sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Não entre em pânico: O Guia do Mochileiro das Galáxias

A resposta é quarenta e dois



O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams - 2010 - 160 páginas - Arqueiro

O Guia do Mochileiro das Galáxias começou sua história como uma série de rádio e, depois, uma compilação em fita cassete.
Arthur Dent, um inglês azarado, escapa de um evento dramático - a destruição da Terra -, graças a um amigo de Betelguese que, enquanto estava ilhado em nosso planeta, havia se disfarçado de ator desempregado. Arthur se vê arrastado, apesar de seus protestos histéricos, para as situações mais alucinados nos pontos mais distantes do tempo e do espaço.
O que realmente sustenta este livro hilariante, através de sua viagem freneticamente bizarra pela galáxia rumo ao legendário planeta de Magrathea e além, é a pergunta profunda sobre o porquê. De onde viemos? Por que estamos aqui? Para onde vamos? Onde vamos almoçar hoje?
O Guia do Mochileiro das Galáxias é considerado um ícone para a cultura pop, como um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica (inglesa).

O livro, além de trazer a explicação da importância da toalha - que qualquer nerd que se preze deve saber -, nos traz uma história um tanto hilariante em que acompanhamos o azarado Arthur Dent e seu amigo, Ford Perfect, este último sendo curiosamente um extraterrestre nativo de Betelguese, que por sorte conseguem carona antes da destruição da Terra (ou, no caso, no exato momento que a Terra é explodida). É revelado que Ford Perfect é na verdade pesquisador de campo para a nova edição de campo para o Guia do Mochileiro das Galáxias. Após alguns casos e acasos, os dois se veem diante do extinto planeta Magrathea, onde ficam sabendo de coisas reveladoras, inclusive a resposta para a Vida, o Universo e Tudo Mais.

A história chega a ser sem noção em boa parte de sua narrativa, mas além da história que narra, faz claramente um deboche a política, burocracia e instituições, sem esquecer é claro, de trazer as afirmações que o guia traz sobre a toalha. Aliás, tudo o que você precisará quando o universo acabar é de uma toalha.

Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje especial, etc., etc." p.28

Douglas Adams nos revela em sua obra o conhecido humor britânico - que está presentes em série como Monty Python por exemplo -, onde você gosta ou você não gosta, sendo diferente das comédias que estamos habituados a ler.

Outras personagens além de Arthur Dent e Ford Perfect dão as caras na história, transformando-a em uma improbabilidade da coisa ser possível, tendo lá importância para a série, como o alienígena Zaphod, que teve a brilhante ideia de roubar uma nave atrás do planeta inexistente Magrathea e o Marvin, o robô que tem depressão.

Como todos devem saber, no dia 25 de maio é comemorado o Dia da Toalha, uma homenagem dos fãs do autor da série Douglas Adams, sendo este livro o Volume Um de uma Trilogia de Cinco. Há também um filme baseado neste livro (que é inédito para mim), com título homônimo lançado em 2005.


Antes de qualquer coisa, não esqueça sua toalha.

Esse post faz parte do I Dare You - Desafio Literário 2015, que possui 12 temas literários para os 12 meses do ano, baseados em datas comemorativas. Para começar o I Dare You escolha um livro que tenha tudo a ver com férias. Lembre-se da praia, das baladas, ou até das horas perdidas atoa na frente do computador!

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Boa escolha. O livro mais divertido que já li. Achei que ia falar do robô depre. O filme não captura bem a magia do livro, difícil recomendar.

    ResponderExcluir
  2. Olá~
    Amo o Guia~! Tenho toda a trilogia de cinco que comprei numa promoção do Submarino!! Foi apenas R$19,90 tudo (tudo bem que era edição econômica, haha...).
    Sdds doodle do google homenageando :')
    Particularmente, gosto do humor do livro, bem escrachado, mas sem ser babaca como o dos EUA.
    Abraços~

    ~ Nankin Dust

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito do Guia do Mochileiro das galáxias <3

    É aquele tipo de saga que você quer reler toda hora.

    gotasdexp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Li o primeiro e o segundo livro da série, mas não me prenderam tanto a atenção, então deixei eles meio que de lado, mas espero terminar de ler a trilogia de cinco. Achei o livro bastante engraçado, embora que de uma forma bem mais nerd kkkk. Minha irmã não entendeu nenhuma das piadas e isso me fez rir muito mais do que o livro em si.
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi flor,
    Como me convidou vim aqui ver sua resenha. Sabe que já tinha ouvido falar desse livro,mas adorei sua resenha pois agora consegui entender melhor do que se trata. Pelo que vi é a cara do meu excelentíssimo vou dar a dica a ela.
    Beijos
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html

    ResponderExcluir
  6. Eu AMEI esse livro, é brilhante e sem noção ao mesmo tempo, me fez descobrir que eu gosto disso, haha. Estou no terceiro livro, não comecei ainda, mas espero começar em breve. Essa citação sobre a toalha é incrível! Adorei sua resenha!

    Bjs, Raquel.

    www.eaijaleu.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P.S.: Não gostei tanto do filme, tanto que desisti dele no final, apesar de gostar muito de Martin Freeman como Arthur Dent!

      Excluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...