segunda-feira, 22 de junho de 2009

[Livro] Vidas Secas

Olá!!
Ás vezes eu penso sobre como o gato Garfield tem razão!!
Eu Odeio Segunda-feira!!
Principalmente quando você tem prova -.-
Ontem eu fiz o vestibulinho da Etec, e acertei 23 questões de 50, será que eu consigo entrar para o curso que eu quero? (que é Designer de Interiores?)
Bom, sobre o título, para quem não conhece literatura brasileira (Modernismo), esse livro Vidas Secas, é considerado por muitos como a maior obra do autor Graciliano Ramos, e acreditem, essa obra cai em vestibular.
O Livro Vidas Secas nos contam a vida das pessoas que moram no Sertão brasileiro. Mais específicamente sobre a família de Fabiano (protagonista da história), que depois de um longa seca, onde eles tiveram que matar o próprio papagaio, que não sabia falar, porque a familia utilizada o uso de poucas palavras ou em vários momentos nenhuma.
Imaginem um livro que não segue uma ordem cronológica, mais sim a vida de certos personagens? Conseguiram? Bom, Vidas Secas é mais ou menos assim. Cada capítulo do livro conta sobre cada personagem separadamente. O único problema é que para se fazer a leitura dessa obra é necessário que se tenha um dicionário do lado (o autor, Gracilliano Ramos, ultiliza palavras díficieis e muitos desconhecidas da maioria da população).
Eu tive que ler esse livro para poder fazer um prova. E digo que gostei, porque conta realmente o problema que muitas pessoas passam no Sertão, como a seca, fome, falta de diálogo entre os membros de uma família etc...
Graciliano Ramos utiliza períodos curtos para reforçar o ritmo e chamar a atenção do leitor para o sofrimento pela qual as personagens passam, como no trecho: "Agora Fabiano conseguia arranjar as idéias. O que o segurava era a família. Vivia preso como um novilho amarrado ao mourão, suportando ferro quente. Se não fosse isso, um soldado amarelo não lhe pisaca no pé não.
[...] Tinha aqueles cambões pendurados ao pescoço. Deveria continuar a arrastá-los? Sinha Vitória dormia mal na cama de varas. Os meninos eram uns brutos, como o pai. Quando crescessem, guardariam as reses de um patrão incisível, seriam pisoteados, maltratados, machucados por um soldado amarelo."
Só com esse trecho já é possível perceber que o autor utiliza palavras díficieis não?
Eu recomendo esse livro, porque além de fazer parte do Modernismo, é um obra regionalista e digamos que pode ser usada até os dias atuais.

Esse livro me lembrou bem o cenário de um anime chamado Desert Punk, que passou aqui em 2007 e foi exibido pela MTV. O animê se passa em um mundo destruído por causa de uma guerra de escala mundial. Com o fim dessa guerra que na verdade é uma guerra nuclear, acabou tendo a alteração do mundo, e transforma a maioria do planeta Terra em um imenso deserto. Não posso falar mais do anime, porque infelizmente eu não me lembro dele (u.u).
Gomen ne!! xD

Acredito que por hoje é só.
Acredito que eu volto mais essa semana
Tudo depende de como vai estar a minha criatividade!!
Estou trabalhando num projeto (menitra, o projeto ainda está na minha cabeça) sobre umas tirinhas idiotas que eu penso enquanto assisto anime, mais especificamente Bleach!!
Quem sabe eu não tento fazer essas tirinhas e coloca-las aqui?
Tudo depende do meu humor, criatividade e de como desenhar as personagens.
Espero que todos tenha uma boa semana.
Ah sim, estou pensando em mudar o visual do blog (no momento só tentei editar com o paint e o power point uma imagem, mais ainda estou pensando se mudo ou não a cor)
Quem sabe isso não acontece?
Até lá, deixo vocês com esse post. xD

Bye bye

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. hhmm eu lembro de desert punk (jah xeguei a baixa uns 10 epis.) ateh q a linguagem usado pelo autor desse livro não eh taum diferente da nossa propria. basta o custume da leitura das obras originais da epoca (acredite ler gil vicente eh mais dificil T-T)

    ResponderExcluir
  2. tah acabei de nota o comentario lah no blog (axo q toh dexando muito de lado ele ^^"). eu axo q publicar malgum poema meu naum seria ma ideia^^ mas eu axo q c eu qise faze dinheiro cum eles jah posso me considera falido XD (axo q voh fica com os meus desenhosXD)

    ResponderExcluir
  3. Para mim o único problema da literatura brasileira são essas palavras dificeis, na escola quando eu tive que fazer um resumo do livro "Dom Casmurro" eu não consegui sair da primeira página! Cada linha que lia eu tinha que parar e olhar no dicionario ¬¬
    Foi muito mais legal ver o filme de Memorias postumas de Brás Cubas, do que ter que ler o livro, deu para entender bem melhor, até a mini-serie da Globo sobre "Dom Casmuro", apesar de um pouco confusa, foi melhor que o livro.
    Eu vi Desert Punk ;D, muito bom, o final foi super, bem supreendente.
    Sobre a prova, só acertei 21 aff -.-'
    prestei para tecnico em informática
    Bye
    Bjs.... ;*

    ResponderExcluir
  4. eu tenho trauma de literatura brasileira desde que li Machado de Assis. Li a primeira página do Alienista e desisti. O que me deixa mais frustrada é que acho as histórias interessantíssimas, mas não dá, eu sou burra e preguiçosa i-i hahahaha
    eu lembro de desert punk na mtv, vi 5 primeiros minutos e cansei hahaha não é que tenha achado chato, mas ficar no computador era mais interessante >_>''

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...