quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Divertida Mente: "I Lava You"

.

Divertidamente como somente a Disney Pixar sabe fazer


E aqui está a Pixar Disney para mostrar quem manda no mundo das animações. (Beijinho no ombro da concorrência).

Divertida Mente é aquele filme para toda a família, onde diverte as crianças e entretêm os adultos. Nele, somos apresentados aos sentimentos Alegria, Tristeza, Raiva, Nojo e Medo, que trabalham através de um painel de controle que existe dentro da cabeça de Riley, uma garota de 11 anos, cada qual desempenhando seu papel.

Apesar de ser uma animação, o filme traz de maneira lúdica como são formadas a memória (a de longo e curto prazo, mostrando inclusive como "funciona" com aquela música chiclete de algum jingle), como nossa personalidade (representada por ilhas) é moldada à partir das experiências vividas, aquele amigo imaginário que algumas crianças têm... Enfim, todo o funcionamento psicológico de uma pessoa.


Conscientemente, a animação aborda de maneira bastante divertida e instrutiva, um tema como a depressão infantil - através de uma aventura entre a Alegria e a Tristeza, que após uma série de acontecimentos e alguns desentendimentos, acabam se vendo fora de seus respectivos postos, mostrando toda a jornada que as duas emoções tem para tentar voltar ao centro de controle, enquanto Riley fica à merce das mudanças de humor e personalidade. Na verdade, tudo acontece depois que a garota se vê obriga a se mudar do Minessota (interior) para São Francisco (a cidade grande). Toda a confusão emocional em seu cérebro acaba se refletindo na Riley de fora, e é curioso ver como tudo isso funciona.

Bacana é que o filme não ficou limitado somente na personagem Riley, dando espaço para mostrar que cada ser vivo (incluindo animais de estimação como gatos e cachorros) possuem seu conjunto de emoções, cada qual de acordo com a personalidade de cada um. É engraçado ver como "funciona" o cérebro de um homem e de uma mulher (mesmo sem tanta profundidade).





Foi uma ótima sacada trazer um assunto como depressão infantil - o vazio dentro da pessoa - em um filme de animação, ficando tão realista que catalogar Divertida Mente como infantil pode ser até errado. Além disso, o filme traz uma boa lição de que deve-se ter sempre os dois lados da coisa, criando assim um equilíbrio - como o fato de a Alegria e da Tristeza terem que trabalhar juntas para que as memórias afetivas sejam criadas, além é claro, das outras emoções. Em determinado ponto, Alegria acredita ser a única importante na vida de Riley, enquanto a Tristeza sente como é ser meio que deixada de lado.

Além disso, antes do filme comentado, somos apresentados a um curta (habitual para produções Pixar Disney) intitulado Lava, que nos mostra o ciclo das montanhas numa linda história de amor entre duas ilhas vulcânicas, com uma melodia bastante hawaiiana agradável e emocionante de se ouvir.


Acredito que o filme tenha ido bem nas bilheterias, ainda mais por ter estreado justamente na época das férias escolares. Por duas vezes que estive no cinema (em uma delas com intenção para assistir ao filme), as sessões encontravam-se esgotadas. Isso um mês depois de sua estreia. 

É, a Disney acertou mais uma vez!

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. E como acertou! Eu me apaixonei por esse filme, enfrentei uma fila monstruosa para chegar a vê-lo e ainda peguei uma sessão duas horas mais tarde do que esperava, mas super valeu a pena, por ele ser lindo, doce, real e acima de tudo divertido, eu ri e chorei.

    Ah proposito, o curta também é uma perola!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Eu vi! Aqui em SC eu achei que foi fácil de ver. Achei a musiquinha o I Lava You muito fofa e adorei as cenas que fizeram para passar nos créditos! xD O do gato foi o melhor!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito assistir a esse filme, principalmente por ele tratar de assuntos tão densos de uma maneira mais descomplicada. Um bom filme para adultos e crianças, aposto.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...