terça-feira, 2 de junho de 2009

Gato da Sorte

Olá!!
Frio?
Hum.. um pouco!!
Eu gosto do frio!! ^^
Você deve estar se perguntando "Mais essa menina é louca?", não é?
Eu não sou louca, e acredito que muita gente pode concordar comigo!
O frio é um época do ano onde podemos ficar juntinhos de quem gostamos, nos vestir bem, usar as toucas de animês sem ninguem comentar "tá calor, tira isso da cabeça", (se bem que eu só uso toca de anime ou em evento ou no frio), sem falar também que as pessoas ficam calmas, sonolentas.
E eu posso andar sem suar!! \o/
Sim, acredito que todos soframos com isso!! =.=''
Hoje vou falar do Gato da Sorte, mais porque o Gato da Sorte?
Bem, porque hoje eu estava na aula de Inglês fazendo lição, dai eu pedi a ajuda da professora porque eu não conseguia traduzir um termo, dai ela viu minha mochila cheia de chaveiros e nesses chaveiros tinha um gatinho da sorte. Dai começou o assunto, "o que siginfica um gato da sorte? bem ele da sorte, mais no que?", Eu falei para ela: "pode deixar eu pesquiso e amanhã eu te falo" e sim, eu vim pesquisar!!
E eu achei a história do gatinho muito interessante, exacta, eu não conhecia a história do gato da sorte, ou Maneki Neko no original.

Maneki Neko

(Gato da Sorte)

Entre os mais conhecidos talismãs (engimono) está o manekineko, um gato com uma pata levantada. Esta figura é vista no Japão como símbolo de boa sorte, acenando para a prosperidade e sucesso nos negócios, com a sua pata curvada.

O gesto do manekineko que parece ser um convite, na verdade é o gesto de um gato limpando seu rosto.

O gato é um animal tão sensitivo, que pressente a chegada de uma pessoa ou a aproximação de chuva. Essas mudanças em sua rotina, o deixam inquieto. Então, ele começa a dar voltas ou esfregar seu rosto, pois esse tipo de comportamento tranqüiliza-o. Mas para um ser humano isso pode ser interpretado como “se o gato esfrega seu rosto, é sinal de chuva ou de visita”. Essa pode ser uma das origens da lenda do manekineko.

Como o gesto do gato esfregando seu rosto assemelha-se a um aceno, as pessoas começaram associar que, colocando a figura de um gato levantando uma pata dianteira, as pessoas viriam.

Ele usa uma coleira vermelha com um sino. Isso é uma lembrança dos costumes do período Edo (1603 - 1867), quando o gato era um animal de estimação caro. As damas da corte agradavam seus gatos, colocando-lhes coleiras vermelhas, feitas de hi-chiri-men (tipo de tecido de luxo da época) e pequenos sinos para vigiá-los.


Geralmente o manekineko segura um koban (uma moeda dourada do período Edo). Contudo, o koban real é de um ryo; o koban do manekineko é de dez milhões de ryo. Ou seja, a moeda fictícia é um símbolo de riqueza e prosperidade.


Fonte: Aliança Cultura Brasil - Japão


Eu também achei sobre as patas, porque há diferentes tipos, uns com a pata esquerda levantada que é para atrir riquezas e bens materiais (o tipo mais comum), já a pata direita levantada é para atrir a pessoa amada ou encontrar um grande amor.
Legal né!!
To vendo um vídeo de Bleach (na verdade é um vídeo surpresa) não vou contar, quando eu puder eu falo sobre ele aqui!! ^^
É claro, isso se alguém for fã viciada em Bleach como eu!!
Quem gosta de Bleach levanta a mão o/
Quem não conhece Bleach, eu recomendo, é um animê interessante, para quem gosta de luta com espadas e shinigamis!! ^^


É isso. Por hoje é só (eu tento não escrever muito, entretanto acaba saindo, só espero não ser perda de tempo, e mesmo que for o importante é que eu to aqui, e para eum lê, obrigada porque quem lê se informa mais), eu estava pesando em colocar sobre o video de Bleach que eu to vendo, mais o post ia ficar gigantesco!!

Outro dia eu faço isso!!

Bye bye

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. *Levanta a mão bem alto* xD
    Até gosto de frio mais tem que ser pouco, aqueles de 8ºC (o que mediu exatamente nesta madruga) ta loko, tó fora é muito frio ~~
    Eu tenho esses gatinhos! =D
    Comprei um par(pata esquerda e a direita) este ano quando fui na liberdade, são fofos *-*
    Eu já tava querendo compra-los a muito tempo(junto com o desejo de ter uma queixinha de madeira), eu perguntei para moça e ela me explicou e deu um papel para eu não esquecer do significado das patas.
    Sobre Soul acho q quando eu terminar de ver vou chorar... de saudade xD
    Acho que este é o anime que estou assistindo mais rápido, muito bom msm.
    Bjs.... ;*

    ResponderExcluir
  2. sim, sim..
    eu esperei 1 ano pra ganhar um selo :DD
    e agora eu tenho 2 ~.~'

    ResponderExcluir
  3. A história do manekineko tem uma lenda que diz que um senhor dono de uma loja estava passando por problemas e sua sua família tb sofria com isso, aí um gato uma vez parou na frente de sua loja limpando o rosto como se estivesse acenando para as pessoas que passassem e a loja do senhor começou a prosperar xD

    E é bem legal ver sobre esses símbolos e mitos, pelo menos eu curto mto ^^

    E frio é bom sim, ainda mais qdo tem companhia para aquecer >D

    E vou deixar a parada de indicações sem colocar no meu blog pq não vejo mto como fazer isso lá e já tem a lista dos blogs que recomendo ao lado, gomenasai ^^'

    E aproveite o frio \o/

    ResponderExcluir
  4. esse gata nada mais é que um idiota... nunca vi gato acenar com a pata... se fosse a minha cadela Leka ai eu acreditaria.

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...