quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Homem-Formiga: onde tamanho não é documento



Quanto menor, melhor


Diferente de Os Vingadores: A Era de Ultron (que foi o mais do mesmo), a Marvel Studios surpreendeu com o pequeno e grande Homem-Formiga (Ant-Man no original). Diferente do que a crítica disse, não tem o que botar defeito no homem que tem a força de uma formiga, porque deu certo! Ele só é desconhecido do grande público. Ou era, afinal, os filmes estão fazendo heróis desconhecidos ficarem conhecidos, como aconteceu com os Guardiões da Galáxia e todo o resto.

Assim como todo primeiro filme de algum super-herói, Homem Formiga serve para apresentar mais um personagem da grande lista que a Marvel tem a sua disposição, e ainda de quebra, aproveitando para inseri-lo na sua cronologia. E para surpresa de quem assistiu o filme, não vamos ver a estória do primeiro Homem Formiga, mas sim do segundo. 


O filme nos traz Scott Land, um vigarista que assume o lado heroico da coisa através de um traje que o ajuda a encolher, criado pelo Dr. Hank Pym. Um pouco diferente do que estamos acostumados a ver, mas ainda carregando consigo a essência da coisa, aqui o herói precisa realizar um assalto, que coincidentemente, salvará o planeta. Claro, em se tratando do Universo Marvel, temos citações de nomes como a S.H.I.E.L.D e a HYDRA, então já sabemos contra qual lado nosso herói terá que lutar certo? Mesmo com a atual situação da organização que decidiu unir vários heróis para lutarem juntos. Acompanhamos todo o treinamento do Homem com as Formigas e o objetivo final, até que o vilão, Jaqueta Amarela se mostra alguém a altura do nosso herói.

Por fazer parte da cronologia Marvel, e encerra a 2ª fase do universo cinematográfico da Marvel, é um tanto necessário (afim de evitar possíveis spoilers), que Os Vingadores: A Era de Ultron já tenha sido assistido, justamente pelo filme se passar após os acontecimentos dos defensores que derrubam trocentos prédios para salvar o dia. 

O filme consegue seguir na mesma receita que a Marvel vem fazendo seus filmes. Com uma indicação para +12 anos, com humor na dose certa, ele cativa até os menos letrado nesse grandioso universo, onde o papel de alivio cômico fica (em sua totalidade) para seus coadjuvantes. Outra coisa que o filme se mostrou divertido foi em seus easter eggs, que divertem os espectadores. Sem contar a participação mais que exclusiva do mestre Stan Lee, que sempre que aparece consegue nos fazer soltar exclamações!


As cenas destaques talvez fiquem com toda a participação do herói em miniatura (em especial para a cena de luta entre o Homem Formiga e o vilão Jaqueta Amarela), cheio de intensidade, dando-nos um belo exemplo do mundo visto da perspectiva de uma formiga (literalmente), com direito a brinquedos voando como se fosse causar um estrondo tremendo ou formigas que emitem (em um primeiro momento) o som das hélices de um helicóptero.

Enfim, ainda não consigo entender qual foi a da crítica não ter gostado do filme. O Homem Formiga é desconhecido? Sim. Mas até aí os Vingadores também eram. E veja como Guardiões da Galáxia surpreendeu à todos? O Homem Formiga pode não ser um herói linha top da Marvel, mas com certeza ele tem lá sua importância. E o filme vale a pena ser assistido, indiferente do nome ser um tanto meh.


Ah! E fica a dica. Espere acabar TODOS os créditos. Tem duas cenas extras e uma delas tem haver com o próximo filme da Marvel Studios.

+ 3 coisas


Para quem quiser saber mais sobre o herói, as Editoras Panini e Novo Século, aproveitando a deixa do filme trouxeram um material para quem quiser se aprofundar mais no formigueiro. Por parte da Novo Século temos a publicação do livro Homem-Formiga Inimigo Natural, escrito por Jason Starr, que faz parte da coleção de romances dos quadrinhos da Marvel que a editora vem lançando desde 2014.

Já a Panini traz duas novidades. A primeira, Homem-Formiga - Prelúdio, é ligada diretamente ao filme e a trama mostra o primeiro a usar a roupa que encolhe (que eu não vou falar quem é para não dar nenhum possível spoiler). 

A outra é Homem-Formiga - Mundo Pequeno. De acordo com o site Universo HQ, esse encadernado é baseado na edicão norte americana Ant-Man e Wasp - Small World, com a estória em que a identidade secreta do personagem é do criminoso Eric O'Grady. Ambas as publicações da Panini já podem ser encontrados nas bancas. 

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Excelente resenha, está de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Naty ^^
    Foi uma grande surpresa eu ter ido na pré-estreia dessa adaptação. Gostei tanto que fui na estreia tb. kkkk
    Sem sombras de dúvidas o Homem-Formiga conseguiu tomar o espaço do Homem de Ferro no meu coração Marvel.
    Durante toda seção dei altas gargalhadas pq o primo do Scott é hilário e mesmo o filme tendo sido estreado dublado eu amei todas as vozes (isso é algo bastante incomum para mim já que não curto, na maioria absoluta das vezes as dublagens).
    Não tenho reclamações para nada sobre esse herói. Claro que o nome é brochante, mas retirando isso não vejo o motivo para a crítica não haver gostado dele. Só vejo comentário de "fãs" da Marvel que tem a mente fechada para os super-heróis já consagrados. Eu vou ficar com o meu Homem-Formiga e pronto!
    Espero ansioso por uma possível continuação (cara de lua)
    Parabéns pela postagem. Bjs :*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...