sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

It: A Coisa

It: A Coisa - Stephen King - 2014 - 1104 páginas - Suma das Letras

Foi em 1958, na pacata Derry, que Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido de algumas palavras. Durante as férias escolares, descobriram o que significava amizade, amor, confiança e medo. O mais profundo e tenebroso medo.
Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry.
Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade, e somente eles serão capazes de enfrentar a Coisa.
O tempo é curso. Mas eles irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.

"Todos nós flutuamos aqui embaixo."



Olha o palhaço! Todo mundo conhece o palhaço, mas nem todos conhecem a história dele.

It: A Coisa narra duas histórias paralelamente: a que aconteceu em 1958, quando sete crianças enfrentaram Pennywise, que assassinou diversas outras crianças; e a história que acontece em 1985, na qual (quase) o mesmo grupo volta a Derry, para enfrentar a Coisa, que voltou a assolar a cidade novamente.

Enquanto alguns livros se limitam a contar uma história sobre uma casa mal assombrada, espíritos malignos e tals, Stephen King vai um pouco além e nos traz uma cidade assombrada (Derry, no Maine), que a cada ciclo de 26 a 27 anos, uma entidade ali presente acorda para se alimentar - porque A Coisa tem fome e gosta de crianças. O bem da verdade, A Coisa em si é Derry e está em todos os lugares da cidade, em especial no esgoto, na maldade e na violência.

Pennywise é uma manifestação d'A Coisa, e além de assumir a forma conhecida de palhaço - para seduzir suas pequenas vítimas -, também assume outras formas, sempre através do maior medo de cada pessoa, mas sem deixar suas características de lado (por exemplo, o pompom laranja). E por mais inexplicável que A Coisa (o fenômeno) em si seja, Stephen King criou uma narrativa que nos dá uma percepção de como o medo é na sua forma mais crua e cruel.

"Eu, Gerogie, sou o sr. Bob Gray, também conhecido como Pennywise, o Palhaço Dançarino. Pennywise, este é George Denbrough. George, este é Pennywise." It: A Coisa, p.23

Sua narrativa se alterna constantemente entre o passado (1958) e o presente (1985), e seu detalhamento preciso dos acontecimentos deixando a leitura cansativa em diversas passagens, com várias outras de pura e extrema adrenalina (é como se fosse uma grande montanha-russa). Explicando melhor, a narrativa é feita de acordo com a recordação de seis das sete crianças com o que aconteceu no verão de 1958, e a medida que eles vão se lembrando, a história vai avançando. Tanto que essas recordações não voltam de imediato, mas sim aos poucos (caso o contrário seria muito provável que as personagens enlouqueceriam).

De acordo com relatos (carece de fontes) It: A Coisa é o segundo livro mais descritivo que Stephen King escreveu, com 1104 páginas, perdendo somente para A Casa Negra, que pasmem, tem 703 páginas. Claro, quantidade não é sinônimo de qualidade.

O ponto alto da obra não está somente no que Penniywise significa ser (embora ele faça jus a sua fama, e eu não ficaria surpresa se alguém desenvolvesse Coulrofobia após a leitura deste livro), mas sim no que ser criança signifique: acreditar e sonhar que coisas impossíveis podem se tornar possíveis, em especial enfrentando seus maiores medos - arma da qual A Coisa se fortalece. Claro, também não é um livro que possa ser lido por uma criança, pois sua temática é extremamente densa.

It: A Coisa atualmente é editada pela Suma das Letras, que se não me engano, trouxe outros títulos do mestre em edições estupendas (Sob a Redoma). Em decorrência do seu tamanho e peso, eu procurei alternar a leitura entre o físico e o digital (que juntou o útil ao agradável).

Se você por um acaso já tem medo de palhaço, eu recomendo que se afaste. Agora, se você procura uma leitura extensa, cheia de detalhes e uma boa história de suspense/terror, abrace a causa (mesmo com o medo de palhaço).


"Ele soca postes de montão e insiste que vê assombração."


Esse post faz parte do I Dare You - Desafio Literário 2015, que possui 12 temas literários para os 12 meses do ano, baseados em datas comemorativas. No mês de outubro, o tema foi terror aonde deveríamos ler livro de horror, terror, suspense e susto. Sentir medo foi a única regra.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oie! Eu quero muuuito ler esse livro. Amo muito praticamente tudo do Stephen. Apesar de eu ter meio que um nervosinho de palhaços, me parece ser muito interessante. Meu pai já leu e gostou.

    Beijos,
    www.girlfromoz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pelo que li, o livro deve ser bem melhor que o filme... o confronto final com o Pennywise, no filme, é decepcionante...

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...