Vemos quando ele toma a sua primeira cerveja, passa pelo seu primeiro trote - ser encapado com fita e depois jogado no lago da escola -, o primeiro amigo e consequentemente o seu primeiro cigarro e o seu primeiro amor, Alasca Young, a garota que escolheu seu próprio nome aos sete anos de idade.

Ok, resumindo, Quem é você, Alasca? é mais uma daquelas histórias de adolescentes, para adolescentes (que pode ser lido por todos) e cheio de diálogos inteligentes - sem ser complexo - e com diversas citações. Eu e muitas pessoas temos um hobby que é ler, Miles Halter (o protagonista) tem seu próprio hobby, colecionar últimas palavras, geralmente de pessoas célebres. Contudo, na história ele acaba se interessando por outra coisa: descobrir quem é Alasca e como sair do labirinto que ela própria criou - e que todos os que estão ao redor dela estão.

Para quem já leu algum livro de John Green (tipo, A Culpa é das Estrelas) sabe que o autor é bom em contar histórias que nos tocam, e que geralmente são emocionantes, então prepare-se, pois você vai chorar, chorar e chorar. E o pior, se divertir com tudo e sentir até um fiozinho de inveja pela escola que Miles estuda.

Quem é você, Alasca? narra de forma brilhante o impacto que uma vida pode ter sobre a outra, e mesmo que a personagem Alasca deixe várias coisas em aberto, ela não muda apenas uma vida (Miles Halter), mas a todas que de alguma forma se envolveram com ela. Miles Halter não desvenda a personagem por completo, assim como ninguém nunca andou por todos os caminhos que um labirinto possui, e aí é que está a graça da coisa toda. A história é ficcional, mas a mensagem é tão real quanto o livro que eu tive em mãos.

algumas das capas nacionais de Quem é você, Alasca?

Por ser uma narrativa em primeira pessoa, os diálogos são marcados por aspas (" "), o que pode incomodar muito para quem não curti esse tipo de escrita. Com relação aos erros, não foi encontrado nenhum que interrompesse a leitura - só as aspas, que aliás, como eu descobri ontem, são um erro ortográfico gravíssimo. O livro possui uma ótima diagramação e sua capa aveludada é ótima para quem gosta de texturas, menos para aqueles que suam. 

Enfim, Quem é você Alasca é um livro emocionante (esteja avisado), cheio de citações e com personagens distintos. John Green estudou numa escola no Alabama não muito diferente de Culver Creek, o colégio interno da história. Além de escritor, ele é crítico literário e comentários de um programa de rádio sobre literatura.

Para ler ouvindo: banda Supercell, em especial a música "Owari e Muukau Hajimari no Uta" (pág. 141 em diante)

Quem é você, leitor?

Esse post faz parte do I Dare You - Desafio Literário 2015, que possui 12 temas literários para os 12 meses do ano, baseados em datas comemorativas. E Abril é o mês do jovens, por termos vários dias dedicados a literatura infantil/infanto-juvenil.

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Engraçado mas a sinopse me lembrou vagamente Aku no Hana, com o rapaz que curte poeta francês e a descrição de Alasca.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, capas bem distintas umas das outras! Diz que depois do sucesso de A culpa é das estrelas esse livro é um forte candidato a ser adaptado para o cinema? :3
    Sobre as aspas eu acho que as vejo com mais facilmente em literatura estrangeira sem estarem traduzidos. o.o~ Não lembro de ter lido um livro traduzido separado com aspas xD

    Beijos!

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...