segunda-feira, 1 de junho de 2015

Interagindo # 5 Star Wars Legends, Universo Expandido, Cânone Disney

Novo dono, novas regras.. não é assim que funciona?



Tentando explicar um pouco sobre as novas regras para a validade do Universo Expandido, o que faz ou não parte da Cânone Disney e que diacho é o Legends

Ok, todo mundo sabe que a Disney comprou a franquia Star Wars e junto a Lucasfilm por 4 bilhões de dólares em 2012. O que muita gente ainda não sabe (e até recentemente eu mesma não sabia) é que o conhecido Universo Expandido não é mais considerado como histórias da cronologia oficial, sendo este motivo inclusive que vem causando certo receio entre os fãs desde o anúncio do Episódio VII.


O Universo Expandido (UE) era até então a continuação (oficial), e como o próprio nome diz, uma expansão do vasto universo criado por George Lucas nos anos 1970. São histórias que contam o que os 6 filmes não mostraram, como o que aconteceu entre um episódio e outro, acontecimentos do passado e principalmente e mais importante, os acontecimentos após O Retorno de Jedi. São diversas as mídias utilizadas para o UE, tais como livros, quadrinhos, games, animações e até colecionáveis. A princípio, o UE faziam sim parte da cronologia oficial de Star Wars. Faziam.

Quando anunciaram o Episódio VII (que estreia em dezembro), a Disney fez questão de frisar que o Universo Expandido não seria mais considerado como cânone oficial para a história que acontece em uma galáxia muito, muito distante. A questão principal é que todo esse material não foi feito por George Lucas (criador de Star Wars) e sim por outros artistas, renomeando o UE como "Legends". Ou seja, nada do UE, os 30 anos de história aconteceu realmente. Como eu disse erroneamente nos posts sobre os quadrinhos, o Legends é sim o Universo Expandido, mas não são mais histórias oficiais, e que agora são lendas, mas que nem por isso devem ser descartados pelos fãs, afinal, são histórias de boa qualidade e que valem a pena serem lidos (vem coleção da Planeta DeAgostini).

Inclusive, esse material encontra-se sendo disponibilizado a nós exatamente quando ele foi desconsiderado oficialmente. A Editora Aleph, bastante conhecida por ter um excelente catálogo de livros de ficção científica, vem, desde ano passado lançando os livros (que faziam parte do UE e que agora são Legends) que trazem um pouco mais da aventura que tanto adoramos. Ao todo, já foram lançados três livros e a cada mês a editora vem trazendo alguma novidade para o que eu gosto de chamar de "aquecimento para o Episódio VII" (e dane-se que não é oficial, eu estou lendo e em breve resenha por aqui). 

Recentemente também, a Planeta DeAgostini conseguiu ir além, trazendo encadernados (dessa vez dos quadrinhos) de todas as publicações referentes ao UE. Serão 70 encadernados com todas (assim eu espero) as aventuras, e podem inclusive, com um pouco de sorte, serem encontrados atualmente em bancas de jornais.


Por conta disso, a Disney definiu novas regras que os fãs devem considerar oficiais, tais como: os Episódios I ao VI, as animações The Clone Wars e Rebels (criados por George Lucas) e os próximos quadrinhos que estão começando a serem lançados pela Marvel. Hoje, existe um grupo dentro da Lucasfilm que coordenará o desenvolvimento criativo da saga, garantindo assim a continuidade da história e ligando o Episódio VI ao Episódio VII. Claro, isso dá carta branca ao diretor J.J. Abrams e seus produtores na criação de O Despertar da Força. Contudo, nada impede que seja utilizado algumas ideias do antigo Universo Expandido (como eu disse, do pouco que eu já tive contato, deu para perceber a qualidade da coisa).

Os quadrinhos estão sendo publicados desde janeiro deste ano pela Marvel Comics, com histórias que acontecem imediatamente após O Retorno de Jedi. Intitulada "Star Wars", com roteiro de Jason Aaron e arte de John Cassaday, o primeiro exemplar da HQ virou o gibi mais vendido em janeiro de acordo com a lista dos quadrinhos mais vendidos com um milhão de exemplares publicado em fevereiro (levando em conta que a edição em questão teve mais de 60 capas variantes). Além dessa publicação, outras duas histórias estão sendo publicadas, sendo elas uma intitulada Darth Vader e uma minissérie da Princesa Leia e já foi confirmada que haverá uma publicação solo de Lando Calrissian. Em um vídeo lançado no último 4 de maio (Star Wars Day), a Panini afirmou que essas publicações (Star Wars, Princess Leia e Darth Vader) deverão chegar ainda esse ano nas bancas (parece que a do Darth Vader chega agora em junho). 


Essas HQS servem para preparar o terreno, juntamente com o lançamento de pelo menos 20 livros, onde os eventos deverão estar de acordo com a continuidade do O Despertar da Força, que se passam 30 anos após os acontecimentos de Endor, com materiais voltados para os públicos adulto, adolescente e infantil. 

Claro, mesmo com as novas regras para o que faz ou não faz parte do cânone oficial de Star Wars, os fãs não devem descartar nenhum mateiral do Universo Expandido (que agora é o Legends, facinho de descobrir). A parte mais triste é que diversos acontecimentos e personagens já apresentados ao público anteriormente serão de alguma forma descartados. Ou não (os próximos criadores terão acesso total ao material antigo, então torcemos para vermos personagens consagrados do UE). E eu, como fã, recomendo que seja lido esse material (pois alguns, em sua maioria ainda são inéditos por aqui), pois são ótimas fontes de diversão com qualidade, embora eu vá também acompanhar (na medida do possível) o novo material que está por vir.

Post feito com a ajuda de: Universo HQUniverso HQ², GeekZilla,  

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Se a obra fica muito sem fazer algo, o povo reclama. Se fazem algo novo o povo reclama também! xD

    Eu acredito que a Disney não fará cagada. Quem fala que irá infantilizar não sabe nada sobre a Disney (ou que a Touchstone pertence a Disney que fez filmes como Pearl Harbor).
    O que nos resta agora é esperar até o filme sair nos cinemas.

    Quanto as comis eu não li mas adoro quando a coleção junta faz uma imagem que se completa *3*~

    Ichigo~Sussurro do Ar

    ResponderExcluir
  2. Olá, Naty.
    Eu achei muita falta do que fazer transformar o universo expandido em simples lendas. Até porque os livros, em sua maioria, são excelentes. Vide o trabalho da Aleph atualmente para mostrar que não estou errado. E os quadrinhos também são de primeira qualidade. Mas fazer o quê, né?
    Agora é acompanhar as lendas (que continuam fazendo sucesso) e também os novos livros e quadrinhos "oficiais".

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...