quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Puella Magi Madoka Magica - The Novel

Para aqueles que desejam uma overdose de Madoka



Depois do mangá "original", de Oriko Magica, temos a The Novel e ainda vem mais por aí

Puella Magi Madoka Magica foi um anime do não tão distante ano de 2011, que fez tanto sucesso que migrou para diversas mídias, como os mangás, filmes, jogos e até light novels. É um fato impressionante, justamente pelo anime possuir somente 12 episódios.


"Madoka é uma garota como outra qualquer. Gosta de sua família e amigos, mas é um pouco insegura sobre si mesma. Certo dia, teve um sonho muito bizarro: o mundo estava sendo destruído por um monstro gigante e havia apenas uma garota lutando contra ele. Madoka ficara impressionada com a coragem e força de vontade dela e gostaria de ajudá-la. Mas seu medo era tão grande que nem conseguia se mexer. Eis que surge um bichinho fofo e estranho, oferecendo ajuda. Neste momento crucial que Madoka acordou. Ela resolveu deixar isso de lado e foi normalmente para a escola. Lá, ela descobriu sobre a entrada de uma nova aluna na escola e... era a mesma garota do sonho! A partir daqui, muitas surpresas ainda estão por vir."
Puella Magi Madoka Magica - The Novel, Texto: Hajime Ninomae, ilustração Ume Aoki, 300 páginas, NewPOP

Ligh Novel no geral é como uma grande novidade para a maioria do público brasileiro e eu estou inclusa nessa maioria, ou talvez minoria, não sei. Talvez, seja por falta de interesse, as editoras não se arriscaram (ainda) nesse formato e talvez esse interesse também tenha a ver com o interesse do público, afinal, é eles que vão decidir se uma obra vai ou não fazer sucesso por aqui. Confesso que o lançamento de Light Novel seria intrigante e bem merecidos. Estaríamos pagando o preço de livros em livros. Não em mangás, como vem acontecendo. A NewPOP e a JBC se me recordo bem foram as únicas a andar por essas terras desoladas conhecida por Light Novel.

Puella Magi Madoka Magica - The Novel é literalmente a adaptação da série animada para o mundo literário, assim como seu mangá também é - só que na sua versão quadrinhos. Aliás, a light novel é uma cópia idêntica do mangá - o texto pode ser lido clicando AQUI - (ainda desconheço o anime), com diferenças do tipo de linguagem utilizada que ao invés de ser dita quadro a quadro, trata-se de ser feita somente com palavras, por meia da escrita. 


A história foi adaptada por Hajime Ninomae e publicada pela editora Nitroplus por lá. Como é a característica desse tipo de obra, a light novel conta com ilustrações feita por Ume Aoki, da Shaft, ou seja, nada de surpresas como aconteceu com Oriko Magica.

A narração contudo, peca um pouco nas partes de mudanças de narrador, que além da Madoka também traz as outras puellae (garotas mágicas) para o papel de narrador, fazendo-nos com que nos percamos um pouco até saber quem está conduzindo aquela parte da história. A história não traz nada de novo com relação ao mangá, só um aprofundamento nos sentimentos de Madoka - justamente pela light novel ser em primeira pessoa -, e talvez uma outra visão/experiência de uma história já contada anteriormente.

As ilustrações que acompanham a série conseguem ser mais impactante do que algumas presente no mangá. Todas chegam a ocupar de uma a duas páginas, sendo sempre em preto e branco. Eu julgava que por se tratar de um livro com ilustrações, estas apareceriam mais - ledo engano (pude contar um total de 6 ilustrações).


Seguindo os mesmo critérios utilizados em seus títulos, a NewPOP utilizou-se de notas de rodapé afim de explicar termos e situações inexistentes em nosso cotidiano, como por exemplo, a utilização das malas vermelhas por partes das meninas durante o primário, ou o significado de Walpurgis Night - coisas deste tipo.

O acabamento da light novel impressiona até. Impresso em papel avena - famoso por ter sido utilizado no livro Morte Súbita e por ser o mais indicado para obras editoriais -, com 300 páginas (incluindo as primeiras coloridas) sua capa decepciona por ser simples e em papel cartonado. Talvez o que tenha me desagradado foi a escolha de uma capa cartonada para o tipo e quantidade de páginas utilizadas. A capa marca mais fácil do que os mangás, e pelo preço faltou umas orelhas NewPOP. Infelizmente/felizmente esse é o menor dos contratempos. Sua leitura aliás, difere dos mangás, que ao invés de seguir os padrões orientais, segue o ocidental, como qualquer outra obra lançada por aqui.

Puella Magi Madoka Magica - The Novel é aquilo que era para ser. Uma light novel que segue todos os passos da série no mangá - mais uma vez, desconheço o anime -. A dica é: acabou de ler os três volumes do mangá ou os 12 episódios da série, dê um tempo para poder ler a light novel, a não ser que você tenha gostado tanto e quer rever tudo de novo. Fica ao seu critério.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Boa resenha sobre esse que é um livro que eu espero que seja um divisor de águas para o mercado brasileiro. Apesar de que parte dos comentários mostram uma confusão típica de quem não está acostumado à leitura de LNs, principalmente a parte sobre a capa do livro.

    De qualquer forma eu gostei bastante de ver que alguém mais tenha lido esse livro e se disposto a opinar publicamente, já que a leitura é um hábito vergonhosamente raro nesse nosso país.

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...