segunda-feira, 14 de julho de 2014

FIFA World Cup 2014: a Copa das Copas acabou. Até 2018

O que foi a #Copa2014



Comentando alguns pontos da #Copa2014.

A Copa do Mundo FIFA 2014, ou como também ficou conhecida: a Copa das Copas, Copa das Zoeiras, Copa das Prorrogações, Copa dos Gols acabou e deixará algo marcado para os participantes, sejam eles os jogadores, os torcedores, o país, os turistas, os internautas... Enfim, para todo mundo.

Minha minha ideia era fazer posts diferentes para falar das músicas, dos looks (que foram uns mais exóticos do que outros) e etcetera e tal, mas como talvez isso ficassem um tanto cansativo, vou reunir tudo num único post.


A abertura, um tanto falha em apresentar a Copa do Mundo de 2014 ao mundo rendeu os primeiros de diversos memes na internet, além dos primeiros recordes que as redes sociais quebrariam. Cláudia Leite de Galinha Pitadinha, Jennifer Lopez que não viria e acabou vindo (à força pela FIFA pelo que ouvi dizer), a apresentação de uma conquista da ciência que poucos viram com o exoesqueleto desenvolvido pelo brasileiro Miguel Nicolelis, e após uma Olimpíadas (a de 2012 em Londres), uma abertura um tanto "pobre", desenvolvida por um Belga, tentando apresentar ao mundo o que é Brasil.

O primeiro jogo teve lá sua graça. O primeiro gol foi do Brasil e, embora tivesse sido gol-contra foi o primeiro do que muitos chamariam de a Copa dos Gols. Enquanto o campeonato estava se encaminhando para as quartas de finais, houve a mesma quantidade de gols da Copa passada, que teve aproximadamente 145 gols. E a Copa mostrou que ainda tinha muito a oferecer, como a Alemanha veio a provar no jogo histórico dessa Copa. E tirando as duas últimas partidas do Brasil, que não se explica com "apagão", só teve partida boa no mundial - se bem que Irã x Nigéria conseguiram se superar em seus jogos de estreia.

Aliás, houve aqueles jogadores que conseguiram se superar em bizarrices. O mais conhecido foi o uruguaio Luis Suaréz, que mordeu o jogador italiano Chiellini e recebeu a maior punição da FIFA. 9 jogos (fora do mundial) + quatro meses sem jogar - vendo pelo lado de que ele já havia feito isso anteriormente -. Foi mais bizarro que a cabeçada de Zidane em Materazo do final do Mundial de 2006.


































A Espanha, que até ontem era a atual campeã foi a maior decepção das Copas. Cristiano Ronaldo, que levava o time nas costas saiu sem caspas. Aliás, a Espanha deve ter ferrado com o bolão de muita gente. Inglaterra não vence desde 66, uma verdade. Rooney com três copas - sem uma possível participação em 2018 - fez seu primeiro gol. EUA provou que anda praticando mais o soccer do que o footbal e nos presenteou com jogos bons. Uma pena que o McLanche Feliz tornou-se McLanche Triste no final das contas.

A maior surpresa, no entanto, foi o time da Costa Rica. Tido o "time mais fraco" do Grupo da Morte (ou Grupo D) se classificou em primeiro lugar para as Oitavas de Final. A zica virou surpresa, na Copa mais imprevisível de todas, onde teve vez até para a Colômbia, que nos surpreendeu chegando as Quartas de Final.

Me entristeço por não ter visto Alemanha x Holanda, as duas seleções que vieram com tudo se enfrentarem. Com certeza daria um jogo daqueles. Uma seleção que treina à 10 anos e o retorno da Laranja Mecânica.

Os torcedores tem um brilho à parte do maior show do futebol mundial. Cada país tem uma cultura e isso pode ser visto claramente nas arquibancadas dos jogos. Um verdadeiro carnaval de cores. Até os Power Rangers, Liga da Justiça e a bandeira japonesa deram as caras em jogos do mundial. E dá-lhe criatividade.

E não é que reforçaram a segurança do Maracanã após a invasão Chilena?

Esse daí pegou tudo que era laranja da geladeira...

Os Colorados invadiram a arena Pernambuco no jogo México x Croácia

As máscaras de Pepe Mujica, o presidente uruguaio, foram o hit da torcida celeste



A internet, hoje disponível à maioria da população (para não dizer à todos) provou ser a condutora de tudo. As redes sociais bombaram. Facebook e twitter respectivamente, bateram recordes de publicação. A criatividade humana não teve limites e até na derrota desastrosa do Brasil houve quem tirasse com humor. O twitter tornou-se o palco perfeito para as narrações em tempo real dos jogos. Em 140 caracteres foi possível comentar tudo o que aconteceu na Copa, sem perda de nenhum detalhes. Os jogos se seguiam no padrão "olho no jogo, olho no twitter". 

Até a TV deu seu jeito de alienar as pessoas. Enquanto os problemas brasileiros continuam rolando solto, as emissoras (em especial a Rede Globo de Televisão) aproveitou para tirar os holofotes de muitos do atuais problemas do país. Eles ainda estavam lá e a Copa, o grande circo deu um grande espetáculo à todos. Ela acabou, mas os problemas continuam. Bem como a sua vida - e a minha também.


A Copa ultrapassou limites. Realmente nunca havia ficado tão animada com o mundial assim. Os tempos são outros. A internet e suas redes sociais ajudaram muito. A Copa mostra para que serve. É a maior festa do futebol mundial, com direito a humildade entre torcidas - torcedores mexicanos festejando ao lado de croatas no dia do jogo, jogadores solidários com os perdedores... -, pois como foi dito "é paz, a 'luta' é só no campo".

A economia brasileira, infelizmente não tem muito o que comemorar. Com os jogos brasileiros sempre à tarde, o comercio parou, levando o Dia dos Namorados (dia 12 de junho) à um grande fiasco. Data comercial, que só perde para o Dia das Mães e Natal. E, se tudo já estava na fossa, o Brasil conseguiu agravar essa situação perdendo de 7 x 1 para a Alemanha no jogo histórico. Acessórios de Copa, tais como camisetas, bonés tiveram seu preço despencado, enquanto outros produtos voltaram para o lugar frio e escuro de um estoque. E eu ainda tenho esperança de comprar um Fuleco de pelúcia por um bom preço.

A Copa 2014 também foi a Copa Política. Enquanto uns torciam, outros deram um jeito de colocar a política no meio. Teorias não faltam para a derrota da Seleção Canarinho. Uns dizem que desde o início a Copa foi comprada, outros que ela foi paga em dólares, outros que tal empresa pagou para tal time perder, outros que se o Brasil ganhasse, Dilma estaria reeleita. É só escolher a sua teoria. A questão é que essa copa misturou futebol com politica e a verdadeira "copa 2014" começa agora, após o grande show do futebol. Para aqueles que gritaram #NãoVaiTerCopa perdeu, ele aconteceu e foi boa. FIFA deu 9,25 ao Brasil pela organização da Copa. Como havia ouvido/lido anteriormente, não foi no total padrão FIFA, mas no padrão Brasil com toda a simpatia que o povo tem a oferecer - os 0,75 que descontaram deve ser da descoberta pela Polícia Civil com o esquema de vendas de ingressos pelos cambistas oficiais da FIFA. 

Superstições, superstições. Não usei aquela camisa? Fiz algo que não devia no dia do jogo. Elas estão aí, basta acreditar ou não.. As superstições também jogaram nesse grande jogo do futebol mundial. Mick Jagger (vocalista do Rolling Stones) deixou sua marca de pé frio registrada em 2010 e ainda agora ela persiste. Sua torcida para a Inglaterra levou o time a ser derrotado pela Azurra no dia do aniversário de sua Alteza, a Rainha. Posteriormente, torcendo para a Azurra, esta perde e tampouco se classifica para as Oitavas de Final. Sua torcida para o Brasil rendeu o maior massacre da seleção em Copas do Mundo e os 4 gols mais rápidos (que tenho conhecimento) da história do mundial. Argentina também não está livre da "maldição". Para que ela ganhe algum mundial é necessário que se cumpra a promessa feita antes. E se Maradona não curtir, Argentina não ganha, pode chorar Messi.


Até trilha sonora essa Copa teve. Além do CD, que inclui a música oficial que não empolga ninguém "We Are One (Ole Ola) (Olodum Mix)", tivemos I Glad You Came da banda The Wanted, que ao ouvi-la já associamos a McDonalds e Copa do Mundo; Mostra Tua Força Brasil (composta por Jair Rodrigues) expressa tudo o que queríamos, é empolgante e embora tenha sido mostrada "cortada" só não cantou junto quem não quis. La La La seria a oficial aqui. Interpretada por Shakira e Carlinhos Brown a música representa o espírito da Copa. Sua apresentação empolgou bem mais que We Are One, na cerimônia de encerramento.

A festa de encerramento conseguiu ser melhor que a de abertura. Mostrando que o Rio de Janeiro é a cidade do carnaval o melhor ficou para o final. Shakira e Ivete Sangalo foram as estrelas do show e conseguiram contagiar (ainda mais) a torcida brasileira. Diferente de Jennifer Lopez e Claudia Leite, as duas provaram que não precisa de playback. E se tivesse fazendo tal ato a sincronia esteve boa. Outro nível.

O destaque da Festa ficou mesmo para o pequeno Milan Pique

O verdadeiro legado da Copa 2014 se dá por várias coisas, bora listar algumas (algumas presente na revista Placar Especial Copa #07).


  • Spray: uma das novidades dessa copa foi a utilização de um spray (chantili como o Paulo Bonfá disse) para marcar o local das faltas. O mais curioso disso é que é novidade para os mundiais da FIFA, enquanto por aqui (nos Brasileirão), a coisa rola solta.
  • Bromance: O destaque da seleção brasileira desta copa, David Luiz em seu singelo consolo ao craque da seleção colombiano James Rodrigues, que aliás, foi o artilheiro desta copa com 6 gols. Rolou abraço, troca de camisas e muito olho no olho após a eliminação. Tem até uma imagem fofa representando o momento.
  • Klose: o atacante da Alemanha que merece um "close", se tornou o único jogar a marcar 16 gols em Copas, tirando o título que pertencia ao nosso craque Ronaldo (Fofô)Fenômeno, que tem 15.
  • A vértebra de Neymar nem merecia estar aqui. Aliás, há grandes dúvidas se ela foi tão grave assim, visto o comportamento do jogador durante o jogo da Holanda.
  •  Lucas Podolski fez de tudo no país. Se pá, mais do que um brasileiro. 
  •  A invasão chilena na área reservada à impressa antes da partida Chile x Espanha. Os chinelos foram presos, e convidados a se retirar o país. Caso não fosse por bem, seriam extraditados.
  • Greve não é coisa exclusiva de brasileiros: Os jogadores de Gana ameaçaram entrar em greve pela falta de pagamento por parte do governo. O dinheiro chegou rapidinho depois dessa e houve filmagens que mostram os ganeses recebem o bem merecido salário.
  • O técnico holandês surpreendeu à todos no jogo de Holanda x Costa Rica: Um minutos antes do término do segundo tempo da prorrogação, Louis Van Gaal trocou o titular Cillessen por Krul. Nem preciso dizer que a Holanda venceu nos pênaltis né? E Krul ainda defendeu duas vezes.
  • Jogadores croatas após o jogo inicial contra o Brasil fazendo topless no hotel deu o que falar. Diversos sites publicaram as fotos, alguns censurando a pouca vergonha dos jogadores.
  • O chororô brasileiro: conhecida como seleção Canarinho, a seleção brasileira mostrou que a única coisa que sabe fazer é chorar. Choraram no hino, choraram nos pênaltis, choraram na vitória, choraram na derrota, choraram pela lesão, choraram pelo quarto lugar e choraram e choraram. E fica a dúvida, era amor à camisa ou fragilidade pela pressão de ser o time da casa?



O jogo final foi emocionante em todos os sentidos. Brasileiros, afim de não torcerem para a Argentina (devido as rinchas de ambos os países) deram o braço à torcer e apesar dos 7 x 1, torceram com força para a Alemanha, que teve o título mais do que merecido. Apesar de serem alemães, se provaram humildes com todos e mostraram um futebol que todos esperávamos.

Apesar de estarmos um tanto longe do "padrão FIFA" e tampouco termos ganho essa Copa, ela foi sim um sucesso. O circo esteve montado durante um mês, onde se viu entretenimento bom (e ruim) mesclado com política na conhecida Copa das Copas. Memes não faltarão para o restante do ano, os 7 gols tomados não sairão das cabeças torcedoras por algum tempo e apesar de ter sido divertido, a vida segue.

#Copa2014, sentirei saudades. (Sou a favor da Copa de 2022 ser transferida para cá, porque Catar está para futebol do mesmo jeito que estamos para camelos). 


Se o Brasil quiser ser hexa, precisa melhorar bastante sua atuação, que começa longe dos campos. 

Naty in Wonderland na #Copa2014: Até 2018. (e quem sabe com uma cobertura maior e melhor sobre a maior competição de futebol do mundo).

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Da parte Seleção, foi a pior Copa que esse país já viu.
    Da parte evento, foi a melhor e a mais divertida, eu mesmo duvidei, e ostentei a hashtag #nãovaitercopa nos Twitter da vida achando que daria tudo errado, vejo que me enganei. Pena que acabou, não vai ter mais gritaria huauhahuua. Mas os memes ficam, incluindo as do Ronaldo "fenomeno" e suas frases de poeta ao lado do Gavi...digo Galvão.

    "Se ninguém marcar gol, o jogo vai terminar empatado."

    Nunca esqueceremos, e as redes sociais vão eternizar, até 2018, quero estar vivo para rir mais da Copa em si, porque a Seleção não tem mais minha confiança.

    Abraços Natyy

    ResponderExcluir
  2. Tirando o comentário acima (quero estar vivo hahaha), excelente seu texto. Realmente foi a copa das zueiras.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a postagem sobre a copa. Essa copa realmente foi a copa da zoeira. As fantasias foram as melhores, sem dúvidas.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir
  4. kkkkk...... Adorei o post, acredita que estou sentindo saudades da copa, de chegar em casa e ter jogaço passando, sem o bar do twitter que ainda não virou forum de discussão politica com as Eleições... enfim, a vida não é a mesma. Agora o que surpreende é que nas heranças da copa não ficou nenhuma melhora na qualidade de vida do brasileiro. Nós não ganhamos NADA com a copa, se houve lucros foi para os comerciarios, capitalista....

    Enfim, ao menos nos divertimos.

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...