terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dia das Crianças

Olá!!
Como todos ja devem estar cansado de saber, tanto pelos comercias de brinquedos, como pela data em que estamos, que hoje é o Dia das Crianças.  E adivinhem mais o que? Eu to de folga. \o/.   Mais, vocês ja se perguntaram porque comemoramos essa data por aqui?

Mais antes de dizer como ela surgiu aqui, vou dizer que existe sim um Dia Mundial da Criança, e este dia é 20 de novembro, data qual a ONU reconhece como o Dia Universal da Criança por ser a data que foi aprovada a Declaração dos Direitos das Crianças, porém esta data varia de país para país.

Aqui no Brasil ela foi criada, criada não, inventada por um político. O então deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de "criar" o dias das crianças aqui no Brasil. Isso aconteceu na década de 1920. Os outros deputados aprovaram e o dia 12 de outubto foi oficializado como Dia da Criança pelo então presidente Arthur Bernrdes, por meio de um decreto.
Mas, entretanto, foi somente em 1960, 40 anos depois que a data foi oficializada, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção em conjunto com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar a suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes.


Sabe o que é mais curioso, já que cada país tem sua data de dia da criança, o Japão tem dois dias: O Dia da Menina e o Dia do Menino.
O Hinamatsuri, que é o Dia das Meninas, é comorado no dia 3 de março.As famílias japonesas comemoram esse dia montado altares com bonecas para pedir saúde e felicidade a garotas.
O altar é montado com panos vermelhos em degraus que são dispostos para expor as bonecas, que representam o Imperador, a Imperatriz, serviçais, músicos, todos com as vestimentas tradicionais do período Heian.

Hinamatsuri na visão de Lucky Star
 Ja o Dia dos Meninos é chamado de Koinobori, e é comemorado no dia 5 de maio. Para comemorar esse dia são hasteadas birutas (aparelho usado para se saber a direção do vento) em forma de carpa.


Essa data é um pouco diferente da do Dia das Meninas. O Dia das Crianças é posterior a Segunda Guerra, sendo comemorado no mesmo Dia dos Meninos. A tendência moderna do koinobori se sicretize com a comemoração do Dia das Crianças e adquira um caráter cada vez mais decorativo, menos varonil, com a carpa representando a esperança dos pais de que suas crianças cresçam fortes e saudáveis.

O Dia das Crianças lá é o desfecho da Golden Week, que junta três feriados nacionais: o Dia do Showa (29 de abril), o Dia da Constituição (3 de maio) e o Dia das Crianças (5 de mario). O Dia 4 de maio é o Dia do Verde, dia que é "enforcado" sempre que os feriados do dia 3 e 5 caem num dia da semana. O 1º de mario, embora não seja feriado nacional no Japão, também tem sido motivo de comemoração.

Bom, espero que tenham gostado do post. Vou tentar fazer uma força e colocar mais coisas sobre a cultura japonesa, que eu amo demai aqui.. *_*
Beijos, até a próxima

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Oiiie maninha! EBA, sou a primeira a deixar comentário de novo /se acha/ -q
    Desculpa não comentar no post anterior U,U Non entendi nada pra dizer a verdade HSUAHSUAHSUH XD
    Mas olha, eu gamey na postagem *-*
    Não sabia do Dia das Crianças aqui hohoho~~
    Mas falando la na do Japão!!!

    Eu tinha aquelas carpas *3* Perto do meu apartamento eles sempre levantavam e eu AMAVA aquelas bonekinhas //afofa//
    E sempre era Sol [óh, quem te perguntou] hahaha *gota*

    Obrigada por comentar la ok?*3* Eu ficar feliz de mais //comemora//
    Mana, você vai gostar da postagem que eu fiz no meu blog *3* Olha la ok?*0*

    Beijos, saudades <3

    ResponderExcluir
  2. nos ultimos anos sempre q xega perto desta data minha mae fala sempre a msm coisa: "aleluia q vc ñ eh mais criança" XDXDXD

    aah e bom sabe q vc tahva de folga ontem u.u

    ResponderExcluir
  3. que legal, eu jah vi uma coisa relacionada ao dia das meninas mas nunca soube que era dia das meninas e tal... pensava que era aniversário da personagem xD

    obrigada pela informação!

    e sobre o filme, num post do ano passado tem outro filme de lolita, o Kamikaze Girls.

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...