quarta-feira, 30 de julho de 2014

Anime Friends 2014 + Show do An Cafe

Nyappy!!



Comentando o último dia do maior evento de entretenimento pop da América Latina

O Anime Friends acontece uma vez por ano desde 2003 e se tornou o maior evento de entretenimento pop da América Latina. O que era antes só ligado à cultura pop japonesa, hoje conta com diversas atrações, nacionais e internacionais.

Seu foco principal é a cultura pop japonesa e o Anime Friends renovou o segmento no mercado nacional criando o Super Friends Spirits (show internacional com cantores japoneses de famosos temas de animações e seriados japoneses). Contudo, dentro do evento também acontece simultaneamente outros "eventos", com espaços dedicados a outros vertentes da cultura pop nerd, como o Comic Fair, novo espaço dedicado a quadrinhos e cinema, já que o antigo, o Comic Con acalçou voo e estreará logo mais como um evento solo, o Comic Con Brasil - favor não confundir com Comic Con Experience.

Comic Fait, EIRPG, Jedicon, Colecon, Expo Trekkers, Lug Brasil e PlayBrasilmobil ficaram tudo ai

No Comic Fair, vários artistas ficam em seus espaços comercializando pessoalmente seus produtos, é uma grande chance de adquirir um material oficial e ainda bater um papo com seu artista favorito. Era possível adquirir livros por um preço bacana. E quem tivesse sorte (não foi meu caso) podia quem sabe, se encontrar com aquele escritor famoso.

EIRPG (Encontro Internacional de RPG) que visava reunir fãs desse estilo tão prestigiado poderam conferir estandes dedicados à venda de jogos de tabuleiro, bem como de demonstração de jogos de cards e outros derivados.

Ainda dentro do evento tivemos espaço para o Colecon, dedicado aos colecionadores, o Jedicon dedicado aos fãs do universo criado por George Lucas, criado e produzido pelo Conselho Jedi São Paulo desde 1999, o Jedicon inclusive já teve evento próprio ano passado. A Expo Trekkers foi voltado aos fãs da franquia Star Trek. Até Lego e o Playmobil tiveram seu espaço com o Lug Brasil e a PlayBrasilmobil respectivamente.

Era possível contornar a área dos estandes e ir para o palco principal ou a praça de alimentação

Mas não foi por causa de todas essas atrações que resolvi enfim voltar para o tão famoso Anime Friends. Já que minha última visita aconteceu em 2011, época que o evento era realizado no antigo Mart Center (hoje pelo que soube, uma área demolida), passando depois por um colégio e pousando (literalmente) na Av. Santos Dumont, 2241, também conhecida como aeroporto Campo de Marte.

O local era maior do que eu havia imaginado. Infelizmente o tempo não foi o dos melhores e provou-se que São Paulo é a terra da garoa. O local não é lá bem apropriado para tal fenômeno, visto que muitas áreas, ficaram com poças de água, por falta de lugar para a água escorrer. Com fama de Anime Fila, me surpreendi por entrar rapidamente no evento tendo em mãos o ingresso antecipado - a única fila que peguei no evento, aliás, foi a do banheiro.

Área do Palco Principal
A primeira e obrigatória parada se deu no stand do próprio evento, o Friends Shop para as compras dos goodies que estariam sendo comercializados do show do An Cafe, e de outros que aconteceriam no dia, ou dos que já aconteceram. Mesmo com uma fila um tanto desorganizada - organização não é a palavra da Yamato -, eu pude presenciar a banda em questão fazendo a passagem de som e ainda uma palinha rápida de "Cherry Saku Yuki" enquanto sofria para assegurar meus goodies. Um single (Kimi no Machi) mais o Nyappy, mascote oficial da banda.


Créditos de ambas as imagens à Nyappy Forever Brasil

Infelizmente, o show só começaria as 17h30. Bora andar e gastar o restante da grana. Depois de uma visita pelos estandes eu tive a ilustre oportunidade de jogar o novíssimo Mario Kart 8 para Wii U, e devo dizer que eu experimentei as três formas de jogá-lo: com o o wii remote (como se fosse com o volante sem o volante), com o GamePad e com o joystick clássico. O jogo é realmente tudo o que mostram e deveras divertido. As novidades são diversas e mesmo eu tendo jogado um pouco já deu para perceber o cuidado que a Nintendo teve com o oitavo game da franquia.

O site VocaloidBrasil estava presente no evento no espaço PSPArty, - que pelo nome não é difícil imaginar para quê o espaço é voltado. Minha visita no local se deu por um breve momento, eu fui somente adquirir os pôsteres que eu havia reservado. Os pôsteres foram ilustrados pelos brasileiros HeitorPC e a Lya Yuki, os mesmos que ilustrarem a VIBE, a UTAU brasileira.


Depois foi a vez de visitar os stands cheio das otakices. A NewPOP, Nova Sampa e a Panini estavam com stands próprios vendendo seus mangás, incluindo suas novidades. A JBC falhou nessa área, com um stand somente para assinaturas e venda de Magi, seu único lançamento no evento. O mais importante é que garanti uns marcadores para a minha estimada coleção. Dessa área minha única aquisição foi a light novel de Puella Magi Madoka Magica, pelo simples fato do lançamento ser somente para livrarias e lojas especializadas. Felizmente eu garanti meu postal, que era cortesia para aqueles que comprassem no evento. Aliás, mais marcadores para a coleção. 

Em minhas andanças eu comprei quase o modelo de touca que queria. Infelizmente a que eu realmente quero está o oh de caro. Mas, como sou brasileira, eu não desisto nunca um dia irei ter o modelo que eu desejo. 


As sala temáticas aqui estavam mais para stand temáticas, porque não havia salas, simples. Tinha de Harry Potter, Manterou Opera, AKB48, Just Dance, Lolita e outros. 

Foi-se o tempo que eu ia para eventos do gênero e ficava correndo atrás de cosplay para tirar fotos. Se bem que teve uns que merecem um clique. *caso você está nessa sessão e quer a foto ou não quer vê-la aqui, favor entrar em contato



















As atrações do Palco Principal não se resumiram apenas no show do An Cafe (embora ele fosse meu objetivo inicial). Cheguei por volta das 15h00 e estava acontecendo o show da Banda Gattai, que aconteceu em meio à garoa. A banda Gattai não tem nada de espetacular, como a Gaijin Sentai. É mais uma daquelas que vivem fazendo covers de músicas de anime e que tocam bem, animando um pouco a galera.



Após a banda Gattai teve o Animekê Show, que é a principal atração do Animekê, com direito a apresentação no palco principal, efeito de iluminação e apresentação mais elaborada. Dividido em dois times - Vermelho e Branco - e com corpo de jurados de altíssima competência os ganhadores levam o prêmio máximo: uma viagem ao Japão. Eis que no meio do Animekê Show, para nossa surpresa os integrantes do An Cafe subiram ao palco e entoaram Ready Steady Go, para delírio dos fãs que assim como eu aguardavam ansiosamente pelo show.

Com direito a atraso, o show que estava previsto para começar as 17h30 foi adiado para as 18h00, levando em conta o tempo de montar o palco. O show começou com o tempo seco e a banda, bem como os fãs foram ao delírio. 


O que mais me incomodou durante o show foi a quantidade de pessoas ali presente. Era impossível levantar o braço e agitar junto com o banda. Tirar foto então, só para aqueles com câmeras de celulares boas, e haja paciência para conseguir uma visão limpa de braços erguidos.

Eu realmente surtei bastante. A música que me fez sentir mais foi "Nyappy in the world", que marcou bastante. Foi ela a minha porta de entrada para o mundo colorido do An Cafe, quando comecei a procurar por coisas diferentes na época, em algum momento de 2008.


Miku e todos da banda foram super simpáticos. Embora o inglês da banda não seja lá essas coisas, pude entendê-los facilmente. As partes mic (que eles interagem) com o público foram extasiantes. O vocalista Miku apresentava os membros da banda, enquanto cada um deixava sua mensagem para o público. Teruki foi o que mais arranhou o português (se bem que eu vi ele lendo uma colinha lá), enquanto Kanon foi o que mais me surpreendeu, soltando uma kamehameha à todos os presentes.  

Por volta da 12ª música, a banda deixou o palco, o que foi um tanto chocante para os ali presente. Graças a nossa insistência, chamado a banda "An Cafe" os integrantes - Teruki e Takuya - nos surpreenderam usando as camisas do Brasil que alguns fãs presentearam a banda, prontos para o gran finale.


Como não podia deixar de faltar, "Smile Ichiban Ii Onna" foi a música que encerrou o show. Confesso que eu estava com expectativa para ouvir Nyappy in the world 4, mas vendo por um lado, ouvir a primeira "versão" da música foi mais do que suficiente.

O curioso do show foi que eles tocaram a inédita "Moso Mo Mo Sorosoro", que ainda não foi lançada. E sim, eu me arrependi ligeiramente de não ter adquirido a toalha deles. Fiquei com vontade de ter só para balançar ao ritmo da música.


Em certo momento vendo a minha frustração de não conseguir tirar boas fotos, eu simplesmente desisti e aproveitei o show, mesmo estando toda espremida próxima à cerca que nos separa do povo sortudo da Hot Zone.


De acordo com a página Nyappy Forever BR, a ordem de músicas foi essa: (incrível como tive branco em diversas músicas, esquecendo seus nomes).

01.Kakusei Heroism
02.Snow Scene
03.Tekesuta Kousen
04.Wagamama
05.Nyappy in the world
06.Amazing Blue
07.Moso Mo Mo Sorosoro [O single ainda nem foi lançado ♥]
08.Natsu koi Natsu Game
09.Cherry saku Yuuki !!
10.Aroma
11.Maple Gunman
12.My heart leaps for C
13.Bonds Kizuna
14.Smile Ichiban Ii Onna

O mais desagradável foi terem anunciado que um deputado (não me recordo o nome) foi o responsável por conseguir trazer a banda até o evento. Sabe, pareceu-me que ele estava "comprando" sua recandidatura.


No mais, o Anime Friends 2014 surpreendeu. Não somente pela apresentação do An Cafe mas pelo local e pela tentativa da Yamato de mostrar que saber organizar as coisas. Foi um evento que eu fiz questão de gastar, comprando os goodies da banda bem como outras otakices. Consegui, inclusive uma revista japonesa por um preço bastante acessível. Fazia tempo que não gastava com otakices. O que mais doeu e a crítica que ouvi foi com relação ao preço dos ingressos. Infelizmente estamos num cenário onde a tendência é aumentar, ao invés de abaixar.

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Fiquei curioso sobre que toquinha é esta que vc quer? E que bom que curtiu bem o evento :D

    ResponderExcluir
  2. Legal acompanhar sua aventura. Eu imagino que promover um evento destes seja caríssimo, mas o preço do ingresso acaba afastando algumas pessoas, principalmente quem paga inteira (como eu).

    ResponderExcluir
  3. Eu fui no sábado e não me arrependi! Mesmo com muito frio e garoa, o evento foi muito bom! Rendeu muitas fotos com os amigos e risadas.
    Não tem como não gastar com as otakices uhuhauhhua, eu mesmo comprei uma camiseta (adivinha? da Miku), e mais mangás do K-ON e o 2 do Madoka.

    Sobre o preço do ingresso, esse não tem jeito, vai continuar aumentando. Mas valeu a pena.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o evento. Mas, pelas fotos, parece ser incrível. Certamente merece várias visitas.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...