quinta-feira, 24 de julho de 2014

Sailor Moon Crystal - Act.1 Usagi - Sailor Moon

"Pelo poder do Prisma Lunar!"



Diretamente da Summer 2014, o novo Sailor Moon.

Remake é o termo em inglês equivalente a nossa "refilmagem" e é designada para novas produções ou regravações. Quando se faz um remake, a nova versão/regravação não quer dizer que tudo tenha de ser exatamente como o original. Não é um caso isolado, visto que o exemplo mais próximo que eu poderia dar aqui é Dragon Ball Kai, remake de Dragon Ball Z.


Após enfim o mangá chegar as nossas bancas em abril deste ano pela Editora JBC, os fãs das guerreiras com roupa de marinheiro tem mais o que comemorar. Em julho, mas precisamente no dia 05 tivemos a estreia do novo anime, intitulado Pretty Guardian Sailor Moon Crystal.



Usagi é uma colegial de 14 anos como muitas meninas de sua idade, é desastrada, distraída e um tanto preguiçosa, aparentemente ao acaso, a jovem acaba conhecendo Luna, uma gatinha falante, e através dela descobre ser dona de incríveis poderes. Por conta disso, recebe uma grande missão.Agora ela terá de encontrar suas companheiras, descobrir se o misterioso homem é amigo ou inimigo e proteger uma princesa! Mas nada disso é tão difícil para ela quanto acordar cedo para ir à escola. Será que ela consegue?

Segundo a premissa de ambas as versões (mangá e anime clássico), Sailor Moon Crystal se diferencia do original justamente por seguir o mangá a risca, com direito ao traço delicado, dando-nos a impressão de que as folhas em preto e branco simplesmente ganharam vida.

Sailor Moon Crystal é como um remake da série original, aquela criada nos anos 1990 e exibida por aqui pela extinta TV Manchete e posteriormente pela Record. As exibições pela Rede Brasil no entanto, são transmissões piratas, ou seja, a emissora não pagou pelos direitos de exibição do anime.

Produzido pela Toei Animation, Sailor Moon Crystal é dirigido por Munehisa Sakai (One Piece) com roteiro de Yuuji Kobayashi (Saint Seiya Ômega). Os temas de aberturas e encerramento respectivamente ficaram nas mãos do grupo musical Momoiro Clover Z, que segundo pesquisas, ajudaram bastante na divulgação do anime. "Moon Pride" foi comparado a "Moonlight Desentsu", e muitos fãs não reagirem bem a essa mudança, não curtindo a música e achando-a imprópria para o anime. Deixando o pré-conceito de lado, "Moon Pride" possui seu próprio encanto, assim como "Moonlight Desentsu", mostrando a nova roupagem das guerreiras. Aliás, o tema de encerramento agrada tanto quanto o de abertura.


Para a animação foi utilizada em alguns momentos o recurso de computação gráfica, o que faz com que o anime perca a sua graciosidade, dando-nos uma visão um tanto forçada da ação, mas que no tanto não prejudica sua atuação. O recurso é utilizado com bastante precisão nas cenas de transformação, dando um toque diferente do que já conhecíamos e no mais tornando-o belo a sua maneira. Pelo ponto de vista de alguns, o uso de computação gráfica tornou-se desnecessário e ao que pude perceber serve como se a própria Toei estivesse dando um tapa na cara de todos e dizendo "Eu sei usar CG", a exemplo do filme de Saint Seiya que estreia por aqui em setembro.

O anime está programado para ter 26 episódios - sem informação de quais arcos o anime irá abordar -, e além da sua exibição na TV nipônica, também tem licença aberta no site NicoNicoDouga e o Crunchyroll pretende disponibiliza-lo de maneira igual. Isso aliás, é uma cortesia da Toei e da autora Naoko Takeuchi aos fãs. Sua periodicidade pode desanimar alguns, visto que cada novo episódio sai a cada 15 dias. Para se ter uma ideia, o vídeo do primeiro episódio alcançou mais de um milhão de visualizações em dois dias no NicoNico.


Com relação ao site em streaming Crunchyroll, sua exibição ocorre sempre as 7:00 da manhã e para a nossa surpresa os usuários de acesso gratuito também tem o direito de assistir ao anime no dia de seu lançamento, sem esperar, mas com a restrição de qualidade do vídeo - visto que o primeiro foi exibido em HD.

Todo e qualquer tipo de pré-conceito para com a obra deve ser deixado de lado, junto com as comparações com o anime clássico. Afinal, por mais que ambos mostrem a mesma história, as mesmas personagens, e quase as mesmas dubladoras, a época e o público são diferentes. Lembrando mais uma vez, Sailor Moon Crystal nada mais é do que um novo anime em prol da comemoração dos 20 anos de Sailor Moon - que teve sua estreia adiada diversas vezes desde 2012.


Pretty Guardian Sailor Moon Crystal irá marcar uma nova geração mas também servirá para matar a saudade dos antigos fãs.

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Saudações


    Sendo bem sincero eu devo discordar muito de ti quando fala que "o anime perdeu sua graciosidade", pelo fato de usar a técnica de CGi nas transformações e realce de lutas. Acho bem normal. Por se tratar de uma nova concepção acerca da obra, nada melhor do que usar algumas características de nosso tempo presente.

    Entretanto, devo aqui ressaltar que se compararmos as técnicas gerais usadas em Sailor Moon Crystal e Precure, certamente a segunda tem um melhor capricho visual. Trata-se de um mahou shoujo mais apegado aos dias atuais, diferentemente das aventuras de Tsukino Usagi e companhia, que vem com o propósito de emocionar os saudosistas (conseguindo fazer isto muito bem) e também de contar sua estória tendo o mangá como ponto de vista primário. Nada mais justo, para ambas as obras.

    Não é de se espantar que o Crunchyroll libere Sailor Moon Crystal para assinantes no modo assistirem a obra no modo gratuito, uma vez que a mesma é exibida gratuitamente no NicoNicoDouga. Mas, como tu bem frisou, isto não impede o site citado (Crunchyroll) de usar suas regras básicas no streaming de tal obra.

    O período quinzenal para os episódios é compreensível, uma vez que a Naoko Takeuchi quer ver o andamento do anime in foco. Uma vez quer esta série contará a estória do mangá tal como se fez apresentar, notoriamente a criadora das Sailors não admitirá erros ou equívocos neste trabalho por parte da Toei. Seguramente, toda a série clássica será animada em Crystal (embora existam boatos de que a saga Sailor Moon R seja também animada).

    É um anime que está me agradando e, seguramente, o mangá ainda mais.

    Muito bom, nobre.


    Até mais!

    ResponderExcluir
  2. Eu não tenho nem condições de ter senso critico com Sailor Moon, por motivos de: me emocionaaaaaaaaaaa, me emociona tanto assistir ao anime, ter o mangar em mãos!!! É emocionante, é como reviver uma parte linda da minha infância. Adoro ver a guerreira com roupa de marinheiro de volta. :) Ler sobre ela nas redes sociais! E se brincar ainda vou ter logo em breve uma bonequinha dela em minha estante!!! :)

    Pandora.

    ResponderExcluir
  3. Eu acompanhei a série dos anos 80 e estou acompanhando está, e estou MUITO feliz e satisfeito! Não apenas por acompanhar o mangá de forma mais fiél, mas pela animação em si, como te disse no Twitter, esse Sailot Moon tem o seu estilo próprio, o que deixou o pessoal torcendo o nariz foi justamente por não ter saido igual a versão dos anos 80, e não acho que perdeu "sua "graciosidade" só por causa do CGI, acho que o seu estilo está em definido nesta nova versão, lhe dando identidade.

    Enquanto isso, aguardo anciosamente pelo ep 3, e por algum dia ver um PS4 rodando aquela animação renderizada em tempo real! *-*

    Abraços Natyy

    ResponderExcluir
  4. Geralmente, gosto de remakes. Espero que seja o caso desse.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir
  5. Não vou esconder que, estranhei um pouco visualmente falando... mas o que mais me decepcionou foi voltar a estória do mangá...fazer um remake... Poderiam ter nos presentado com uma nova série... uma sequência, ou até, uma nova geração de guerreiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. errata: "Poderiam ter nos presenteado com uma nova série"

      Excluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...