segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Star Wars: Um Novo Amanhecer

Star Wars: Um Novo Amanhecer - John Jackson Miller - 2015 - 424 páginas - Aleph

Desde os terríveis acontecimentos em Star Wars - Episódio III: A Vingança dos Sith, quando todos os Jedis foram perseguidos e condenados à morte, Kanan Jarrus tem vivido na clandestinidade, evitando criar problemas com o Império. Porém, um embate mortal entre as impiedosas forças imperiais e os revolucionários desesperados se mostra próximo demais e impossível de se ignorar. A honra e o senso de justiça do cavaleiro Jedi despertam, e ele volta à ação em uma batalha de grandes proporções.
Mas Kanan não vai lutar sozinho. Ele contará com a ajuda de aliados improváveis, incluindo a misteriosa Hera Syndulla - que parece ter suas próprias motivações. Enquanto uma crise de proporções apocalípticas surge no planeta Gorse, o grupo enfrenta as forças mais poderosas da galáxia, em defesa de um mundo e de seu povo.
Nesta primeira aventura juntos, os protagonistas da série Rebels conquistam seu espaço entre os maiores heróis da série Star Wars, rumo à luta contra o Império.

A introdução ao novo universo expandido de Star Wars 


Se Provação é o livro que fecha o ex-universo expandido (Legends), Um Novo Amanhecer é o que abre o novo cânone de Star Wars - um título bastante sugestivo, aliás. Trazendo personagens já conhecido pelo público, o livro funciona como uma prequela para a série animada Rebels. A história se passa 10 anos após os acontecimentos do Episódio III e cinco anos antes de Rebels.

Na obra, somos apresentados a Kanan Jarrus, um humilde mineiro que vive em Gorse, um planeta subdesenvolvido e mergulhado em uma noite eterna (por conta da ausência do movimento de rotação). Kanan utiliza o emprego e lar temporários para manter seu disfarce em meio a uma vida de fugitivo errante - já que descobrimos que Kanan é na verdade um dos poucos Jedis sobreviventes a Ordem 66. Durante uma inspeção surpresa no Império, Kanan em risco se vê forçado a usar a força. Junto de Kanan, surge a twi'lek Hera, uma misteriosa espiã que está tentando colher o máximo de informação afim de desmantelar todo o esquema de exploração imperial.

Por ser uma prequela da série animada, a história acaba se tornando de vital importância quando o assunto é a origem de personagens, que segue aquele esquema, você não conhece? Sem problemas. Agora vai conhecer.

Que já teve a oportunidade de ler Kenobi, sabe do potencial que o autor John Jackson Miller tem. Nesta obra em questão, ele mostrou que possui uma capacidade de incorporar elementos mais apegados à realidade, tirando Star Wars da sua bem protegida caixa de fantasia, mostrando que existe um mundo de negócios e logística por detrás das grandes batalhas.

Por mais que haja a ligação do livro com Rebels, não há nenhum traço infantil presente na série. Muito pelo contrário, um Novo Amanhecer é intenso e traz toda a seriedade que a franquia possui. 

A construção das personagens é um show à parte. Kanan se mostra ser um jedi (mesmo com treinamento incompleto) totalmente diferente do que estamos acostumados a ver. Já Hera é um grande mistério, pois não fica muito claro quais são suas verdadeiras intenções para agir contra o Império. E tenho que confessar, eu shippei os dois enquanto lia. Claro que não só de "heróis" a história é feita, e este papel fica para o Conde Vidian, numa representação punho de ferro a modo do Império.

Se mais delongas, Um Novo Amanhecer pode ser lido por qualquer pessoa que procura por uma boa história, e mais ainda a quem estiver interessado em ler histórias do novo universo expandido de Star Wars. Histórias estas tão boas quanto a do ex-universo expandido.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Apesar de não ser o melhor livro do universo Star Wars, é um grande livro. Impossível não se envolver com a obra.
    Como você bem disse, apesar da ligação com a animação, não há nada infantil na obra. Os personagens foram extremamente bem aproveitados, o que gerou uma ótima obra.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...