quinta-feira, 28 de junho de 2012

Trocando livros pelo Skoob


Olá!!
No começo do mês, eu publiquei um texto explicativo sobre o Skoob, que é uma rede social brasileira completamente voltada para quem gosta de ler. vide post Skoob: Rede social para quem gosta de ler


Como nunca havia feito uma troca, fiquei devendo informações sobre isso à vocês, mais como eu fiz uma troca e ela foi bem sucedida, venho aqui (tentar) explicar para vocês como funciona.

Além de poder adicionar livros em sua estante, dar classificação para o que leu, e coloca-los em categorias, como lido, vou ler, abandonou etc, é possível também efetuar trocas de livros através do sistema Plus.

Para se tornar Plus, basta apenas que atualize seu perfil gratuitamente para Plus no Skoob, caso você ainda não tenha um.
Há duas classificações de Plus no site: Plus Amarelo e Plus Azul.


Todo usuário terá primeiro seu perfil atualizado para Plus Amarelo. Para começar a utilizar o sistema, basta clicar em despausar sua estante no sistema. Caso não queira mais participar do Plus, é só voltar a pausar sua estante, assim, mesmo que você tenha livros disponíveis para troca, eles não poderão ser solicitados por outros usuários Plus.

Por você ser Plus Amarelo, não poderá solicitar nenhum livro no momento. Então aguarde que alguém solicite seu livro. Após duas trocas, seu perfil virará Plus Azul.

OPÇÕES DO PLUS:
1- "Enviadas" › aparecem as solicitações que você fez pelo Plus (para solicitar um livro pelo Plus você deve clicar em "solicitar", pode ser direto na estante de trocas de um usuário ou fazendo busca pela sua página do Plus {"buscar livro"}). Se a opção "solicitar" não aparece ou você não consegue clicar, é porque o usuário está com a estante pausada.

2- "Recebidas" › aparecem todas as solicitações que você recebeu . Você pode cancelar uma solicitação enquanto não a aceitar, depois que você aceitar uma solicitação, o usuário que a fez pode cancelá-la a partir de três dias do pedido (Isso acontece porque alguns usuários desaparecem depois de aceitar).

3- "Meus Livros" › aparecem os livros que estão na sua estante de trocas. Clicando em "editar para a troca" você pode colocar uma foto do livro, escrever os detalhes ou defeitos do livro e alterar a quantidade de crédito que você quer pedir por ele.

4- "Desejados" › aparecem os livros que você marcou desejado e que estão disponíveis para serem solicitados pelo Plus. Clicando em "disponível" você irá ver que está trocando esse livro.

5- "Livros Recentes" › aparecem os livros mais recentes que foram disponibilizados pelos usuários Plus.

6- "Minha Reputação" › abrindo essa opção aparecerá três abas. Em "Solicitações" aparece os status (aguardando, aceitas, canceladas ou recusadas) das solicitações que você fez ou recebeu. Em "Enviando" aparecerem as avaliações que você recebeu enviando os livros. Em "Recebendo" aparecem as avaliações que você ganhou recebendo livros.
Quando você ou quem recebeu um livro seu marca o livro como "Recebido", aparece a opção "Avaliar", nessa opção você faz um comentário e marca se a troca foi positiva, neutra ou negativa.


7- "Meu endereço" › aqui você anota seu endereço para o envio de livros.

8- "Prêmio e Sorteios" › os três usuários que fizerem mais trocas no mês ganham prêmios.

9- "Como Funciona" › essa opção tem como funciona o Plus, com imagens.

10- “Créditos disponíveis” › na frente aparece a quantidade de créditos que você tem. Você só recebe o crédito por uma troca quando ela é concluída.

11- "Precisa de mais créditos?" › é possível comprar créditos. Nessa opção, no final da página, estão escritas as regras para poder comprar.

Quando você receber a solicitação, e caso você aceite, terá que enviar o livro para o endereço do destinatário. 
Mais, peraí, qual livro vou receber em troca? Essa foi a pergunta que eu fiz antes de aceitar e confesso que foi difícil entender.

Aqui você somente irá enviar o livro e por isso receberá 1 crédito. É como se você fosse vendê-lo. Você envia e ganha um crédito, e com esse crédito, dependendo do livro que você quer, você já pode solicita-lo.

Atualmente ainda sou Plus Amarelo, pois enviei somente 1 livro. Com esse envio, recebi 1 crédito e agora estou verificando qual livro posso solicitar em troca.

No site há os grupos, aonde caso você venha a ter alguma dúvida, vai sempre ter alguém disposto a ajudar. Há também o como funciona, do próprio Skoob. Recomendo ler, principalmente se você se tornou Plus a pouco tempo, pois há uma explicação com imagens, tanto com relação as trocas como do envio pelo correios.


informações de "opções do plus" retirados do tópico: "explicação de como funciona o plus (recomendado para Plus Amarelo)" escrito pela usuária Renata. Obrigada, o tópico ajudou muito.

Em outra oportunidade venho lhes falar sobre como enviar o livro, desde a embalagem até como proceder com os correios.

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Que interessante, não sabia desse negócio de trocar livros. o.o~

    Obrigada pelo elogio do meu desenho X3 E sobre compras de roupas lolita, SIM, tem que tomar muito cuidado! Vendem muita coisa como lolita que não passa nem perto =X

    ResponderExcluir
  2. Vi que você Naty, está lendo O HOBBIT! Deve ser bem legal, eu peguei ele na biblioteca da minha escola para eu ler nas férias. Espero que seja bom hehe'

    http://palavrainvertida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...