quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Saiu na Revista #07 Superinteressante edição verde

Olá!!


Quando postei sobre a Superinteressante de dezembro, no Saiu na Revista #04 eu havia comentado que a Superinteressante sempre, em todos os anos conta com duas edições em dezembro (não é nenhuma das especiais). A normal que sai no começo do mês e uma que sai na metade, tendo seu diferencial de ser verde. Essa edição verde (edição 313), tem como objetivo mostrar o lado das coisas sustentáveis. Ainda mais na situação em que vivemos, onde no inverno faz calor e no verão faz frio. Também conhecido como Aquecimento Global.


"Revolução das cidades" é o tema da matéria de capa, que conta com algumas soluções através de projetos que visam revolucionar as cidades, se utilizando de seus próprios recursos. Tentando transformar o que de um ruim uma cidade tem em algo bom.

Foram 4 soluções apresentadas: uma aquática, uma no trânsito, uma para energia e outra para produzir.

Na parte aquática, temos o Hidroanel, que visa solucionar o trânsito, o lixo e as enchentes. No trânsito, mostra os caminhos para tornar a bicicleta seu meio de transporte e assim ter menos carros. Na energia, temos uma solução, que usada de forma inteligente poder transformar sua casa num usina de energia limpa. E prédios que produzem verduras, legumes e frutas.


As ideias em si são ótimas e bastante impressionantes e o melhor, não é algo que está acontecendo lá fora e sim, está começando a acontecer aqui no Brasil. São pessoas que acreditam nas metrópoles e que querem mudar.

Lendo a matéria, confesso que senti um "quê" de como isso poderia acontecer, e alguma delas, a primeira, do hidroanel serem impossíveis. Não na questão do funcionamento, já que com a tecnologia existente hoje, fica difícil duvidar de algo, mais no dinheiro que terá que ser utilizado para que isso aconteça. Por sérios motivos, não consigo acreditar, que algum governo vai querer se esforçar para melhorar a cidade, ainda mais porque eles parecem se preocupar com outras coisas, como Carnaval e Copa do Mundo, sendo que alguns desses problemas acontecem sempre, como o caso das enchentes.

Contudo, não devo esquecer e nem deixar de comentar que além desse pensamento que tive, ao ler a revista, as coisas podem acontecer e já estão começando a acontecer - lembra que escrevi isso lá em cima? -. Por exemplo, no trânsito. A bicicleta, querendo ou não, já começa a ganhar espaço, principalmente em São Paulo. Desde quando começou a existir as ciclofaixas, que funcionam de finais de semana e feriados em avenidas importantes, como a Avenida Paulista. Contudo, ainda está muito longe se de termos os carros como minoria e as bicicletas como maioria, tornando  o meio de transporte de muita gente, como acontece em países como na Alemanha. Faltam as ciclovias (que são vias permanentes para ciclistas) e algumas leis que regulamentem isso. Espero que essa não seja uma realidade longe de ser alcançada.

Sabe quando compramos uma fruta e temos a decepção de experimentar algo azedo porque estava fora de época? Na seção RESPOSTAS, a pergunta "Qual é a época certa?" mostra, junto de um infográfico qual a melhor época para comprar as frutas e assim gastar menos e ter algo saboroso. Além do gráfico que mostra os meses, também mostra algumas poucas dicas que são bastantes úteis na hora de ir a feira e não comprar uma fruta ruim. Super útil na hora de irmos às compras.

Se o gráfico não estivesse uma parte em outra página,
seria algo que eu colaria na geladeira. 

Outro assunto que acho bastante interessante em comentar é "A Poluição da Nuvem Digital". Com certeza todos que utilizam a internet usa esse tipo de armazenamento. É mais fácil, não ocupa espaço na sua máquina e sempre que quiser, seja aonde estiver, é só baixar e pronto, o arquivo está em suas mãos, ou em seu tablet, celular ou computador.

Ótimo não? Mais não foi o lado bom que a revista focou nesse tema. Já que o tema da revista verde é sustentabilidade, a Super mostrou o lado ruim e a poluição que este tipo de armazenamento causa, na vida física e real, bem como suas inovações.

Para que os servidores onde ficarão armazenados os arquivos fiquem funcionando e não saia do ar, eliminando o risco de você perder o arquivo, o consumo de energia (que não é renovável) é grande. Mesmo que eu decida, por n motivos deletar esse blog, todos os arquivos armazenados aqui ficarão nos bancos de dados, isso porque "elas permanecem armazenadas com uma bandeira indicando que foram apagadas", ou seja, mesmo que eu apague, vai ficar lá.


Mais é claro que a revista não focou só em mostrar o lado ruim da coisa. Tem a inovação verde, onde empresas grandes, como o Google e o Facebook (os que devem liderar nos gastos de energia para terem seus sistemas funcionando) já estão pensando verde. De acordo com a matéria, as duas empresas já estão inovando (e em alguns lugares já colocaram para funcionar) técnicas para resfriar as máquinas que gaste menos energia, ou que utilizem sistemas renováveis.

Antes de ler essa matéria, não tinha nenhuma ideia do que acontecia para que os arquivos, que são muitos, pudessem ficar armazenados para que eu possa acessá-los sempre que quiser. É curioso como sempre fazemos coisas no dia a dia e nunca percebemos o outro lado da coisa.

Infelizmente, como sempre, a revista não poderá ser encontrada nas revistarias. A edição atualmente, e que em breve deve ser recolhida é a de 314, a primeira de 2012. Só que ela é assunto para outro post.

Imagens da revista escaneadas por mim, todos os direitos pertencem à Editora Abril. 

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Saudações

    De todas as matérias desta revista, digo sem medo de errar que a questão da revolução nas cidades foi a que mais me chamou a atenção e a que mais me atraiu por completo.

    A temática das metrópoles ecologicamente corretas poderia ter sido levantada décadas atrás, já na transição entre os anos 80 e 90, quando a poluição no planeta estava grande mas bem distante dos níveis mais atuais.

    Acredito que seja necessário repensar em muita coisa. Sempre há algo em jogo que esteja acima das necessidades básicas de uma sociedade. Atenção é preciso, mas inegavelmente a ideia central é deveras muito boa.^^

    Ótimo post, jovem Naty.


    Até mais!

    ResponderExcluir
  2. Bom , sei que esse comentario não tem nada ver com o post mas,Eu vi o link do seu blog publicado em uma revista de animes a ANIME>DO ^^ Bom,eu queria pedir que adicione meu blog como seu parceiro: Lt Animes,ainda é um site com poucas visualizações,mas estou divulgando e fazendo ele crescer.
    Arigatoh pela a atenção ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops,se precisar mande um email pra mim: luizfelipegaty2@hotmail.com ^~^

      Excluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...